HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Janice Gulin
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Meira, Patrícia Leite de, Dyniewicz, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33576
Resumo: A atividade de hotelaria representa parte da ação curativa ou de reabilitação de pacientes. Tal é sua importância que serviços formais desta natureza passaram a fazer parte de organograma em setores públicos ou privados. O desafio dos gestores é romper o paradigma de bom atendimento ao paciente, dentro da estrutura disponível do hospital, para a vantagem competitiva de oferecer serviços de apoio e específicos que promovam conforto, segurança e acolhimento no período de internação. O objetivo deste artigo é relatar a experiência do Serviço de Hotelaria Hospitalar de um hospital público infantil que passa por este momento de transição. Descreve-se como está estruturado hierarquicamente o Serviço e as atribuições da gestora nas dimensões gerencial; supervisão e assessoria e educacional. Conclui-se que é um Serviço paulatinamente valorizado, adaptando-se os pressupostos da hotelaria clássica, sensibilizando as equipes de saúde aos seus propósitos e atendendo às necessidades de clientela cada vez mais exigente.
id UFPR-15_12ddaa210118a2eac2d88d54bcf20d82
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/33576
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTEHOSPITAL HOTELLING – A NEW CONCEPT IN PROVIDING ACCOMMODATION FOR THE CLIENTHOTELERÍA HOSPITALAR – NUEVO CONCEPTO EN HOSPEDAJE AL CLIENTEHospital services; Humanization of care; Health personnel.Serviços hospitalares; Humanização da assistência; Pessoal de saúde.Servicios hospitalares; Humanización de la asistencia; Personal de salud.A atividade de hotelaria representa parte da ação curativa ou de reabilitação de pacientes. Tal é sua importância que serviços formais desta natureza passaram a fazer parte de organograma em setores públicos ou privados. O desafio dos gestores é romper o paradigma de bom atendimento ao paciente, dentro da estrutura disponível do hospital, para a vantagem competitiva de oferecer serviços de apoio e específicos que promovam conforto, segurança e acolhimento no período de internação. O objetivo deste artigo é relatar a experiência do Serviço de Hotelaria Hospitalar de um hospital público infantil que passa por este momento de transição. Descreve-se como está estruturado hierarquicamente o Serviço e as atribuições da gestora nas dimensões gerencial; supervisão e assessoria e educacional. Conclui-se que é um Serviço paulatinamente valorizado, adaptando-se os pressupostos da hotelaria clássica, sensibilizando as equipes de saúde aos seus propósitos e atendendo às necessidades de clientela cada vez mais exigente.Hotelling activity is part of the curative or rehabilitative action for the patients. So important is it that formal servicesof this nature have become part of the organization chart in the public and private sectors. The challenge for the managers is tobreak the paradigm of good attendance to the patient, within the structure available in the hospital, for the competitive advantageof offering support services and specific services which promote comfort, safety and embracement during the inpatient treatment.This article’s objective is to report the experience of the Hospital Hotel Service of a public children’s hospital passing through thistransition period. It describes how the Service is structured hierarchically, and the manager’s characteristics in the managerialdimensions of supervision, support and education. It is concluded that the Service is increasingly valued, adapting to the premisesof classical hotelling, sensitizing the health teams to its aims, and meeting the needs of an increasingly-demanding clientele.La actividad de hotelería representa parte de la acción curativa o de rehabilitación de pacientes. Su importancia es tangrande que servicios formales de esta naturaleza pasaron a integrar el organigrama en sectores públicos o particular. El desafío de losgestores es romper el paradigma de buen atendimiento al paciente, en la estructura disponible del hospital, para el ventaja competitivade ofrecer servicios de apoyo y específicos que promuevan bienestar, seguridad y acogimiento en el periodo de internación. El objetivode este artículo es relatar la experiencia del Servicio de Hotelería Hospitalar de un hospital público infantil que está en momento detransición. Se describe como está estructurado hierárquicamente el Servicio y las atribuciones de la gestora en las dimensiones gerencial;de supervisión y asesoría y educacional. Se concluye que es un servicio lentamente valorado, que se adapta a los presupuestos de lahotelería clásica, sensibilizando los equipos de salud a sus propósitos y atendiendo a las necesidades de la clientela cada vez más exigente.Universidade Federal do ParanáBarbosa, Janice GulinMeira, Patrícia Leite deDyniewicz, Ana Maria2013-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3357610.5380/ce.v18i3.33576Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)2176-91331414-853610.5380/ce.v18i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33576/21074info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:47:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/33576Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:47:07Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE
HOSPITAL HOTELLING – A NEW CONCEPT IN PROVIDING ACCOMMODATION FOR THE CLIENT
HOTELERÍA HOSPITALAR – NUEVO CONCEPTO EN HOSPEDAJE AL CLIENTE
title HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE
spellingShingle HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE
Barbosa, Janice Gulin
Hospital services; Humanization of care; Health personnel.
Serviços hospitalares; Humanização da assistência; Pessoal de saúde.
Servicios hospitalares; Humanización de la asistencia; Personal de salud.
title_short HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE
title_full HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE
title_fullStr HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE
title_full_unstemmed HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE
title_sort HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE
author Barbosa, Janice Gulin
author_facet Barbosa, Janice Gulin
Meira, Patrícia Leite de
Dyniewicz, Ana Maria
author_role author
author2 Meira, Patrícia Leite de
Dyniewicz, Ana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Janice Gulin
Meira, Patrícia Leite de
Dyniewicz, Ana Maria
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Hospital services; Humanization of care; Health personnel.
Serviços hospitalares; Humanização da assistência; Pessoal de saúde.
Servicios hospitalares; Humanización de la asistencia; Personal de salud.
topic Hospital services; Humanization of care; Health personnel.
Serviços hospitalares; Humanização da assistência; Pessoal de saúde.
Servicios hospitalares; Humanización de la asistencia; Personal de salud.
description A atividade de hotelaria representa parte da ação curativa ou de reabilitação de pacientes. Tal é sua importância que serviços formais desta natureza passaram a fazer parte de organograma em setores públicos ou privados. O desafio dos gestores é romper o paradigma de bom atendimento ao paciente, dentro da estrutura disponível do hospital, para a vantagem competitiva de oferecer serviços de apoio e específicos que promovam conforto, segurança e acolhimento no período de internação. O objetivo deste artigo é relatar a experiência do Serviço de Hotelaria Hospitalar de um hospital público infantil que passa por este momento de transição. Descreve-se como está estruturado hierarquicamente o Serviço e as atribuições da gestora nas dimensões gerencial; supervisão e assessoria e educacional. Conclui-se que é um Serviço paulatinamente valorizado, adaptando-se os pressupostos da hotelaria clássica, sensibilizando as equipes de saúde aos seus propósitos e atendendo às necessidades de clientela cada vez mais exigente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-26
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33576
10.5380/ce.v18i3.33576
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33576
identifier_str_mv 10.5380/ce.v18i3.33576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33576/21074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)
Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)
Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v18i3
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068297740484608