POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopez, Félix Garcia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28135
Resumo: Este texto faz uma breve apresentação do sistema político indiano, analisando a gênese e o desenvolvimentodo sistema de transferência de funcionários na administração pública da Índia e a interação deste com osistema social, com a esfera política e com os interesses político-eleitorais dos parlamentares. A seguir,estabelece algumas comparações entre as características da relação entre a esfera política e a administrativana Índia e as características do sistema de nomeações para cargos de confiança no Brasil, a partir doexemplo do Rio de Janeiro. Argumenta-se que tanto a lógica do sistema de transferências na Índia quantoo sistema de nomeações para cargos de confiança no Brasil mantêm legitimidade porque permitem queidéias associadas à eficácia administrativa e ao combate à corrupção sejam utilizadas para justificardecisões que são, muitas vezes, motivadas por interesses político-econômico-eleitorais. Argumenta-se tambémque a análise da relação entre política e administração pública em ambos os países deve considerarnão apenas o desenho das instituições políticas e eleitorais e o postulado da racionalidade eleitoral, mastambém os valores que se desenvolveram ao longo do processo de constituição das instituições políticas edas burocracias públicas.
id UFPR-10_6a3049d3aeb567391890621810c90225
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/28135
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASILCiência PolíticaÍndia; Brasil; administração pública; sistema político; patronagem; nomeações; cargos de confiançaEste texto faz uma breve apresentação do sistema político indiano, analisando a gênese e o desenvolvimentodo sistema de transferência de funcionários na administração pública da Índia e a interação deste com osistema social, com a esfera política e com os interesses político-eleitorais dos parlamentares. A seguir,estabelece algumas comparações entre as características da relação entre a esfera política e a administrativana Índia e as características do sistema de nomeações para cargos de confiança no Brasil, a partir doexemplo do Rio de Janeiro. Argumenta-se que tanto a lógica do sistema de transferências na Índia quantoo sistema de nomeações para cargos de confiança no Brasil mantêm legitimidade porque permitem queidéias associadas à eficácia administrativa e ao combate à corrupção sejam utilizadas para justificardecisões que são, muitas vezes, motivadas por interesses político-econômico-eleitorais. Argumenta-se tambémque a análise da relação entre política e administração pública em ambos os países deve considerarnão apenas o desenho das instituições políticas e eleitorais e o postulado da racionalidade eleitoral, mastambém os valores que se desenvolveram ao longo do processo de constituição das instituições políticas edas burocracias públicas.UFPRLopez, Félix Garcia2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28135Revista de Sociologia e Política; v. 16, n. 31 - Supl (2008)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28135/18693info:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-21T14:37:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/28135Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-07-21T14:37:29Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASIL
title POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASIL
spellingShingle POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASIL
Lopez, Félix Garcia
Ciência Política
Índia; Brasil; administração pública; sistema político; patronagem; nomeações; cargos de confiança
title_short POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASIL
title_full POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASIL
title_fullStr POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASIL
title_full_unstemmed POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASIL
title_sort POLÍTICA E BUROCRACIA NOS ESTADOS DA ÍNDIA E DO BRASIL
author Lopez, Félix Garcia
author_facet Lopez, Félix Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopez, Félix Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
Índia; Brasil; administração pública; sistema político; patronagem; nomeações; cargos de confiança
topic Ciência Política
Índia; Brasil; administração pública; sistema político; patronagem; nomeações; cargos de confiança
description Este texto faz uma breve apresentação do sistema político indiano, analisando a gênese e o desenvolvimentodo sistema de transferência de funcionários na administração pública da Índia e a interação deste com osistema social, com a esfera política e com os interesses político-eleitorais dos parlamentares. A seguir,estabelece algumas comparações entre as características da relação entre a esfera política e a administrativana Índia e as características do sistema de nomeações para cargos de confiança no Brasil, a partir doexemplo do Rio de Janeiro. Argumenta-se que tanto a lógica do sistema de transferências na Índia quantoo sistema de nomeações para cargos de confiança no Brasil mantêm legitimidade porque permitem queidéias associadas à eficácia administrativa e ao combate à corrupção sejam utilizadas para justificardecisões que são, muitas vezes, motivadas por interesses político-econômico-eleitorais. Argumenta-se tambémque a análise da relação entre política e administração pública em ambos os países deve considerarnão apenas o desenho das instituições políticas e eleitorais e o postulado da racionalidade eleitoral, mastambém os valores que se desenvolveram ao longo do processo de constituição das instituições políticas edas burocracias públicas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28135
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28135/18693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 16, n. 31 - Supl (2008)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025094909952