AS PINTURAS RUPESTRES NA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA, PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Cristina Pereira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oka-Fiori, Chisato, Melo, Mário Sérgio de, Parellada, Claudia Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/35945
Resumo: O presente trabalho desenvolveu-se na região de Piraí da Serra. Essa área está localizada na região fitogeográfica dos Campos Gerais do Paraná, que devido à sua geologia e geomorfologia peculiar, proporcionou em tempos passados a ocupação de muitos abrigos, onde diferentes populações fizeram pinturas rupestres. Os registros das pinturas são fontes inesgotáveis de informações arqueológicas que podem e devem ser estudados sob diversos aspectos (antropológico, cronológico, de comunicação, como processos artísticos e estéticos e do imaginário humano; além de estudos paleoclimáticos e paleoambientais). As tradições rupestres constatadas são a Planalto, com predominância de representações de cervídeos e figuras humanas em movimento, figuras de prováveis pés de milho, e representações relacionadas à Tradição Geométrica. É extremamente necessário pesquisar o contexto histórico-geográfico dos abrigos com pinturas rupestres para que se possam identificar os diversos grupos culturais que habitaram a região de Piraí da Serra ao longo do tempo e em determinadas condições ambientais. Devido à sua abundancia são necessários maiores estudos e uma adequada gestão desse patrimônio arqueológico, pois parte se encontra degradado por ação natural e depredado por ações humanas. O estudo buscou aprofundar os conhecimentos ambientais e históricos para adequada gestão do patrimônio arqueológico, caracterizando e espacializando os abrigos com pinturas rupestres por meio de um SIG (Sistemas de Informação Geográfica). O tratamento dos dados levantados possibilitou a organização de um banco de dados que dinamizará a conservação da área.
id UFPR-11_c0b9f51b9e7b7933cb9c0f2f48460fe0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/35945
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling AS PINTURAS RUPESTRES NA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA, PARANÁArqueologia; Arte Rupestre; Geoprocessamento; Campos GeraisO presente trabalho desenvolveu-se na região de Piraí da Serra. Essa área está localizada na região fitogeográfica dos Campos Gerais do Paraná, que devido à sua geologia e geomorfologia peculiar, proporcionou em tempos passados a ocupação de muitos abrigos, onde diferentes populações fizeram pinturas rupestres. Os registros das pinturas são fontes inesgotáveis de informações arqueológicas que podem e devem ser estudados sob diversos aspectos (antropológico, cronológico, de comunicação, como processos artísticos e estéticos e do imaginário humano; além de estudos paleoclimáticos e paleoambientais). As tradições rupestres constatadas são a Planalto, com predominância de representações de cervídeos e figuras humanas em movimento, figuras de prováveis pés de milho, e representações relacionadas à Tradição Geométrica. É extremamente necessário pesquisar o contexto histórico-geográfico dos abrigos com pinturas rupestres para que se possam identificar os diversos grupos culturais que habitaram a região de Piraí da Serra ao longo do tempo e em determinadas condições ambientais. Devido à sua abundancia são necessários maiores estudos e uma adequada gestão desse patrimônio arqueológico, pois parte se encontra degradado por ação natural e depredado por ações humanas. O estudo buscou aprofundar os conhecimentos ambientais e históricos para adequada gestão do patrimônio arqueológico, caracterizando e espacializando os abrigos com pinturas rupestres por meio de um SIG (Sistemas de Informação Geográfica). O tratamento dos dados levantados possibilitou a organização de um banco de dados que dinamizará a conservação da área.UFPRCAPESOliveira, Fernanda Cristina Pereira deOka-Fiori, ChisatoMelo, Mário Sérgio deParellada, Claudia Inês2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/3594510.5380/raega.v33i0.35945RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 33 (2015); 171 - 197RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 33 (2015); 171 - 1972177-27381516-413610.5380/raega.v33i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/35945/25474https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/35945/25475info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T17:58:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/35945Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-06-07T17:58:43Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS PINTURAS RUPESTRES NA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA, PARANÁ
title AS PINTURAS RUPESTRES NA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA, PARANÁ
spellingShingle AS PINTURAS RUPESTRES NA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA, PARANÁ
Oliveira, Fernanda Cristina Pereira de
Arqueologia; Arte Rupestre; Geoprocessamento; Campos Gerais
title_short AS PINTURAS RUPESTRES NA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA, PARANÁ
title_full AS PINTURAS RUPESTRES NA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA, PARANÁ
title_fullStr AS PINTURAS RUPESTRES NA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA, PARANÁ
title_full_unstemmed AS PINTURAS RUPESTRES NA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA, PARANÁ
title_sort AS PINTURAS RUPESTRES NA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA, PARANÁ
author Oliveira, Fernanda Cristina Pereira de
author_facet Oliveira, Fernanda Cristina Pereira de
Oka-Fiori, Chisato
Melo, Mário Sérgio de
Parellada, Claudia Inês
author_role author
author2 Oka-Fiori, Chisato
Melo, Mário Sérgio de
Parellada, Claudia Inês
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Cristina Pereira de
Oka-Fiori, Chisato
Melo, Mário Sérgio de
Parellada, Claudia Inês
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Arqueologia; Arte Rupestre; Geoprocessamento; Campos Gerais
topic Arqueologia; Arte Rupestre; Geoprocessamento; Campos Gerais
description O presente trabalho desenvolveu-se na região de Piraí da Serra. Essa área está localizada na região fitogeográfica dos Campos Gerais do Paraná, que devido à sua geologia e geomorfologia peculiar, proporcionou em tempos passados a ocupação de muitos abrigos, onde diferentes populações fizeram pinturas rupestres. Os registros das pinturas são fontes inesgotáveis de informações arqueológicas que podem e devem ser estudados sob diversos aspectos (antropológico, cronológico, de comunicação, como processos artísticos e estéticos e do imaginário humano; além de estudos paleoclimáticos e paleoambientais). As tradições rupestres constatadas são a Planalto, com predominância de representações de cervídeos e figuras humanas em movimento, figuras de prováveis pés de milho, e representações relacionadas à Tradição Geométrica. É extremamente necessário pesquisar o contexto histórico-geográfico dos abrigos com pinturas rupestres para que se possam identificar os diversos grupos culturais que habitaram a região de Piraí da Serra ao longo do tempo e em determinadas condições ambientais. Devido à sua abundancia são necessários maiores estudos e uma adequada gestão desse patrimônio arqueológico, pois parte se encontra degradado por ação natural e depredado por ações humanas. O estudo buscou aprofundar os conhecimentos ambientais e históricos para adequada gestão do patrimônio arqueológico, caracterizando e espacializando os abrigos com pinturas rupestres por meio de um SIG (Sistemas de Informação Geográfica). O tratamento dos dados levantados possibilitou a organização de um banco de dados que dinamizará a conservação da área.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/35945
10.5380/raega.v33i0.35945
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/35945
identifier_str_mv 10.5380/raega.v33i0.35945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/35945/25474
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/35945/25475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 33 (2015); 171 - 197
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 33 (2015); 171 - 197
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v33i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712043838734336