O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelamo, Rodrigo Pelloso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trans/Form/Ação (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987
Resumo: : Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino.
id UNESP-10_b690324fa71a17f49a9d0e68f52af84f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/987
network_acronym_str UNESP-10
network_name_str Trans/Form/Ação (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegelensino da filosofiaHegelfilosofia alemã: Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino.Faculdade de Filosofia e Ciências2008-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/x-mobipocket-ebookapplication/epub+ziphttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 31 n. 2 (2008); 153-166TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 153-166TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 Núm. 2 (2008); 153-166TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 153-166TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 31 N. 2 (2008); 153-1661980-539X0101-3173reponame:Trans/Form/Ação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/890https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/12992https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/13617https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/13618Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGelamo, Rodrigo Pelloso2023-05-09T06:26:38Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/987Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptransformacao@marilia.unesp.br1980-539X0101-3173opendoar:2023-05-09T06:26:38Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
title O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
spellingShingle O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
Gelamo, Rodrigo Pelloso
ensino da filosofia
Hegel
filosofia alemã
title_short O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
title_full O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
title_fullStr O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
title_full_unstemmed O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
title_sort O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
author Gelamo, Rodrigo Pelloso
author_facet Gelamo, Rodrigo Pelloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gelamo, Rodrigo Pelloso
dc.subject.por.fl_str_mv ensino da filosofia
Hegel
filosofia alemã
topic ensino da filosofia
Hegel
filosofia alemã
description : Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/890
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/12992
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/13617
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/13618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/x-mobipocket-ebook
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 31 n. 2 (2008); 153-166
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 153-166
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 Núm. 2 (2008); 153-166
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 153-166
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 31 N. 2 (2008); 153-166
1980-539X
0101-3173
reponame:Trans/Form/Ação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Trans/Form/Ação (Online)
collection Trans/Form/Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv transformacao@marilia.unesp.br
_version_ 1794795206458998784