As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues de Almeida, David Luiz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2214
Resumo: Este artigo analisa o subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB, mediante o Edital da Capes nº 61/2013, que durou entre os anos de 2014 e 2018. Para isso, realizou-se entrevista com quatro alunos bolsistas do Pibid (alunos do curso de licenciatura em Geografia), duas professoras supervisoras (professoras da Educação Básica) e uma coordenadora de área (professora da UFCG do curso de Geografia). Destarte, o presente estudo tem como objetivo investigar a mobilização do conhecimento de Geografia para o ensino no processo de formação dos alunos bolsistas do Pibid. Recorre-se aqui aos procedimentos metodológicos da análise do discurso. Em primeiro lugar, verificam-se as formações discursivas, diretrizes formativas apresentadas pelo Pibid e de pesquisas referentes ao subprojeto de Geografia; posteriormente, parte-se para análise das formações imaginárias presentes no discurso dos sujeitos entrevistados acerca do conhecimento geográfico voltado ao ensino. Conclui-se que mesmo com as diretrizes pedagógicas e epistemológicas de base interacionista e dialética (práxis) do programa, ainda são presentes erros ou más compreensões sobre o ensino de Geografia. Assim, persiste um ensino fragmentado, mnemônico e acrítico. Apesar disso, a contextualização dos tópicos de ensino às experiências de vida dos alunos da escola constitui as principais ferramentas para se ensinar Geografia e formar para a cidadania.
id UNEAL_20ee15907fd96cab248dabe59e898758
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2214
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PBPibidFormação de professoresAnálise do discursoEnsino de GeografiaFormação de professores de Geografia no PibidEste artigo analisa o subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB, mediante o Edital da Capes nº 61/2013, que durou entre os anos de 2014 e 2018. Para isso, realizou-se entrevista com quatro alunos bolsistas do Pibid (alunos do curso de licenciatura em Geografia), duas professoras supervisoras (professoras da Educação Básica) e uma coordenadora de área (professora da UFCG do curso de Geografia). Destarte, o presente estudo tem como objetivo investigar a mobilização do conhecimento de Geografia para o ensino no processo de formação dos alunos bolsistas do Pibid. Recorre-se aqui aos procedimentos metodológicos da análise do discurso. Em primeiro lugar, verificam-se as formações discursivas, diretrizes formativas apresentadas pelo Pibid e de pesquisas referentes ao subprojeto de Geografia; posteriormente, parte-se para análise das formações imaginárias presentes no discurso dos sujeitos entrevistados acerca do conhecimento geográfico voltado ao ensino. Conclui-se que mesmo com as diretrizes pedagógicas e epistemológicas de base interacionista e dialética (práxis) do programa, ainda são presentes erros ou más compreensões sobre o ensino de Geografia. Assim, persiste um ensino fragmentado, mnemônico e acrítico. Apesar disso, a contextualização dos tópicos de ensino às experiências de vida dos alunos da escola constitui as principais ferramentas para se ensinar Geografia e formar para a cidadania.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/221410.48017/dj.v8i1.2214Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2214/1871Copyright (c) 2022 David Luiz Rodrigues de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues de Almeida, David Luiz2023-01-10T03:57:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2214Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:33.289483Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB
title As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB
spellingShingle As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB
Rodrigues de Almeida, David Luiz
Pibid
Formação de professores
Análise do discurso
Ensino de Geografia
Formação de professores de Geografia no Pibid
title_short As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB
title_full As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB
title_fullStr As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB
title_full_unstemmed As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB
title_sort As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB
author Rodrigues de Almeida, David Luiz
author_facet Rodrigues de Almeida, David Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues de Almeida, David Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid
Formação de professores
Análise do discurso
Ensino de Geografia
Formação de professores de Geografia no Pibid
topic Pibid
Formação de professores
Análise do discurso
Ensino de Geografia
Formação de professores de Geografia no Pibid
description Este artigo analisa o subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB, mediante o Edital da Capes nº 61/2013, que durou entre os anos de 2014 e 2018. Para isso, realizou-se entrevista com quatro alunos bolsistas do Pibid (alunos do curso de licenciatura em Geografia), duas professoras supervisoras (professoras da Educação Básica) e uma coordenadora de área (professora da UFCG do curso de Geografia). Destarte, o presente estudo tem como objetivo investigar a mobilização do conhecimento de Geografia para o ensino no processo de formação dos alunos bolsistas do Pibid. Recorre-se aqui aos procedimentos metodológicos da análise do discurso. Em primeiro lugar, verificam-se as formações discursivas, diretrizes formativas apresentadas pelo Pibid e de pesquisas referentes ao subprojeto de Geografia; posteriormente, parte-se para análise das formações imaginárias presentes no discurso dos sujeitos entrevistados acerca do conhecimento geográfico voltado ao ensino. Conclui-se que mesmo com as diretrizes pedagógicas e epistemológicas de base interacionista e dialética (práxis) do programa, ainda são presentes erros ou más compreensões sobre o ensino de Geografia. Assim, persiste um ensino fragmentado, mnemônico e acrítico. Apesar disso, a contextualização dos tópicos de ensino às experiências de vida dos alunos da escola constitui as principais ferramentas para se ensinar Geografia e formar para a cidadania.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2214
10.48017/dj.v8i1.2214
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2214
identifier_str_mv 10.48017/dj.v8i1.2214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2214/1871
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 David Luiz Rodrigues de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 David Luiz Rodrigues de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
2525-5215
10.48017/dj.v8i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279648751616