O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malvezzi, Cecília Mussa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_80329840c9ce398dcb431f34223d16b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/25961
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.GeomarketingEstratégia de mercadoPesquisa de mercadoQuantificação em geografiaEstágio na CognatisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Com o avanço da técnica e das tecnologias, se tornou mais desafiador para as empresas aperfeiçoarem seus negócios e conquistarem mais clientes. A pesquisa de mercado vem como um auxílio às empresas para crescerem e desenvolverem estrategicamente no território. Além da pesquisa de mercado, o marketing, juntamente com suas variantes de trabalho, fazem com que a disputa empresarial se torne mais complexa. O geomarketing é uma pesquisa que permite uma análise espacial a partir da investigação de dados sociais, econômicos e demográficos, afim de que se entenda a dinâmica do local estudado e, a partir do diagnóstico, informar se é um bom local para a expansão de pontos de vendas, se é uma boa área para investir em um novo negócio e entre outras diversas aplicabilidades possíveis. Para realizar tal pesquisa, é necessário que haja a coleta e manipulação de dados que, em sua maioria, são oferecidas através de plataformas online, como aquelas disponibilizadas pelo IBGE, por exemplo. A partir disso, os dados são transpostos e trabalhados em SIGs para que facilite a observação da área de estudo a partir de mapas e outras formas de representação espaciais. Porém, é notável que pesquisas em torno do geomarketing ainda são pouco exploradas, principalmente no âmbito da ciência geográfica. Este trabalho visa realizar um ensaio teórico sobre o tema, levantando alguns questionamentos e mostrando a perspectiva geográfica sobre o geomarketing. Para enriquecer o trabalho, foi realizado um estágio na empresa Cognatis, onde foi possível observar como o geomarketing é posto em prática, além de obter experiência no ambiente empresarial e suas diferentes perspectivas através da multidisciplinariedade dos profissionais que atuam nesta área.Universidade Federal de UberlândiaBrasilGeografiaMiyazaki, Vitor Koitihttp://lattes.cnpq.br/6624706951578273Oliveira Júnior, Antôniohttp://lattes.cnpq.br/5324545399979626Rodrigues, Gustavo Barbosahttp://lattes.cnpq.br/8733331352821676Malvezzi, Cecília Mussa2019-07-11T20:20:08Z2019-07-11T20:20:08Z2019-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMALVEZZI, Cecília Mussa. O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-07-12T06:06:57Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/25961Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-07-12T06:06:57Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
title O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
spellingShingle O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
Malvezzi, Cecília Mussa
Geomarketing
Estratégia de mercado
Pesquisa de mercado
Quantificação em geografia
Estágio na Cognatis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICA
title_short O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
title_full O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
title_fullStr O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
title_full_unstemmed O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
title_sort O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
author Malvezzi, Cecília Mussa
author_facet Malvezzi, Cecília Mussa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miyazaki, Vitor Koiti
http://lattes.cnpq.br/6624706951578273
Oliveira Júnior, Antônio
http://lattes.cnpq.br/5324545399979626
Rodrigues, Gustavo Barbosa
http://lattes.cnpq.br/8733331352821676
dc.contributor.author.fl_str_mv Malvezzi, Cecília Mussa
dc.subject.por.fl_str_mv Geomarketing
Estratégia de mercado
Pesquisa de mercado
Quantificação em geografia
Estágio na Cognatis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICA
topic Geomarketing
Estratégia de mercado
Pesquisa de mercado
Quantificação em geografia
Estágio na Cognatis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11T20:20:08Z
2019-07-11T20:20:08Z
2019-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MALVEZZI, Cecília Mussa. O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961
identifier_str_mv MALVEZZI, Cecília Mussa. O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711411219529728