POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Sociologia e Política |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28135 |
Resumo: | Este texto faz uma breve apresentação do sistema político indiano, analisando a gênese e o desenvolvimentodo sistema de transferência de funcionários na administração pública da Índia e a interação deste com osistema social, com a esfera política e com os interesses político-eleitorais dos parlamentares. A seguir,estabelece algumas comparações entre as características da relação entre a esfera política e a administrativana Índia e as características do sistema de nomeações para cargos de confiança no Brasil, a partir doexemplo do Rio de Janeiro. Argumenta-se que tanto a lógica do sistema de transferências na Índia quantoo sistema de nomeações para cargos de confiança no Brasil mantêm legitimidade porque permitem queidéias associadas à eficácia administrativa e ao combate à corrupção sejam utilizadas para justificardecisões que são, muitas vezes, motivadas por interesses político-econômico-eleitorais. Argumenta-se tambémque a análise da relação entre política e administração pública em ambos os países deve considerarnão apenas o desenho das instituições políticas e eleitorais e o postulado da racionalidade eleitoral, mastambém os valores que se desenvolveram ao longo do processo de constituição das instituições políticas edas burocracias públicas. |
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POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASILCiência PolíticaÍndia; Brasil; administração pública; sistema político; patronagem; nomeações; cargos de confiançaEste texto faz uma breve apresentação do sistema político indiano, analisando a gênese e o desenvolvimentodo sistema de transferência de funcionários na administração pública da Índia e a interação deste com osistema social, com a esfera política e com os interesses político-eleitorais dos parlamentares. A seguir,estabelece algumas comparações entre as características da relação entre a esfera política e a administrativana Índia e as características do sistema de nomeações para cargos de confiança no Brasil, a partir doexemplo do Rio de Janeiro. Argumenta-se que tanto a lógica do sistema de transferências na Índia quantoo sistema de nomeações para cargos de confiança no Brasil mantêm legitimidade porque permitem queidéias associadas à eficácia administrativa e ao combate à corrupção sejam utilizadas para justificardecisões que são, muitas vezes, motivadas por interesses político-econômico-eleitorais. Argumenta-se tambémque a análise da relação entre política e administração pública em ambos os países deve considerarnão apenas o desenho das instituições políticas e eleitorais e o postulado da racionalidade eleitoral, mastambém os valores que se desenvolveram ao longo do processo de constituição das instituições políticas edas burocracias públicas.UFPRLopez, Félix Garcia2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28135Revista de Sociologia e Política; v. 16, n. 31 - Supl (2008)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28135/18693info:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-21T14:37:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/28135Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-07-21T14:37:29Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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