As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2214 |
Resumo: | Este artigo analisa o subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB, mediante o Edital da Capes nº 61/2013, que durou entre os anos de 2014 e 2018. Para isso, realizou-se entrevista com quatro alunos bolsistas do Pibid (alunos do curso de licenciatura em Geografia), duas professoras supervisoras (professoras da Educação Básica) e uma coordenadora de área (professora da UFCG do curso de Geografia). Destarte, o presente estudo tem como objetivo investigar a mobilização do conhecimento de Geografia para o ensino no processo de formação dos alunos bolsistas do Pibid. Recorre-se aqui aos procedimentos metodológicos da análise do discurso. Em primeiro lugar, verificam-se as formações discursivas, diretrizes formativas apresentadas pelo Pibid e de pesquisas referentes ao subprojeto de Geografia; posteriormente, parte-se para análise das formações imaginárias presentes no discurso dos sujeitos entrevistados acerca do conhecimento geográfico voltado ao ensino. Conclui-se que mesmo com as diretrizes pedagógicas e epistemológicas de base interacionista e dialética (práxis) do programa, ainda são presentes erros ou más compreensões sobre o ensino de Geografia. Assim, persiste um ensino fragmentado, mnemônico e acrítico. Apesar disso, a contextualização dos tópicos de ensino às experiências de vida dos alunos da escola constitui as principais ferramentas para se ensinar Geografia e formar para a cidadania. |
id |
UNEAL_35af5b40e2e76666e7d8a2b38555b701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2214 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PBPibidFormação de professoresAnálise do discursoEnsino de GeografiaFormação de professores de Geografia no PibidEste artigo analisa o subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB, mediante o Edital da Capes nº 61/2013, que durou entre os anos de 2014 e 2018. Para isso, realizou-se entrevista com quatro alunos bolsistas do Pibid (alunos do curso de licenciatura em Geografia), duas professoras supervisoras (professoras da Educação Básica) e uma coordenadora de área (professora da UFCG do curso de Geografia). Destarte, o presente estudo tem como objetivo investigar a mobilização do conhecimento de Geografia para o ensino no processo de formação dos alunos bolsistas do Pibid. Recorre-se aqui aos procedimentos metodológicos da análise do discurso. Em primeiro lugar, verificam-se as formações discursivas, diretrizes formativas apresentadas pelo Pibid e de pesquisas referentes ao subprojeto de Geografia; posteriormente, parte-se para análise das formações imaginárias presentes no discurso dos sujeitos entrevistados acerca do conhecimento geográfico voltado ao ensino. Conclui-se que mesmo com as diretrizes pedagógicas e epistemológicas de base interacionista e dialética (práxis) do programa, ainda são presentes erros ou más compreensões sobre o ensino de Geografia. Assim, persiste um ensino fragmentado, mnemônico e acrítico. Apesar disso, a contextualização dos tópicos de ensino às experiências de vida dos alunos da escola constitui as principais ferramentas para se ensinar Geografia e formar para a cidadania.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/221410.48017/dj.v8i1.2214Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2214/2014Copyright (c) 2022 David Luiz Rodrigues de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues de Almeida, David Luiz2023-04-05T12:11:53Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2214Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-04-05T12:11:53Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB |
title |
As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB |
spellingShingle |
As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB Rodrigues de Almeida, David Luiz Pibid Formação de professores Análise do discurso Ensino de Geografia Formação de professores de Geografia no Pibid |
title_short |
As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB |
title_full |
As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB |
title_fullStr |
As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB |
title_full_unstemmed |
As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB |
title_sort |
As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB |
author |
Rodrigues de Almeida, David Luiz |
author_facet |
Rodrigues de Almeida, David Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues de Almeida, David Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid Formação de professores Análise do discurso Ensino de Geografia Formação de professores de Geografia no Pibid |
topic |
Pibid Formação de professores Análise do discurso Ensino de Geografia Formação de professores de Geografia no Pibid |
description |
Este artigo analisa o subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB, mediante o Edital da Capes nº 61/2013, que durou entre os anos de 2014 e 2018. Para isso, realizou-se entrevista com quatro alunos bolsistas do Pibid (alunos do curso de licenciatura em Geografia), duas professoras supervisoras (professoras da Educação Básica) e uma coordenadora de área (professora da UFCG do curso de Geografia). Destarte, o presente estudo tem como objetivo investigar a mobilização do conhecimento de Geografia para o ensino no processo de formação dos alunos bolsistas do Pibid. Recorre-se aqui aos procedimentos metodológicos da análise do discurso. Em primeiro lugar, verificam-se as formações discursivas, diretrizes formativas apresentadas pelo Pibid e de pesquisas referentes ao subprojeto de Geografia; posteriormente, parte-se para análise das formações imaginárias presentes no discurso dos sujeitos entrevistados acerca do conhecimento geográfico voltado ao ensino. Conclui-se que mesmo com as diretrizes pedagógicas e epistemológicas de base interacionista e dialética (práxis) do programa, ainda são presentes erros ou más compreensões sobre o ensino de Geografia. Assim, persiste um ensino fragmentado, mnemônico e acrítico. Apesar disso, a contextualização dos tópicos de ensino às experiências de vida dos alunos da escola constitui as principais ferramentas para se ensinar Geografia e formar para a cidadania. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2214 10.48017/dj.v8i1.2214 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2214 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v8i1.2214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2214/2014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 David Luiz Rodrigues de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 David Luiz Rodrigues de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário Diversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário 2525-5215 10.48017/dj.v8i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051272634826752 |