AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sene, Michael Wellington
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326
Resumo: A formação inicial do professor oportuniza a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos necessários à sua prática profissional, embora os saberes docentes integrem também as experiências pré-profissionais e aquelas obtidas na socialização do trabalho na escola. Neste sentido, há uma complexidade implícita ao processo formativo do professor, sendo fundamentais as experiências nas quais o mesmo possa estar em constante processo de ação-reflexão-ação. Os saberes docentes devem integrar os conhecimentos de conteúdo, didático do conteúdo, pedagógico e de contexto (GARCÍA, 1999) como pré-requisito ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é importante que a formação inicial de professores integre organicamente universidade e escola, com vistas a promover ambiente propício a aquisição desses conhecimentos. Nesse contexto, e considerando a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura, esse artigo visa identificar suas contribuições na construção dos Conhecimentos dos Conteúdos Geográficos - CCG pelos bolsistas nos cursos de formação inicial de professores de Geografia das universidades públicas do Estado do Paraná. A pesquisa combinou entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, por meio da abordagem qualitativa, conforme Lüdke e André (1986). Os resultados apontam que o PIBID contribui significativamente para o aprofundamento dos CCG tais como: conceitos geográficos (lugar, paisagem, território, região, escala e rede), linguagens (mapas, textos, gráficos, mídias) e conteúdos básicos (cartografia, dinâmica natureza, dinâmica da sociedade, educação e preservação ambiental).
id UFPR-11_4648124c68c31a820c691d99af1a1f1f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49326
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIAFormação do Professor; Geografia escolar; ConceitosA formação inicial do professor oportuniza a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos necessários à sua prática profissional, embora os saberes docentes integrem também as experiências pré-profissionais e aquelas obtidas na socialização do trabalho na escola. Neste sentido, há uma complexidade implícita ao processo formativo do professor, sendo fundamentais as experiências nas quais o mesmo possa estar em constante processo de ação-reflexão-ação. Os saberes docentes devem integrar os conhecimentos de conteúdo, didático do conteúdo, pedagógico e de contexto (GARCÍA, 1999) como pré-requisito ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é importante que a formação inicial de professores integre organicamente universidade e escola, com vistas a promover ambiente propício a aquisição desses conhecimentos. Nesse contexto, e considerando a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura, esse artigo visa identificar suas contribuições na construção dos Conhecimentos dos Conteúdos Geográficos - CCG pelos bolsistas nos cursos de formação inicial de professores de Geografia das universidades públicas do Estado do Paraná. A pesquisa combinou entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, por meio da abordagem qualitativa, conforme Lüdke e André (1986). Os resultados apontam que o PIBID contribui significativamente para o aprofundamento dos CCG tais como: conceitos geográficos (lugar, paisagem, território, região, escala e rede), linguagens (mapas, textos, gráficos, mídias) e conteúdos básicos (cartografia, dinâmica natureza, dinâmica da sociedade, educação e preservação ambiental).UFPRSene, Michael WellingtonGomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas2018-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/4932610.5380/raega.v44i0.49326RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 44 (2018); 196-211RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 44 (2018); 196-2112177-27381516-413610.5380/raega.v44i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326/35321https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326/35322Direitos autorais 2018 Raega - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-15T00:53:32Zoai:revistas.ufpr.br:article/49326Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-05-15T00:53:32Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
title AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
Sene, Michael Wellington
Formação do Professor; Geografia escolar; Conceitos
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
author Sene, Michael Wellington
author_facet Sene, Michael Wellington
Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
author_role author
author2 Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sene, Michael Wellington
Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do Professor; Geografia escolar; Conceitos
topic Formação do Professor; Geografia escolar; Conceitos
description A formação inicial do professor oportuniza a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos necessários à sua prática profissional, embora os saberes docentes integrem também as experiências pré-profissionais e aquelas obtidas na socialização do trabalho na escola. Neste sentido, há uma complexidade implícita ao processo formativo do professor, sendo fundamentais as experiências nas quais o mesmo possa estar em constante processo de ação-reflexão-ação. Os saberes docentes devem integrar os conhecimentos de conteúdo, didático do conteúdo, pedagógico e de contexto (GARCÍA, 1999) como pré-requisito ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é importante que a formação inicial de professores integre organicamente universidade e escola, com vistas a promover ambiente propício a aquisição desses conhecimentos. Nesse contexto, e considerando a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura, esse artigo visa identificar suas contribuições na construção dos Conhecimentos dos Conteúdos Geográficos - CCG pelos bolsistas nos cursos de formação inicial de professores de Geografia das universidades públicas do Estado do Paraná. A pesquisa combinou entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, por meio da abordagem qualitativa, conforme Lüdke e André (1986). Os resultados apontam que o PIBID contribui significativamente para o aprofundamento dos CCG tais como: conceitos geográficos (lugar, paisagem, território, região, escala e rede), linguagens (mapas, textos, gráficos, mídias) e conteúdos básicos (cartografia, dinâmica natureza, dinâmica da sociedade, educação e preservação ambiental).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326
10.5380/raega.v44i0.49326
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326
identifier_str_mv 10.5380/raega.v44i0.49326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326/35321
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326/35322
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Raega - O Espaço Geográfico em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Raega - O Espaço Geográfico em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 44 (2018); 196-211
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 44 (2018); 196-211
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v44i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712045283672064