CINEMA E CINEASTAS EM TEMPO DE GETÚLIO VARGAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Sociologia e Política |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39299 |
Resumo: | O texto a seguir tem por objetivo mostrar as múltiplas implicações da relação entre Estado e cinema no Brasil à luz da análise da política cultural do período compreendido entre 1930 e 1945. Privilegiando os aspectos econômicos, legislativos e, principalmente, políticos relacionados com o cinema, procuro mostrar que, num primeiro momento, havia um projeto do Estado para o desenvolvimento de uma indústria cinematográfica — estável e permanente — e explicar porque esta via não foi trilhada pelos cineastas. Por outro lado, com o advento do Estado Novo, as influências patrimonialistas e as concessões pleiteadas pelos produtores se atenderam às pressões das principais empresas cariocas, igualmente legitimaram e fortaleceram um modelo de intervenção estatal. |
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