THE VIEW OF MOTHERS ON THE HUMANIZATION OF CARE FOR THE CHILD IN PRIMARY HEALTH CARE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33570 |
Resumo: | Estudo qualitativo desenvolvido em uma Unidade de Saúde da Família em 2010 com o objetivo de discutir a humanização do atendimento à criança na visão de mães à luz da Política Nacional de Humanização. Os dados foram coletados por meio de formulário aplicado à 12 mães acompanhantes; o enfermeiro foi apontado como o profissional que mais atende a criança. A falta de privacidade, durante o atendimento, as filas de espera, o ambiente inadequado para crianças e responsáveis são fatores que não contribuem para a humanização do atendimento. Há pouco estímulo à participação das mães nas consultas e falhas na comunicação interpessoal entre profissionais e usuários. Para as participantes alguns problemas identificados na Unidade são de fácil resolução tendo por intuito humanizar o atendimento. |
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THE VIEW OF MOTHERS ON THE HUMANIZATION OF CARE FOR THE CHILD IN PRIMARY HEALTH CAREVISIÓN DE MADRES ACERCA DE LA HUMANIZACIÓN EN EL ATENDIMIENTO DEL NIÑO EN ATENCIÓN PRIMARIA A LA SALUDVISÃO DE MÃES SOBRE A HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDEHumanization of care; Children’s health; Primary Healthcare.Humanização da assistência; Saúde da criança; Atenção primária à saúde.Humanización de la asistencia; Salud del niño; Atención primaria a la salud.Estudo qualitativo desenvolvido em uma Unidade de Saúde da Família em 2010 com o objetivo de discutir a humanização do atendimento à criança na visão de mães à luz da Política Nacional de Humanização. Os dados foram coletados por meio de formulário aplicado à 12 mães acompanhantes; o enfermeiro foi apontado como o profissional que mais atende a criança. A falta de privacidade, durante o atendimento, as filas de espera, o ambiente inadequado para crianças e responsáveis são fatores que não contribuem para a humanização do atendimento. Há pouco estímulo à participação das mães nas consultas e falhas na comunicação interpessoal entre profissionais e usuários. Para as participantes alguns problemas identificados na Unidade são de fácil resolução tendo por intuito humanizar o atendimento.This qualitative study was undertaken in a Family Health Center in 2010 with the objective of discussingthe humanization of the care for the child in the view of the mothers, in the light of the National Humanization Policy.The data was collected through a questionnaire administered to 12 mothers accompanying children; the nurse wasindicated as the professional who most cares for the child. The lack of privacy during the attendance, the waiting lines,and the environment which is inappropriate for children and their guardians were factors which do not contribute to thehumanization of the attendance. There is little encouragement for the mothers to participate in the consultations, andthere are flaws in the interpersonal communication between professionals and service users. For the participants, someproblems identified in the Center are easy to resolve, the aim being to humanize the care.Estudio cualitativo desarrollado en una Unidad de Salud de la Familia en 2010 con la finalidad de discutirla humanización del atendimiento al niño en la visión de madres a la luz de la Política Nacional de Humanización. Losdatos fueron obtenidos por medio de formulario aplicado a 12 madres acompañantes; el enfermero fue indicado como elprofesional que más atiende al niño. La falta de privacidad durante el atendimiento, las filas de espera, el ambiente inadecuadopara niños y responsables son factores que no contribuyen para la humanización del atendimiento. Hay poco estímulo a laparticipación de las madres en las consultas y problemas en la comunicación interpersonal entre profesionales y usuarios.Para las participantes, algunos problemas identificados en la Unidad son fáciles de solucionar para humanizar el atendimiento.Universidade Federal do ParanáLima, Kálya Yasmine Nunes deMonteiro, Akemi IwataSantos, Ana Dulce Batista dosTeixeira, Gabriela Bezerra2013-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3357010.5380/ce.v18i3.33570Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)2176-91331414-853610.5380/ce.v18i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33570/21068info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:46:45Zoai:revistas.ufpr.br:article/33570Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:46:45Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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