ENTRE A MEMÓRIA E O MERCADO O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DE PORTE MÉDIO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cappellin, Paola
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28079
Resumo: Apresentamos neste artigo uma análise sintética de três estudos de caso de empresas de porte médio – devidro, de móveis e de vinho – em territórios em que a migração italiana deixou rastros que sugerem superaro sentido contrastivo atribuído à força das tradições frente ao atual espírito de concorrência no meioempresarial. A tese que apresentamos e buscamos comprovar é a de que, nos casos analisados, não hácontradição entre tradição e modernidade econômica. Fortalecidos pelas análises da ampliação doempresariado dos estratos médios, os estudos sugerem reconhecer que os vínculos socioeconômicos possibilitamvislumbrar um dinamismo das empresas de porte médio. O estudo enfatiza como primeiro tópico oterritório local, que acolhe as empresas por ser o reservatório de memórias que continua ressaltando atradição dos fundadores. Sucessivamente, delineamos três trajetórias de famílias de origem italiana quedinamizam o atual desenvolvimento industrial em três cidades: o mecanismos da memória aliada àmobilização de mercado assinalam um processo explícito e programado, orientado a proporcionar umaalquimia que valorize os recursos materiais e culturais disponíveis no tecido social. As empresas familiaresestudadas parecem ter conseguido conquistar sua permanência no mercado industrial competitivo graçasa um modelo de crescimento, que não rompe com as heranças de seu passado.
id UFPR-10_470b60f58ec69b6452fab3901e2fb1c2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/28079
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling ENTRE A MEMÓRIA E O MERCADO O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DE PORTE MÉDIO NO BRASILSociologiaempresas familiares; herança cultural; tradição e modernidade; concorrência; mercadoApresentamos neste artigo uma análise sintética de três estudos de caso de empresas de porte médio – devidro, de móveis e de vinho – em territórios em que a migração italiana deixou rastros que sugerem superaro sentido contrastivo atribuído à força das tradições frente ao atual espírito de concorrência no meioempresarial. A tese que apresentamos e buscamos comprovar é a de que, nos casos analisados, não hácontradição entre tradição e modernidade econômica. Fortalecidos pelas análises da ampliação doempresariado dos estratos médios, os estudos sugerem reconhecer que os vínculos socioeconômicos possibilitamvislumbrar um dinamismo das empresas de porte médio. O estudo enfatiza como primeiro tópico oterritório local, que acolhe as empresas por ser o reservatório de memórias que continua ressaltando atradição dos fundadores. Sucessivamente, delineamos três trajetórias de famílias de origem italiana quedinamizam o atual desenvolvimento industrial em três cidades: o mecanismos da memória aliada àmobilização de mercado assinalam um processo explícito e programado, orientado a proporcionar umaalquimia que valorize os recursos materiais e culturais disponíveis no tecido social. As empresas familiaresestudadas parecem ter conseguido conquistar sua permanência no mercado industrial competitivo graçasa um modelo de crescimento, que não rompe com as heranças de seu passado.UFPRCappellin, Paola2008-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28079Revista de Sociologia e Política; v. 16, n. 31 (2008)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28079/18666info:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-19T14:51:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/28079Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-07-19T14:51:08Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE A MEMÓRIA E O MERCADO O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DE PORTE MÉDIO NO BRASIL
title ENTRE A MEMÓRIA E O MERCADO O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DE PORTE MÉDIO NO BRASIL
spellingShingle ENTRE A MEMÓRIA E O MERCADO O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DE PORTE MÉDIO NO BRASIL
Cappellin, Paola
Sociologia
empresas familiares; herança cultural; tradição e modernidade; concorrência; mercado
title_short ENTRE A MEMÓRIA E O MERCADO O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DE PORTE MÉDIO NO BRASIL
title_full ENTRE A MEMÓRIA E O MERCADO O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DE PORTE MÉDIO NO BRASIL
title_fullStr ENTRE A MEMÓRIA E O MERCADO O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DE PORTE MÉDIO NO BRASIL
title_full_unstemmed ENTRE A MEMÓRIA E O MERCADO O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DE PORTE MÉDIO NO BRASIL
title_sort ENTRE A MEMÓRIA E O MERCADO O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DE PORTE MÉDIO NO BRASIL
author Cappellin, Paola
author_facet Cappellin, Paola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cappellin, Paola
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
empresas familiares; herança cultural; tradição e modernidade; concorrência; mercado
topic Sociologia
empresas familiares; herança cultural; tradição e modernidade; concorrência; mercado
description Apresentamos neste artigo uma análise sintética de três estudos de caso de empresas de porte médio – devidro, de móveis e de vinho – em territórios em que a migração italiana deixou rastros que sugerem superaro sentido contrastivo atribuído à força das tradições frente ao atual espírito de concorrência no meioempresarial. A tese que apresentamos e buscamos comprovar é a de que, nos casos analisados, não hácontradição entre tradição e modernidade econômica. Fortalecidos pelas análises da ampliação doempresariado dos estratos médios, os estudos sugerem reconhecer que os vínculos socioeconômicos possibilitamvislumbrar um dinamismo das empresas de porte médio. O estudo enfatiza como primeiro tópico oterritório local, que acolhe as empresas por ser o reservatório de memórias que continua ressaltando atradição dos fundadores. Sucessivamente, delineamos três trajetórias de famílias de origem italiana quedinamizam o atual desenvolvimento industrial em três cidades: o mecanismos da memória aliada àmobilização de mercado assinalam um processo explícito e programado, orientado a proporcionar umaalquimia que valorize os recursos materiais e culturais disponíveis no tecido social. As empresas familiaresestudadas parecem ter conseguido conquistar sua permanência no mercado industrial competitivo graçasa um modelo de crescimento, que não rompe com as heranças de seu passado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28079
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28079/18666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 16, n. 31 (2008)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025071841280