UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306 |
Resumo: | Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico, as atividades acadêmicas e os comportamentos de estudantes universitários no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo, que teve os dados coletados entre agosto e setembro de 2020, via formulário Google forms, no Rio Grande de Sul, Brasil. Os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva. Resultados: de 536 estudantes da disciplina optativa de Saúde mental em emergências humanitárias, ofertada pela Universidade Federal de Pelotas, no semestre alternativo, em 2020, 464 participaram. Desses, 53,45% estavam em isolamento e distanciamento social, 40,73% tiveram piora da situação financeira, 66,59% buscaram apoio familiar e 85,96% acompanharam atividades a distância. Conclusão: o distanciamento e o isolamento social foram fundamentais para o controle da infecção pela COVID-19, porém apresentaram fatores negativos, como piora da situação financeira, e positivo, a adaptação às novas abordagens para a continuidade das aulas remotas. |
id |
UFPR-15_158116d3220db43aba0575f8fcdd3a50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/82306 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICASESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN EL CONTEXTO DE COVID-19: PERFIL, COMPORTAMIENTOS Y ACTIVIDADES ACADÉMICASUNIVERSITY STUDENTS IN THE CONTEXT OF COVID-19: PROFILE, BEHAVIORS AND ACADEMIC ACTIVITIESEnfermagem; Saúde MentalUniversidades; Educação Superior; Estudantes; Pandemias; COVID-19.Universidades; Educación Superior; Estudiantes; Pandemias; COVID-19.Universities; Education, Higher; Students; Pandemics; COVID-19.Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico, as atividades acadêmicas e os comportamentos de estudantes universitários no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo, que teve os dados coletados entre agosto e setembro de 2020, via formulário Google forms, no Rio Grande de Sul, Brasil. Os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva. Resultados: de 536 estudantes da disciplina optativa de Saúde mental em emergências humanitárias, ofertada pela Universidade Federal de Pelotas, no semestre alternativo, em 2020, 464 participaram. Desses, 53,45% estavam em isolamento e distanciamento social, 40,73% tiveram piora da situação financeira, 66,59% buscaram apoio familiar e 85,96% acompanharam atividades a distância. Conclusão: o distanciamento e o isolamento social foram fundamentais para o controle da infecção pela COVID-19, porém apresentaram fatores negativos, como piora da situação financeira, e positivo, a adaptação às novas abordagens para a continuidade das aulas remotas.Objective: to describe the sociodemographic profile, academic activities, and behaviors of college students in the context of the COVID-19 pandemic. Method: cross-sectional, descriptive, quantitative study, which had data collected between August and September 2020, via Google forms, in Rio Grande de Sul, Brazil. Data were analyzed using descriptive statistics. Results: of 536 students in the optional discipline of Mental Health in Humanitarian Emergencies, offered by the Federal University of Pelotas, in the alternate semester in 2020, 464 participated. Of these, 53.45% were in isolation and social withdrawal, 40.73% had worsening financial situation, 66.59% sought family support, and 85.96% followed distance activities. Conclusion: the distancing and social isolation were fundamental for the control of the infection by COVID-19, but presented negative factors, such as worsening of the financial situation, and positive, the adaptation to the new approaches for the continuity of the remote classes.Objetivo: describir el perfil sociodemográfico, las actividades académicas y los comportamientos de los estudiantes universitarios en el contexto de la pandemia de COVID-19. Método: estudio transversal, descriptivo, cuantitativo, que tuvo datos recogidos entre agosto y septiembre de 2020, a través de formularios de Google, en Rio Grande de Sul, Brasil. Los datos se analizaron mediante estadísticas descriptivas. Resultados: de 536 estudiantes de la disciplina optativa de Salud mental en emergencias humanitarias, ofertada por la Universidad Federal de Pelotas, en el semestre alternativo, en 2020, participaron 464. De ellos, el 53,45% se encontraba en situación de aislamiento y distanciamiento social, el 40,73% presentaba un empeoramiento de la situación económica, el 66,59% buscaba apoyo familiar y el 85,96% realizaba actividades a distancia. Conclusión: el distanciamiento y el aislamiento social fueron fundamentalespara el control de la infección por COVID-19, pero presentaron factores negativos, como el empeoramiento de la situación financiera, y positivos, la adaptación a los nuevos enfoques para la continuidad de las clases a distancia.Universidade Federal do ParanáFagundes, Angélica TrindadeWillrich, Janaína QuinzenAntonacci, Milena HohmannKantorski, Luciane PradoPortela, Dariane LimaSouza, Thylia Teixeira2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8230610.5380/ce.v27i0.82306Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporengspahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdf_eshttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49745https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49746https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49747https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49748https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/50301https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51133https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51134https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51283https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52261https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52262https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52263https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52264https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52265https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52266https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52267Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:44:32Zoai:revistas.ufpr.br:article/82306Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:44:32Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN EL CONTEXTO DE COVID-19: PERFIL, COMPORTAMIENTOS Y ACTIVIDADES ACADÉMICAS UNIVERSITY STUDENTS IN THE CONTEXT OF COVID-19: PROFILE, BEHAVIORS AND ACADEMIC ACTIVITIES |
title |
UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS |
spellingShingle |
UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS Fagundes, Angélica Trindade Enfermagem; Saúde Mental Universidades; Educação Superior; Estudantes; Pandemias; COVID-19. Universidades; Educación Superior; Estudiantes; Pandemias; COVID-19. Universities; Education, Higher; Students; Pandemics; COVID-19. |
title_short |
UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS |
title_full |
UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS |
title_fullStr |
UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS |
title_full_unstemmed |
UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS |
title_sort |
UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA COVID-19: PERFIL, COMPORTAMENTOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS |
author |
Fagundes, Angélica Trindade |
author_facet |
Fagundes, Angélica Trindade Willrich, Janaína Quinzen Antonacci, Milena Hohmann Kantorski, Luciane Prado Portela, Dariane Lima Souza, Thylia Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Willrich, Janaína Quinzen Antonacci, Milena Hohmann Kantorski, Luciane Prado Portela, Dariane Lima Souza, Thylia Teixeira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Angélica Trindade Willrich, Janaína Quinzen Antonacci, Milena Hohmann Kantorski, Luciane Prado Portela, Dariane Lima Souza, Thylia Teixeira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem; Saúde Mental Universidades; Educação Superior; Estudantes; Pandemias; COVID-19. Universidades; Educación Superior; Estudiantes; Pandemias; COVID-19. Universities; Education, Higher; Students; Pandemics; COVID-19. |
topic |
Enfermagem; Saúde Mental Universidades; Educação Superior; Estudantes; Pandemias; COVID-19. Universidades; Educación Superior; Estudiantes; Pandemias; COVID-19. Universities; Education, Higher; Students; Pandemics; COVID-19. |
description |
Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico, as atividades acadêmicas e os comportamentos de estudantes universitários no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo, que teve os dados coletados entre agosto e setembro de 2020, via formulário Google forms, no Rio Grande de Sul, Brasil. Os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva. Resultados: de 536 estudantes da disciplina optativa de Saúde mental em emergências humanitárias, ofertada pela Universidade Federal de Pelotas, no semestre alternativo, em 2020, 464 participaram. Desses, 53,45% estavam em isolamento e distanciamento social, 40,73% tiveram piora da situação financeira, 66,59% buscaram apoio familiar e 85,96% acompanharam atividades a distância. Conclusão: o distanciamento e o isolamento social foram fundamentais para o controle da infecção pela COVID-19, porém apresentaram fatores negativos, como piora da situação financeira, e positivo, a adaptação às novas abordagens para a continuidade das aulas remotas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306 10.5380/ce.v27i0.82306 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v27i0.82306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306/pdf_es https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49745 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49746 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49747 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/49748 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/50301 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51133 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51134 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/51283 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52261 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52262 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52263 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52264 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52265 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52266 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/82306/52267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v27i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068304620191744 |