Socio-space transformation in Bonito - Mato Grosso do Sul - after ecotourism introduction
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ra'e Ga (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/7753 |
Resumo: | A transição da agricultura para a exploração econômica do turismo fez com que o comércio no município de Bonito-MS passasse a se adequar ao atendimento do turista, criando uma rede de estabelecimentos especializados que modifica o mercado de trabalho e os eixos de valorização urbana, a partir da concentração dos estabelecimentos nas avenidas principais. Nossa pesquisa particulariza as transformações ocorridas a partir da segunda metade da década de oitenta, que marca a fase de transição da agriculturapara a exploração do turismo, discutindo as repercussões socioespaciais da expansão comercial e da economia de serviços em função da atividade turística. |
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Socio-space transformation in Bonito - Mato Grosso do Sul - after ecotourism introductionTRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO MUNICÍPIO DE BONITO – MATO GROSSO DO SUL APÓS INTRODUÇÃO DO ECOTURISMOEcoturismo; relação urbano-rural; Bonito; Ecotourism; urban-rural relationshipsA transição da agricultura para a exploração econômica do turismo fez com que o comércio no município de Bonito-MS passasse a se adequar ao atendimento do turista, criando uma rede de estabelecimentos especializados que modifica o mercado de trabalho e os eixos de valorização urbana, a partir da concentração dos estabelecimentos nas avenidas principais. Nossa pesquisa particulariza as transformações ocorridas a partir da segunda metade da década de oitenta, que marca a fase de transição da agriculturapara a exploração do turismo, discutindo as repercussões socioespaciais da expansão comercial e da economia de serviços em função da atividade turística.The transition from agriculture to the economic exploration of tourism changed trade in Bonito so that the shops should adapt to serve tourists, creating a network of specialized business that modifies the market and the point of urban increase in value, starting from business concentration on main avenues. Our research specifies changes occurred from the second half of eighties, that marked the transition phase from agriculture to tourism exploration, discussingthe socio-space repercussion of trade (business) expansion and economy of work as a result of a touristic activity.UFPRLamoso, Lisandra PereiraLomba, Roni Mayer2006-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/775310.5380/raega.v11i0.7753RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 11 (2006)RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 11 (2006)2177-27381516-413610.5380/raega.v11i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/7753/5517info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-05T13:21:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/7753Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-10-05T13:21:16Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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