O Tribunal de Contas da União é um órgão político?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Investigações Constitucionais |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/71868 |
Resumo: | O artigo busca investigar se o Tribunal de Contas da União (TCU) pode ser enxergado ou não como um órgão político. Há uma divergência entre a adjetivação que se confere ao TCU, ora sendo denominado de órgão técnico, ora de órgão político. O trabalho tem por objetivo investigar o caráter político do Tribunal, abordando-se três aspectos diferenciados: a composição dos membros do TCU; a função exercida pela Corte; a influência externa sofrida sobre suas atribuições e a exercida pelo TCU nos processos legislativos. Para a realização do paper, utiliza-se o método de abordagem indutivo, possuindo natureza descritiva e exploratória quanto aos fins e bibliográfica e documental em relação aos meios. Ao final, observa-se que a compreensão do TCU como órgão político depende justamente do critério utilizado. Deste modo, conclui-se que: a) no que tange ao corpo de Ministros do TCU, a Constituição não impede, tampouco fomenta que o Tribunal figure como político; contudo, a prática demonstra que se constitui como político, prevalecendo nomeações com esse caráter; b) quando se pauta pela função exercida, o TCU não é político; c) em relação à influência externa sofrida em alguma de suas atribuições, bem como a que exerce no processo legislativo, o TCU figura como órgão político. |
id |
UFPR-14_17d83dcd5438dcf227b1d7eaa8ed120a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/71868 |
network_acronym_str |
UFPR-14 |
network_name_str |
Revista de Investigações Constitucionais |
repository_id_str |
|
spelling |
O Tribunal de Contas da União é um órgão político?direito; direito administrativo; direito constitucional; controle da administração públicaTribunal de Contas da União; órgão político; ministros do TCU; função administrativa; discricionariedade.O artigo busca investigar se o Tribunal de Contas da União (TCU) pode ser enxergado ou não como um órgão político. Há uma divergência entre a adjetivação que se confere ao TCU, ora sendo denominado de órgão técnico, ora de órgão político. O trabalho tem por objetivo investigar o caráter político do Tribunal, abordando-se três aspectos diferenciados: a composição dos membros do TCU; a função exercida pela Corte; a influência externa sofrida sobre suas atribuições e a exercida pelo TCU nos processos legislativos. Para a realização do paper, utiliza-se o método de abordagem indutivo, possuindo natureza descritiva e exploratória quanto aos fins e bibliográfica e documental em relação aos meios. Ao final, observa-se que a compreensão do TCU como órgão político depende justamente do critério utilizado. Deste modo, conclui-se que: a) no que tange ao corpo de Ministros do TCU, a Constituição não impede, tampouco fomenta que o Tribunal figure como político; contudo, a prática demonstra que se constitui como político, prevalecendo nomeações com esse caráter; b) quando se pauta pela função exercida, o TCU não é político; c) em relação à influência externa sofrida em alguma de suas atribuições, bem como a que exerce no processo legislativo, o TCU figura como órgão político.NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPRCabral, Flávio Garcia2020-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/7186810.5380/rinc.v7i1.71868Revista de Investigações Constitucionais; v. 7, n. 1 (2020): janeiro/abril; 237-284Revista de Investigações Constitucionais; v. 7, n. 1 (2020): janeiro/abril; 237-284Revista de Investigações Constitucionais; v. 7, n. 1 (2020): janeiro/abril; 237-2842359-563910.5380/rinc.v7i1reponame:Revista de Investigações Constitucionaisinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/71868/41989Direitos autorais 2020 Flávio Garcia Cabralhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T13:19:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/71868Revistahttps://revistas.ufpr.br/rincPUBhttps://revistas.ufpr.br/rinc/oairevista@ninc.com.br||2359-56392359-5639opendoar:2021-09-13T13:19:02Revista de Investigações Constitucionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Tribunal de Contas da União é um órgão político? |
title |
O Tribunal de Contas da União é um órgão político? |
spellingShingle |
O Tribunal de Contas da União é um órgão político? Cabral, Flávio Garcia direito; direito administrativo; direito constitucional; controle da administração pública Tribunal de Contas da União; órgão político; ministros do TCU; função administrativa; discricionariedade. |
title_short |
O Tribunal de Contas da União é um órgão político? |
title_full |
O Tribunal de Contas da União é um órgão político? |
title_fullStr |
O Tribunal de Contas da União é um órgão político? |
title_full_unstemmed |
O Tribunal de Contas da União é um órgão político? |
title_sort |
O Tribunal de Contas da União é um órgão político? |
author |
Cabral, Flávio Garcia |
author_facet |
Cabral, Flávio Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Flávio Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
direito; direito administrativo; direito constitucional; controle da administração pública Tribunal de Contas da União; órgão político; ministros do TCU; função administrativa; discricionariedade. |
topic |
direito; direito administrativo; direito constitucional; controle da administração pública Tribunal de Contas da União; órgão político; ministros do TCU; função administrativa; discricionariedade. |
description |
O artigo busca investigar se o Tribunal de Contas da União (TCU) pode ser enxergado ou não como um órgão político. Há uma divergência entre a adjetivação que se confere ao TCU, ora sendo denominado de órgão técnico, ora de órgão político. O trabalho tem por objetivo investigar o caráter político do Tribunal, abordando-se três aspectos diferenciados: a composição dos membros do TCU; a função exercida pela Corte; a influência externa sofrida sobre suas atribuições e a exercida pelo TCU nos processos legislativos. Para a realização do paper, utiliza-se o método de abordagem indutivo, possuindo natureza descritiva e exploratória quanto aos fins e bibliográfica e documental em relação aos meios. Ao final, observa-se que a compreensão do TCU como órgão político depende justamente do critério utilizado. Deste modo, conclui-se que: a) no que tange ao corpo de Ministros do TCU, a Constituição não impede, tampouco fomenta que o Tribunal figure como político; contudo, a prática demonstra que se constitui como político, prevalecendo nomeações com esse caráter; b) quando se pauta pela função exercida, o TCU não é político; c) em relação à influência externa sofrida em alguma de suas atribuições, bem como a que exerce no processo legislativo, o TCU figura como órgão político. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/71868 10.5380/rinc.v7i1.71868 |
url |
https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/71868 |
identifier_str_mv |
10.5380/rinc.v7i1.71868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/71868/41989 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Flávio Garcia Cabral http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Flávio Garcia Cabral http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Investigações Constitucionais; v. 7, n. 1 (2020): janeiro/abril; 237-284 Revista de Investigações Constitucionais; v. 7, n. 1 (2020): janeiro/abril; 237-284 Revista de Investigações Constitucionais; v. 7, n. 1 (2020): janeiro/abril; 237-284 2359-5639 10.5380/rinc.v7i1 reponame:Revista de Investigações Constitucionais instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista de Investigações Constitucionais |
collection |
Revista de Investigações Constitucionais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Investigações Constitucionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@ninc.com.br|| |
_version_ |
1797174658471034880 |