A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender a experiência do fenômeno vivenciado pelos enfermeiros preceptores de graduandos do último ano em Enfermagem. O referencial metodológico utilizado foi a fenomenologia e os sujeitos, quinze enfermeiros preceptores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió, Alagoas. As entrevistas foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2010, com a seguinte questão norteadora: Como é para você vivenciar o papel de enfermeiro preceptor de graduandos em Enfermagem no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes? Foram reveladas cinco categorias: Satisfação em receber graduandos; Estímulo à atualização; Sobrecarga de Trabalho; Apoio da academia aos enfermeiros e Características do graduando x Sucesso do estágio. Com o desvelar do fenômeno, foi possível obter subsídios para colaborar com as academias formadoras com um suporte teórico para possível reestruturação do planejamento do estágio curricular obrigatório na área hospitalar. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000018 |
id |
UFC-16_ee71817899a7dfb0cc085301f2034a2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4344 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológicoEnfermagemEstágio ClínicoServiços de Integração Docente-Assistencial.Este estudo teve como objetivo compreender a experiência do fenômeno vivenciado pelos enfermeiros preceptores de graduandos do último ano em Enfermagem. O referencial metodológico utilizado foi a fenomenologia e os sujeitos, quinze enfermeiros preceptores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió, Alagoas. As entrevistas foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2010, com a seguinte questão norteadora: Como é para você vivenciar o papel de enfermeiro preceptor de graduandos em Enfermagem no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes? Foram reveladas cinco categorias: Satisfação em receber graduandos; Estímulo à atualização; Sobrecarga de Trabalho; Apoio da academia aos enfermeiros e Características do graduando x Sucesso do estágio. Com o desvelar do fenômeno, foi possível obter subsídios para colaborar com as academias formadoras com um suporte teórico para possível reestruturação do planejamento do estágio curricular obrigatório na área hospitalar. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000018Universidade Federal do Ceará2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011)Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344/3332Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Pâmela Elaine NogueiraSantos, Sidney Augusto Maximiano dosComassetto, IsabelSantos, Regina Maria dosSantana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva2023-02-14T13:44:47Zoai:periodicos.ufc:article/4344Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-14T13:44:47Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico |
title |
A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico |
spellingShingle |
A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico Tavares, Pâmela Elaine Nogueira Enfermagem Estágio Clínico Serviços de Integração Docente-Assistencial. |
title_short |
A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico |
title_full |
A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico |
title_fullStr |
A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico |
title_full_unstemmed |
A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico |
title_sort |
A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico |
author |
Tavares, Pâmela Elaine Nogueira |
author_facet |
Tavares, Pâmela Elaine Nogueira Santos, Sidney Augusto Maximiano dos Comassetto, Isabel Santos, Regina Maria dos Santana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sidney Augusto Maximiano dos Comassetto, Isabel Santos, Regina Maria dos Santana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Pâmela Elaine Nogueira Santos, Sidney Augusto Maximiano dos Comassetto, Isabel Santos, Regina Maria dos Santana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Estágio Clínico Serviços de Integração Docente-Assistencial. |
topic |
Enfermagem Estágio Clínico Serviços de Integração Docente-Assistencial. |
description |
Este estudo teve como objetivo compreender a experiência do fenômeno vivenciado pelos enfermeiros preceptores de graduandos do último ano em Enfermagem. O referencial metodológico utilizado foi a fenomenologia e os sujeitos, quinze enfermeiros preceptores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió, Alagoas. As entrevistas foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2010, com a seguinte questão norteadora: Como é para você vivenciar o papel de enfermeiro preceptor de graduandos em Enfermagem no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes? Foram reveladas cinco categorias: Satisfação em receber graduandos; Estímulo à atualização; Sobrecarga de Trabalho; Apoio da academia aos enfermeiros e Características do graduando x Sucesso do estágio. Com o desvelar do fenômeno, foi possível obter subsídios para colaborar com as academias formadoras com um suporte teórico para possível reestruturação do planejamento do estágio curricular obrigatório na área hospitalar. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000018 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344/3332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011) Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174721073119232 |