LEI, JUSTIÇA E DIREITO: ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA DA OBRA DE E. P. THOMPSON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Adriano Luiz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31637
Resumo: Esse artigo discute as noções de “lei”, “justiça” e “Direito” na obra de E. P. Thompson. Seu objetivo écompreender como essas noções foram articuladas e como se conectaram com as idéias de “experiência” e“cultura”. As obras estudadas foram aquelas publicadas no livro The essencial E. P. Thompson, editado em2002, pela historiadora Dorothy Thompson. O artigo também procura compreender quais os possíveisdesdobramentos políticos que essas noções sugerem, hoje, para o pensamento e a ação de uma esquerdademocrática. Conclui-se que a defesa que Thompson faz do “domínio da lei” como um benefício humanoinquestionável sugere, também, que se repense a maneira como normalmente se faz a crítica aos regimesliberal-democráticos, já que, muitas vezes, a crítica ao capitalismo implica, equivocadamente, uma críticaà democracia, como se ambos compusessem uma unidade inseparável. Não se pode perder de vista, contudo,que o capitalismo só se tornou democrático com a difícil e longa luta pelos direitos: direitos civis, no séculoXVIII; direitos políticos, no século XIX; direitos sociais, no século XX. Foi, portanto, a ação e a palavra“dos de baixo” que, progressivamente, não só tornou democrático o liberalismo como, em muitas ocasiões,erigiu anteparos ao furor destrutivo do capitalismo.
id UFPR-10_0e4ef3eb0dd118f1fadae5d4ae3b5187
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31637
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling LEI, JUSTIÇA E DIREITO: ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA DA OBRA DE E. P. THOMPSONSociologia PolíticaLei; justiça; Direito; experiência; cultura política.Esse artigo discute as noções de “lei”, “justiça” e “Direito” na obra de E. P. Thompson. Seu objetivo écompreender como essas noções foram articuladas e como se conectaram com as idéias de “experiência” e“cultura”. As obras estudadas foram aquelas publicadas no livro The essencial E. P. Thompson, editado em2002, pela historiadora Dorothy Thompson. O artigo também procura compreender quais os possíveisdesdobramentos políticos que essas noções sugerem, hoje, para o pensamento e a ação de uma esquerdademocrática. Conclui-se que a defesa que Thompson faz do “domínio da lei” como um benefício humanoinquestionável sugere, também, que se repense a maneira como normalmente se faz a crítica aos regimesliberal-democráticos, já que, muitas vezes, a crítica ao capitalismo implica, equivocadamente, uma críticaà democracia, como se ambos compusessem uma unidade inseparável. Não se pode perder de vista, contudo,que o capitalismo só se tornou democrático com a difícil e longa luta pelos direitos: direitos civis, no séculoXVIII; direitos políticos, no século XIX; direitos sociais, no século XX. Foi, portanto, a ação e a palavra“dos de baixo” que, progressivamente, não só tornou democrático o liberalismo como, em muitas ocasiões,erigiu anteparos ao furor destrutivo do capitalismo.UFPRDuarte, Adriano Luiz2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31637Revista de Sociologia e Política; v. 18, n. 36 (2010)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31637/20167info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-27T05:00:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/31637Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-27T05:00:20Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv LEI, JUSTIÇA E DIREITO: ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA DA OBRA DE E. P. THOMPSON
title LEI, JUSTIÇA E DIREITO: ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA DA OBRA DE E. P. THOMPSON
spellingShingle LEI, JUSTIÇA E DIREITO: ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA DA OBRA DE E. P. THOMPSON
Duarte, Adriano Luiz
Sociologia Política
Lei; justiça; Direito; experiência; cultura política.
title_short LEI, JUSTIÇA E DIREITO: ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA DA OBRA DE E. P. THOMPSON
title_full LEI, JUSTIÇA E DIREITO: ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA DA OBRA DE E. P. THOMPSON
title_fullStr LEI, JUSTIÇA E DIREITO: ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA DA OBRA DE E. P. THOMPSON
title_full_unstemmed LEI, JUSTIÇA E DIREITO: ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA DA OBRA DE E. P. THOMPSON
title_sort LEI, JUSTIÇA E DIREITO: ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA DA OBRA DE E. P. THOMPSON
author Duarte, Adriano Luiz
author_facet Duarte, Adriano Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Adriano Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia Política
Lei; justiça; Direito; experiência; cultura política.
topic Sociologia Política
Lei; justiça; Direito; experiência; cultura política.
description Esse artigo discute as noções de “lei”, “justiça” e “Direito” na obra de E. P. Thompson. Seu objetivo écompreender como essas noções foram articuladas e como se conectaram com as idéias de “experiência” e“cultura”. As obras estudadas foram aquelas publicadas no livro The essencial E. P. Thompson, editado em2002, pela historiadora Dorothy Thompson. O artigo também procura compreender quais os possíveisdesdobramentos políticos que essas noções sugerem, hoje, para o pensamento e a ação de uma esquerdademocrática. Conclui-se que a defesa que Thompson faz do “domínio da lei” como um benefício humanoinquestionável sugere, também, que se repense a maneira como normalmente se faz a crítica aos regimesliberal-democráticos, já que, muitas vezes, a crítica ao capitalismo implica, equivocadamente, uma críticaà democracia, como se ambos compusessem uma unidade inseparável. Não se pode perder de vista, contudo,que o capitalismo só se tornou democrático com a difícil e longa luta pelos direitos: direitos civis, no séculoXVIII; direitos políticos, no século XIX; direitos sociais, no século XX. Foi, portanto, a ação e a palavra“dos de baixo” que, progressivamente, não só tornou democrático o liberalismo como, em muitas ocasiões,erigiu anteparos ao furor destrutivo do capitalismo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31637
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31637/20167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 18, n. 36 (2010)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025466105856