O PENSAMENTO POLÍTICO DE HEGEL À LUZ DE SUA FILOSOFIA DO DIREITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trotta, Wellington
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28210
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o pensamento político de Hegel a partir de sua “Filosofia do Direito”,apresentando uma exposição sistemática daquilo que o autor compreendeu por filosofia, na qual a políticaé uma conseqüência inevitável, já que o seu sistema teórico privilegia a unidade lógica. Utilizei, na elaboraçãodo presente texto, um critério muito simples: apresentar o pensamento político hegeliano à luz do seupróprio tempo, levando em consideração as dificuldades normais que todos sentem na expressão de idéiasuniversais a partir de experiências singulares. Com isso, desejo assinalar que, embora Hegel tenha pensadoo Estado dentro da perspectiva do universal concreto, seu olhar é prussiano e voltado aos problemas daunidade alemã. O artigo está dividido em duas partes. A primeira é uma exposição do conteúdo filosófico doautor, ao passo que a segunda parte procura fazer um estudo sistemático do seu pensamento político, tendopor limite sua “Filosofia do Direito”. Essa sistematização é compreensível, já que, originalmente, o presentetexto fazia parte de minha Dissertação de Mestrado, em que pude fazer uma relação entre Hegel e o pensamentode Marx em 1843, tal como expresso em “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel”. Ao final, como conclusão,argumento que, mesmo sendo relevante o conjunto das críticas de Marx, o pensamento hegeliano pareceretratar não só o Estado moderno, mas também o contemporâneo, sobretudo o dos últimos trinta anos, emque cada vez mais o poder Legislativo perde, por motivos diversos, o seu papel de legislar, sendo substituídopelo poder Executivo, ao qual cabe o incremento do universal no seio das particularidades.
id UFPR-10_9d927c51d3465722a2cbe66acb6f807d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/28210
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling O PENSAMENTO POLÍTICO DE HEGEL À LUZ DE SUA FILOSOFIA DO DIREITOFilosofia políticaHegel; Filosofia do Direito; Marx; Estado moderno; filosofia alemã.O objetivo deste trabalho é analisar o pensamento político de Hegel a partir de sua “Filosofia do Direito”,apresentando uma exposição sistemática daquilo que o autor compreendeu por filosofia, na qual a políticaé uma conseqüência inevitável, já que o seu sistema teórico privilegia a unidade lógica. Utilizei, na elaboraçãodo presente texto, um critério muito simples: apresentar o pensamento político hegeliano à luz do seupróprio tempo, levando em consideração as dificuldades normais que todos sentem na expressão de idéiasuniversais a partir de experiências singulares. Com isso, desejo assinalar que, embora Hegel tenha pensadoo Estado dentro da perspectiva do universal concreto, seu olhar é prussiano e voltado aos problemas daunidade alemã. O artigo está dividido em duas partes. A primeira é uma exposição do conteúdo filosófico doautor, ao passo que a segunda parte procura fazer um estudo sistemático do seu pensamento político, tendopor limite sua “Filosofia do Direito”. Essa sistematização é compreensível, já que, originalmente, o presentetexto fazia parte de minha Dissertação de Mestrado, em que pude fazer uma relação entre Hegel e o pensamentode Marx em 1843, tal como expresso em “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel”. Ao final, como conclusão,argumento que, mesmo sendo relevante o conjunto das críticas de Marx, o pensamento hegeliano pareceretratar não só o Estado moderno, mas também o contemporâneo, sobretudo o dos últimos trinta anos, emque cada vez mais o poder Legislativo perde, por motivos diversos, o seu papel de legislar, sendo substituídopelo poder Executivo, ao qual cabe o incremento do universal no seio das particularidades.UFPRFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)Trotta, Wellington2009-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28210Revista de Sociologia e Política; v. 17, n. 32 (2009)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28210/18726info:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-24T20:48:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/28210Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2024-01-24T12:38:45.412026Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O PENSAMENTO POLÍTICO DE HEGEL À LUZ DE SUA FILOSOFIA DO DIREITO
title O PENSAMENTO POLÍTICO DE HEGEL À LUZ DE SUA FILOSOFIA DO DIREITO
spellingShingle O PENSAMENTO POLÍTICO DE HEGEL À LUZ DE SUA FILOSOFIA DO DIREITO
Trotta, Wellington
Filosofia política
Hegel; Filosofia do Direito; Marx; Estado moderno; filosofia alemã.
title_short O PENSAMENTO POLÍTICO DE HEGEL À LUZ DE SUA FILOSOFIA DO DIREITO
title_full O PENSAMENTO POLÍTICO DE HEGEL À LUZ DE SUA FILOSOFIA DO DIREITO
title_fullStr O PENSAMENTO POLÍTICO DE HEGEL À LUZ DE SUA FILOSOFIA DO DIREITO
title_full_unstemmed O PENSAMENTO POLÍTICO DE HEGEL À LUZ DE SUA FILOSOFIA DO DIREITO
title_sort O PENSAMENTO POLÍTICO DE HEGEL À LUZ DE SUA FILOSOFIA DO DIREITO
author Trotta, Wellington
author_facet Trotta, Wellington
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)
dc.contributor.author.fl_str_mv Trotta, Wellington
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia política
Hegel; Filosofia do Direito; Marx; Estado moderno; filosofia alemã.
topic Filosofia política
Hegel; Filosofia do Direito; Marx; Estado moderno; filosofia alemã.
description O objetivo deste trabalho é analisar o pensamento político de Hegel a partir de sua “Filosofia do Direito”,apresentando uma exposição sistemática daquilo que o autor compreendeu por filosofia, na qual a políticaé uma conseqüência inevitável, já que o seu sistema teórico privilegia a unidade lógica. Utilizei, na elaboraçãodo presente texto, um critério muito simples: apresentar o pensamento político hegeliano à luz do seupróprio tempo, levando em consideração as dificuldades normais que todos sentem na expressão de idéiasuniversais a partir de experiências singulares. Com isso, desejo assinalar que, embora Hegel tenha pensadoo Estado dentro da perspectiva do universal concreto, seu olhar é prussiano e voltado aos problemas daunidade alemã. O artigo está dividido em duas partes. A primeira é uma exposição do conteúdo filosófico doautor, ao passo que a segunda parte procura fazer um estudo sistemático do seu pensamento político, tendopor limite sua “Filosofia do Direito”. Essa sistematização é compreensível, já que, originalmente, o presentetexto fazia parte de minha Dissertação de Mestrado, em que pude fazer uma relação entre Hegel e o pensamentode Marx em 1843, tal como expresso em “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel”. Ao final, como conclusão,argumento que, mesmo sendo relevante o conjunto das críticas de Marx, o pensamento hegeliano pareceretratar não só o Estado moderno, mas também o contemporâneo, sobretudo o dos últimos trinta anos, emque cada vez mais o poder Legislativo perde, por motivos diversos, o seu papel de legislar, sendo substituídopelo poder Executivo, ao qual cabe o incremento do universal no seio das particularidades.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28210
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28210/18726
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 17, n. 32 (2009)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1788990119483539456