WEBGIS DE GEOMARKETING: SOLUÇÃO DE DOIS ESTÁGIOS PARA UM PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DO VAREJO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ra'e Ga (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/56067 |
Resumo: | Decisões mercadológicas envolvem, geralmente, muitos dados e critérios, tornando-as, quase sempre, uma tarefa complexa. Além disso, essas decisões mercadológicas são, em grande parte, influenciadas pelo fator distância. Este fator é um elemento essencial da análise espacial, exigindo das empresas o estudo e a análise dos fenomenos socio-economicos sob a perspectiva geográfica. Consierando as complexidades citadas, propomos nesta pesquisa o desenvolvimento de um protótipo de geomarketing Web. Esse prototipo, criado na liguagem de programação javascript, permite, considerando dados do mercado de interesse, determinar a localização ideal para um conjunto de lojas-filiais e da loja matriz. Neste caso, observando a evolução dos métodos de análise espacial, discutidos na pesquisa, adotamos, para a contruçao do prototipo, os métodos diagrama de voronoi e ponto médio ponderado. Em uma simulaçao para um segmento de mercado especifico o protótipo de geomarketing, sem a necessidade do uso de outros sistemas, localizou clientes potenciais, e, conforme a distribuição espacial destes clientes, determinou a localização das lojas-filiais e suas respectivas áreas de influência. Finalmente, a partir da localização das lojas-filiais com seus respectivos clientes (pesos ou importância) foi determinada a localização ideal para a loja matriz. Com isso, demonstramos a relevância da análise dos elementos de mercado sob uma perspectiva integrada ao espaço geográfico. Podendo este protótipo contrubuir para decisões de mercado mais racionais, por exemplo, para aumentar a região de atuação do comércio, reduzir o deslocamento dos clientes para as lojas-filiais, bem como reduzir custos de transporte entre as lojas-filiais e a matriz. |
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WEBGIS DE GEOMARKETING: SOLUÇÃO DE DOIS ESTÁGIOS PARA UM PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DO VAREJOGeografia; Geografia UrbanaDecisões de Negócios, Tratamento Espacial, Interface Web, Análise GeográficaDecisões mercadológicas envolvem, geralmente, muitos dados e critérios, tornando-as, quase sempre, uma tarefa complexa. Além disso, essas decisões mercadológicas são, em grande parte, influenciadas pelo fator distância. Este fator é um elemento essencial da análise espacial, exigindo das empresas o estudo e a análise dos fenomenos socio-economicos sob a perspectiva geográfica. Consierando as complexidades citadas, propomos nesta pesquisa o desenvolvimento de um protótipo de geomarketing Web. Esse prototipo, criado na liguagem de programação javascript, permite, considerando dados do mercado de interesse, determinar a localização ideal para um conjunto de lojas-filiais e da loja matriz. Neste caso, observando a evolução dos métodos de análise espacial, discutidos na pesquisa, adotamos, para a contruçao do prototipo, os métodos diagrama de voronoi e ponto médio ponderado. Em uma simulaçao para um segmento de mercado especifico o protótipo de geomarketing, sem a necessidade do uso de outros sistemas, localizou clientes potenciais, e, conforme a distribuição espacial destes clientes, determinou a localização das lojas-filiais e suas respectivas áreas de influência. Finalmente, a partir da localização das lojas-filiais com seus respectivos clientes (pesos ou importância) foi determinada a localização ideal para a loja matriz. Com isso, demonstramos a relevância da análise dos elementos de mercado sob uma perspectiva integrada ao espaço geográfico. Podendo este protótipo contrubuir para decisões de mercado mais racionais, por exemplo, para aumentar a região de atuação do comércio, reduzir o deslocamento dos clientes para as lojas-filiais, bem como reduzir custos de transporte entre as lojas-filiais e a matriz.UFPRSalgado, Roberto ResendeLibório, Matheus PereiraMartin, Carlos Augusto Paiva da SilvaBernardes, Patrícia2019-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/5606710.5380/raega.v46i1.56067RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 46, n. 1 (2019); 75-89RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 46, n. 1 (2019); 75-892177-27381516-413610.5380/raega.v46i1reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/56067/37844https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/56067/37845Direitos autorais 2019 Raega - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-09T23:49:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/56067Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2019-06-09T23:49:11Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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