AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ra'e Ga (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326 |
Resumo: | A formação inicial do professor oportuniza a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos necessários à sua prática profissional, embora os saberes docentes integrem também as experiências pré-profissionais e aquelas obtidas na socialização do trabalho na escola. Neste sentido, há uma complexidade implícita ao processo formativo do professor, sendo fundamentais as experiências nas quais o mesmo possa estar em constante processo de ação-reflexão-ação. Os saberes docentes devem integrar os conhecimentos de conteúdo, didático do conteúdo, pedagógico e de contexto (GARCÍA, 1999) como pré-requisito ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é importante que a formação inicial de professores integre organicamente universidade e escola, com vistas a promover ambiente propício a aquisição desses conhecimentos. Nesse contexto, e considerando a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura, esse artigo visa identificar suas contribuições na construção dos Conhecimentos dos Conteúdos Geográficos - CCG pelos bolsistas nos cursos de formação inicial de professores de Geografia das universidades públicas do Estado do Paraná. A pesquisa combinou entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, por meio da abordagem qualitativa, conforme Lüdke e André (1986). Os resultados apontam que o PIBID contribui significativamente para o aprofundamento dos CCG tais como: conceitos geográficos (lugar, paisagem, território, região, escala e rede), linguagens (mapas, textos, gráficos, mídias) e conteúdos básicos (cartografia, dinâmica natureza, dinâmica da sociedade, educação e preservação ambiental). |
id |
UFPR-11_4648124c68c31a820c691d99af1a1f1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49326 |
network_acronym_str |
UFPR-11 |
network_name_str |
Ra'e Ga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIAFormação do Professor; Geografia escolar; ConceitosA formação inicial do professor oportuniza a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos necessários à sua prática profissional, embora os saberes docentes integrem também as experiências pré-profissionais e aquelas obtidas na socialização do trabalho na escola. Neste sentido, há uma complexidade implícita ao processo formativo do professor, sendo fundamentais as experiências nas quais o mesmo possa estar em constante processo de ação-reflexão-ação. Os saberes docentes devem integrar os conhecimentos de conteúdo, didático do conteúdo, pedagógico e de contexto (GARCÍA, 1999) como pré-requisito ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é importante que a formação inicial de professores integre organicamente universidade e escola, com vistas a promover ambiente propício a aquisição desses conhecimentos. Nesse contexto, e considerando a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura, esse artigo visa identificar suas contribuições na construção dos Conhecimentos dos Conteúdos Geográficos - CCG pelos bolsistas nos cursos de formação inicial de professores de Geografia das universidades públicas do Estado do Paraná. A pesquisa combinou entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, por meio da abordagem qualitativa, conforme Lüdke e André (1986). Os resultados apontam que o PIBID contribui significativamente para o aprofundamento dos CCG tais como: conceitos geográficos (lugar, paisagem, território, região, escala e rede), linguagens (mapas, textos, gráficos, mídias) e conteúdos básicos (cartografia, dinâmica natureza, dinâmica da sociedade, educação e preservação ambiental).UFPRSene, Michael WellingtonGomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas2018-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/4932610.5380/raega.v44i0.49326RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 44 (2018); 196-211RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 44 (2018); 196-2112177-27381516-413610.5380/raega.v44i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326/35321https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326/35322Direitos autorais 2018 Raega - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-15T00:53:32Zoai:revistas.ufpr.br:article/49326Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-05-15T00:53:32Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA Sene, Michael Wellington Formação do Professor; Geografia escolar; Conceitos |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA |
author |
Sene, Michael Wellington |
author_facet |
Sene, Michael Wellington Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sene, Michael Wellington Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do Professor; Geografia escolar; Conceitos |
topic |
Formação do Professor; Geografia escolar; Conceitos |
description |
A formação inicial do professor oportuniza a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos necessários à sua prática profissional, embora os saberes docentes integrem também as experiências pré-profissionais e aquelas obtidas na socialização do trabalho na escola. Neste sentido, há uma complexidade implícita ao processo formativo do professor, sendo fundamentais as experiências nas quais o mesmo possa estar em constante processo de ação-reflexão-ação. Os saberes docentes devem integrar os conhecimentos de conteúdo, didático do conteúdo, pedagógico e de contexto (GARCÍA, 1999) como pré-requisito ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é importante que a formação inicial de professores integre organicamente universidade e escola, com vistas a promover ambiente propício a aquisição desses conhecimentos. Nesse contexto, e considerando a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura, esse artigo visa identificar suas contribuições na construção dos Conhecimentos dos Conteúdos Geográficos - CCG pelos bolsistas nos cursos de formação inicial de professores de Geografia das universidades públicas do Estado do Paraná. A pesquisa combinou entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, por meio da abordagem qualitativa, conforme Lüdke e André (1986). Os resultados apontam que o PIBID contribui significativamente para o aprofundamento dos CCG tais como: conceitos geográficos (lugar, paisagem, território, região, escala e rede), linguagens (mapas, textos, gráficos, mídias) e conteúdos básicos (cartografia, dinâmica natureza, dinâmica da sociedade, educação e preservação ambiental). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326 10.5380/raega.v44i0.49326 |
url |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326 |
identifier_str_mv |
10.5380/raega.v44i0.49326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326/35321 https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/49326/35322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Raega - O Espaço Geográfico em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Raega - O Espaço Geográfico em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 44 (2018); 196-211 RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 44 (2018); 196-211 2177-2738 1516-4136 10.5380/raega.v44i0 reponame:Ra'e Ga (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ra'e Ga (Online) |
collection |
Ra'e Ga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||raega@ufpr.br |
_version_ |
1799712045283672064 |