IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaís Araújo da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freitas, Genival Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84628
Resumo: Objetivo: conhecer e compreender as percepções e significados atribuídos à identidade biográfica e relacional do ser enfermeira pelo grupo social que atuou como diretora do Departamento e Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.Método: estudo histórico-social de abordagem qualitativa. Coleta de dados ocorrida entre março a novembro de 2017. Utilizou-se a teoria de Claude Dubar como referencial teórico. Foram realizadas 11 entrevistas, as quais foram analisadas pela técnica da Análise do Discurso.Resultados: emergiram duas categorias. A primeira evidenciou o processo de articulação, a prática do cuidado e o programa de Integração Docente-Assistencial, e abordou aspectos relacionados ao poder e ao modelo-referência. A segunda elencou o papel do docente/gestor e enfatizou as questões relacionadas ao reconhecimento e ao respeito.Conclusão: esse estudo poderá contribuir para o reconhecimento e visibilidade da área da Enfermagem, especialmente, no campo da assistência, da gestão e do ensino.
id UFPR-15_2e07674345bab7077139376ea6f2c55d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/84628
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORAPapel do profissional de enfermagem; Crise de identidade; Enfermagem; Organização e administração; Serviços de integração docente-assistencial.Objetivo: conhecer e compreender as percepções e significados atribuídos à identidade biográfica e relacional do ser enfermeira pelo grupo social que atuou como diretora do Departamento e Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.Método: estudo histórico-social de abordagem qualitativa. Coleta de dados ocorrida entre março a novembro de 2017. Utilizou-se a teoria de Claude Dubar como referencial teórico. Foram realizadas 11 entrevistas, as quais foram analisadas pela técnica da Análise do Discurso.Resultados: emergiram duas categorias. A primeira evidenciou o processo de articulação, a prática do cuidado e o programa de Integração Docente-Assistencial, e abordou aspectos relacionados ao poder e ao modelo-referência. A segunda elencou o papel do docente/gestor e enfatizou as questões relacionadas ao reconhecimento e ao respeito.Conclusão: esse estudo poderá contribuir para o reconhecimento e visibilidade da área da Enfermagem, especialmente, no campo da assistência, da gestão e do ensino.Federal University of ParanáCoordenação de Apoio ao Pessoal de Nível Superior (Capes)Silva, Thaís Araújo daFreitas, Genival Fernandes de2023-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8462810.1590/ce.v28i0.84628Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)2176-91331414-853610.1590/ce.v28i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84628/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/51818https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/51819https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/51820https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/51821https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/51822https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/53736https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/53737https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/56498https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/56499https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/56500Direitos autorais 2023 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:30:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/84628Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2023-12-14T17:30:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA
title IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA
spellingShingle IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA
Silva, Thaís Araújo da
Papel do profissional de enfermagem; Crise de identidade; Enfermagem; Organização e administração; Serviços de integração docente-assistencial.
title_short IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA
title_full IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA
title_fullStr IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA
title_full_unstemmed IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA
title_sort IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA
author Silva, Thaís Araújo da
author_facet Silva, Thaís Araújo da
Freitas, Genival Fernandes de
author_role author
author2 Freitas, Genival Fernandes de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Apoio ao Pessoal de Nível Superior (Capes)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaís Araújo da
Freitas, Genival Fernandes de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do profissional de enfermagem; Crise de identidade; Enfermagem; Organização e administração; Serviços de integração docente-assistencial.
topic Papel do profissional de enfermagem; Crise de identidade; Enfermagem; Organização e administração; Serviços de integração docente-assistencial.
description Objetivo: conhecer e compreender as percepções e significados atribuídos à identidade biográfica e relacional do ser enfermeira pelo grupo social que atuou como diretora do Departamento e Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.Método: estudo histórico-social de abordagem qualitativa. Coleta de dados ocorrida entre março a novembro de 2017. Utilizou-se a teoria de Claude Dubar como referencial teórico. Foram realizadas 11 entrevistas, as quais foram analisadas pela técnica da Análise do Discurso.Resultados: emergiram duas categorias. A primeira evidenciou o processo de articulação, a prática do cuidado e o programa de Integração Docente-Assistencial, e abordou aspectos relacionados ao poder e ao modelo-referência. A segunda elencou o papel do docente/gestor e enfatizou as questões relacionadas ao reconhecimento e ao respeito.Conclusão: esse estudo poderá contribuir para o reconhecimento e visibilidade da área da Enfermagem, especialmente, no campo da assistência, da gestão e do ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-02
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84628
10.1590/ce.v28i0.84628
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84628
identifier_str_mv 10.1590/ce.v28i0.84628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84628/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/51818
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/51819
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/51820
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/51821
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/51822
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/53736
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/53737
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/56498
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/56499
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84628/56500
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
2176-9133
1414-8536
10.1590/ce.v28i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068289156841472