Desempenho em habilidades motoras fundamentais em crianças típicas: uma revisão sistemática sobre avaliação e intervenção motoras
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8365 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi verificar o desempenho motor em habilidades motoras fundamentais de crianças típicas com idades entre 3 e 10 anos, utilizando o teste TGMD-2. Os dados foram coletados através de uma revisão sistemática dos estudos publicados nas últimas duas décadas que tenham examinado o desempenho motor de crianças com idades entre 3 a 10 anos utilizando o teste TGMD-2. Foram revisadas as bases de dados PubMed, Lilacs, Scielo, ResearchGate e PsycInfo usando como termo o descritor “TGMD-2”, com textos disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol. O número total final de artigos que atenderam aos critérios de inclusão entre as 5 bases de dados foram 71 artigos. Destes, 32 estudos na base de dados PubMed, 18 estudos na base de dados Scielo, 7 na base de dados Lilacs e 16 estudos na base de dados ResearchGate. Em geral, somaram-se 53 artigos de caráter avaliativo e 18 artigos que utilizaram-se de protocolo interventivo. Osestudos que se utilizaram de intervenção demonstraram os efeitos positivos de um protocolo interventivo sobre o desempenho motor em habilidades motoras fundamentais. Os estudos de avaliação permitiram identificar que ao longo desses 20 anos de TGMD-2 as crianças foram predominantemente classificadas com escore motor “abaixo da média”. Conclui-se, que as crianças ao redor do mundo estão apresentando níveis inadequados de desempenho motor em habilidades motoras fundamentais, porém os efeitos positivos de protocolos interventivo são demonstrados na grande maioria dos estudos interventivos presentes nesta revisão sistemática. Desse modo a prática esportiva pode proporcionar desempenho adequado de desempenho motor em habilidades motoras fundamentais, levando-se em conta a quantidade, qualidade e complexidade das intervenções proporcionadas no ambiente escolar e no ambiente social, assim moldando as experiências motoras desenvolvidas durante a infância. |
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2022-05-05T20:15:01Z2022-05-05T20:15:01Z2021-09-13ORTIGAS, Paloma Reis Desempenho em habilidades motoras fundamentais em crianças típicas : uma revisão sistemática sobre avaliação e intervenção motoras. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8365O objetivo do presente estudo foi verificar o desempenho motor em habilidades motoras fundamentais de crianças típicas com idades entre 3 e 10 anos, utilizando o teste TGMD-2. Os dados foram coletados através de uma revisão sistemática dos estudos publicados nas últimas duas décadas que tenham examinado o desempenho motor de crianças com idades entre 3 a 10 anos utilizando o teste TGMD-2. Foram revisadas as bases de dados PubMed, Lilacs, Scielo, ResearchGate e PsycInfo usando como termo o descritor “TGMD-2”, com textos disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol. O número total final de artigos que atenderam aos critérios de inclusão entre as 5 bases de dados foram 71 artigos. Destes, 32 estudos na base de dados PubMed, 18 estudos na base de dados Scielo, 7 na base de dados Lilacs e 16 estudos na base de dados ResearchGate. Em geral, somaram-se 53 artigos de caráter avaliativo e 18 artigos que utilizaram-se de protocolo interventivo. Osestudos que se utilizaram de intervenção demonstraram os efeitos positivos de um protocolo interventivo sobre o desempenho motor em habilidades motoras fundamentais. Os estudos de avaliação permitiram identificar que ao longo desses 20 anos de TGMD-2 as crianças foram predominantemente classificadas com escore motor “abaixo da média”. Conclui-se, que as crianças ao redor do mundo estão apresentando níveis inadequados de desempenho motor em habilidades motoras fundamentais, porém os efeitos positivos de protocolos interventivo são demonstrados na grande maioria dos estudos interventivos presentes nesta revisão sistemática. Desse modo a prática esportiva pode proporcionar desempenho adequado de desempenho motor em habilidades motoras fundamentais, levando-se em conta a quantidade, qualidade e complexidade das intervenções proporcionadas no ambiente escolar e no ambiente social, assim moldando as experiências motoras desenvolvidas durante a infância.The aim of the present study was to verify the motor performance of typical children aged between 3 and 10 years, using the TGMD-2 test. Data were collected through a systematic review of studies published in the past two decades that have examined the motor performance of children aged 3 to 10 years using the TGMD-2 test. The PubMed, Lilacs, Scielo, ResearchGate and PsycInfo databases were revised using the descriptor “TGMD-2”, with texts available in Portuguese, English and Spanish. The final total number of articles that met the inclusion criteria among the 5 databases was 71 articles. Of these, 32 studies from the PubMed database, 18 studies from the Scielo database, 7 from the Lilacs database and 16 studies from the ResearchGate database. In general, there were 53 articles of an evaluative nature and 18 articles that used an intervention protocol. The studies that used intervention demonstrated the positive effects of an intervention protocol on motor performance. The evaluation studies allowed to identify that, during these 20 years of TGMD-2, children were predominantly classified with motor scores “below average”. We conclude, that children around the world are showing inadequate levels of motor performance, however the positive effects of interventional protocols are demonstrated in the vast majority of interventional studies present in this systematic review. Thus, sports practice can provide adequate performance of motor performance, taking into account the quantity, quality and complexity of interventions provided in the school environment and in the social environment, thus shaping the motor experiences developed during childhood.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICADesenvolvimento motorTGMD-2Habilidades motoras fundamentaisDesempenho motorTGMD-2Fundamental motor skillsMotor performanceMotor developmentDesempenho em habilidades motoras fundamentais em crianças típicas: uma revisão sistemática sobre avaliação e intervenção motorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/7566314938573117http://lattes.cnpq.br/0066532113124336Benda, Rodolfo NovellinoOrtigas, Paloma Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Paloma_Ortigas.pdf.txtDissertacao_Paloma_Ortigas.pdf.txtExtracted texttext/plain181599http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8365/6/Dissertacao_Paloma_Ortigas.pdf.txtceccf6d9d648806d4e53ee092a224ec6MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Paloma_Ortigas.pdf.jpgDissertacao_Paloma_Ortigas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8365/7/Dissertacao_Paloma_Ortigas.pdf.jpg97663e17fc05ab1fda12d555f151bc1cMD57open accessORIGINALDissertacao_Paloma_Ortigas.pdfDissertacao_Paloma_Ortigas.pdfapplication/pdf821495http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8365/1/Dissertacao_Paloma_Ortigas.pdf9a97a943ec0ceb837e628bc869421f05MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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