UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Angélica Trindade
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Willrich, Janaína Quinzen, Antonacci, Milena Hohmann, Kantorski, Luciane Prado, Portela, Dariane Lima, Souza, Thylia Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306
Resumo: Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico, as atividades acadêmicas e os comportamentos de estudantes universitários no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo, que teve os dados coletados entre agosto e setembro de 2020, via formulário Google forms, no Rio Grande de Sul, Brasil. Os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva. Resultados: de 536 estudantes da disciplina optativa de Saúde mental em emergências humanitárias, ofertada pela Universidade Federal de Pelotas, no semestre alternativo, em 2020, 464 participaram. Desses, 53,45% estavam em isolamento e distanciamento social, 40,73% tiveram piora da situação financeira, 66,59% buscaram apoio familiar e 85,96% acompanharam atividades a distância. Conclusão: o distanciamento e o isolamento social foram fundamentais para o controle da infecção pela COVID-19, porém apresentaram fatores negativos, como piora da situação financeira, e positivo, a adaptação às novas abordagens para a continuidade das aulas remotas.
id UFPR-15_158116d3220db43aba0575f8fcdd3a50
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/82306
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICASESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN EL CONTEXTO DE COVID-19: PERFIL, COMPORTAMIENTOS Y ACTIVIDADES ACADÉMICASUNIVERSITY STUDENTS IN THE CONTEXT OF COVID-19: PROFILE, BEHAVIORS AND ACADEMIC ACTIVITIESEnfermagem; Saúde MentalUniversidades; Educação Superior; Estudantes; Pandemias; COVID-19.Universidades; Educación Superior; Estudiantes; Pandemias; COVID-19.Universities; Education, Higher; Students; Pandemics; COVID-19.Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico, as atividades acadêmicas e os comportamentos de estudantes universitários no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo, que teve os dados coletados entre agosto e setembro de 2020, via formulário Google forms, no Rio Grande de Sul, Brasil. Os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva. Resultados: de 536 estudantes da disciplina optativa de Saúde mental em emergências humanitárias, ofertada pela Universidade Federal de Pelotas, no semestre alternativo, em 2020, 464 participaram. Desses, 53,45% estavam em isolamento e distanciamento social, 40,73% tiveram piora da situação financeira, 66,59% buscaram apoio familiar e 85,96% acompanharam atividades a distância. Conclusão: o distanciamento e o isolamento social foram fundamentais para o controle da infecção pela COVID-19, porém apresentaram fatores negativos, como piora da situação financeira, e positivo, a adaptação às novas abordagens para a continuidade das aulas remotas.Objective: to describe the sociodemographic profile, academic activities, and behaviors of college students in the context of the COVID-19 pandemic. Method: cross-sectional, descriptive, quantitative study, which had data collected between August and September 2020, via Google forms, in Rio Grande de Sul, Brazil. Data were analyzed using descriptive statistics. Results: of 536 students in the optional discipline of Mental Health in Humanitarian Emergencies, offered by the Federal University of Pelotas, in the alternate semester in 2020, 464 participated. Of these, 53.45% were in isolation and social withdrawal, 40.73% had worsening financial situation, 66.59% sought family support, and 85.96% followed distance activities. Conclusion: the distancing and social isolation were fundamental for the control of the infection by COVID-19, but presented negative factors, such as worsening of the financial situation, and positive, the adaptation to the new approaches for the continuity of the remote classes.Objetivo: describir el perfil sociodemográfico, las actividades académicas y los comportamientos de los estudiantes universitarios en el contexto de la pandemia de COVID-19. Método: estudio transversal, descriptivo, cuantitativo, que tuvo datos recogidos entre agosto y septiembre de 2020, a través de formularios de Google, en Rio Grande de Sul, Brasil. Los datos se analizaron mediante estadísticas descriptivas. Resultados: de 536 estudiantes de la disciplina optativa de Salud mental en emergencias humanitarias, ofertada por la Universidad Federal de Pelotas, en el semestre alternativo, en 2020, participaron 464. De ellos, el 53,45% se encontraba en situación de aislamiento y distanciamiento social, el 40,73% presentaba un empeoramiento de la situación económica, el 66,59% buscaba apoyo familiar y el 85,96% realizaba actividades a distancia. Conclusión: el distanciamiento y el aislamiento social fueron fundamentalespara el control de la infección por COVID-19, pero presentaron factores negativos, como el empeoramiento de la situación financiera, y positivos, la adaptación a los nuevos enfoques para la continuidad de las clases a distancia.Universidade Federal do ParanáFagundes, Angélica TrindadeWillrich, Janaína QuinzenAntonacci, Milena HohmannKantorski, Luciane PradoPortela, Dariane LimaSouza, Thylia Teixeira2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8230610.5380/ce.v27i0.82306Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporengspahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdf_eshttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49745https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49746https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49747https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49748https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/50301https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51133https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51134https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51283https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52261https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52262https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52263https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52264https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52265https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52266https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52267Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:44:32Zoai:revistas.ufpr.br:article/82306Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:44:32Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS
ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN EL CONTEXTO DE COVID-19: PERFIL, COMPORTAMIENTOS Y ACTIVIDADES ACADÉMICAS
UNIVERSITY STUDENTS IN THE CONTEXT OF COVID-19: PROFILE, BEHAVIORS AND ACADEMIC ACTIVITIES
title UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS
spellingShingle UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS
Fagundes, Angélica Trindade
Enfermagem; Saúde Mental
Universidades; Educação Superior; Estudantes; Pandemias; COVID-19.
Universidades; Educación Superior; Estudiantes; Pandemias; COVID-19.
Universities; Education, Higher; Students; Pandemics; COVID-19.
title_short UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS
title_full UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS
title_fullStr UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS
title_full_unstemmed UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS
title_sort UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS
author Fagundes, Angélica Trindade
author_facet Fagundes, Angélica Trindade
Willrich, Janaína Quinzen
Antonacci, Milena Hohmann
Kantorski, Luciane Prado
Portela, Dariane Lima
Souza, Thylia Teixeira
author_role author
author2 Willrich, Janaína Quinzen
Antonacci, Milena Hohmann
Kantorski, Luciane Prado
Portela, Dariane Lima
Souza, Thylia Teixeira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Angélica Trindade
Willrich, Janaína Quinzen
Antonacci, Milena Hohmann
Kantorski, Luciane Prado
Portela, Dariane Lima
Souza, Thylia Teixeira
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Saúde Mental
Universidades; Educação Superior; Estudantes; Pandemias; COVID-19.
Universidades; Educación Superior; Estudiantes; Pandemias; COVID-19.
Universities; Education, Higher; Students; Pandemics; COVID-19.
topic Enfermagem; Saúde Mental
Universidades; Educação Superior; Estudantes; Pandemias; COVID-19.
Universidades; Educación Superior; Estudiantes; Pandemias; COVID-19.
Universities; Education, Higher; Students; Pandemics; COVID-19.
description Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico, as atividades acadêmicas e os comportamentos de estudantes universitários no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo, que teve os dados coletados entre agosto e setembro de 2020, via formulário Google forms, no Rio Grande de Sul, Brasil. Os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva. Resultados: de 536 estudantes da disciplina optativa de Saúde mental em emergências humanitárias, ofertada pela Universidade Federal de Pelotas, no semestre alternativo, em 2020, 464 participaram. Desses, 53,45% estavam em isolamento e distanciamento social, 40,73% tiveram piora da situação financeira, 66,59% buscaram apoio familiar e 85,96% acompanharam atividades a distância. Conclusão: o distanciamento e o isolamento social foram fundamentais para o controle da infecção pela COVID-19, porém apresentaram fatores negativos, como piora da situação financeira, e positivo, a adaptação às novas abordagens para a continuidade das aulas remotas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306
10.5380/ce.v27i0.82306
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306
identifier_str_mv 10.5380/ce.v27i0.82306
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdf_es
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49745
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49746
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49747
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49748
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/50301
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51133
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51134
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51283
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52261
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52262
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52263
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52264
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52265
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52266
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52267
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v27i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068304620191744