Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal Health NPEPS |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6378 |
Resumo: | Objetivo: conhecer as vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde. Método: estudo exploratório e com abordagem qualitativa, realizado entre o primeiro semestre de 2019 e o último de 2020, junto a 24 alunos do último semestre do curso de enfermagem, em uma universidade pública de Mato Grosso, Brasil. A coleta de dados foi realizada de forma remota. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. Resultados: o processo de transição do formato tradicional do estágio supervisionado de enfermagem para uma nova modalidade de ensino-aprendizagem e acompanhamento em campo prático, foi concebido pelos estudantes com certa apreensão, pelo desconhecimento da estratégia, mas remetendo a ideia de maior liberdade e autonomia. Consideram que um preceptor deve ser comprometido com a ética e a formação de qualidade. Quanto a coordenação do estágio, veem como importante interlocução entre alunos e preceptores, estreitando laços e oportunizando momentos de trocas, com direcionamentos e apoio para o melhor aproveitamento. Conclusão: as vivências dos estudantes de enfermagem na preceptoria foram positivas, o que pode impactar na atuação profissional futura. |
id |
UNEMAT-3_b4a86f834da41ad987433237c4c1c6d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6378 |
network_acronym_str |
UNEMAT-3 |
network_name_str |
Journal Health NPEPS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en saludDocentesEnfermagemEducação em EnfermagemServiços de Integração Docente-AssistencialPreceptoriaObjetivo: conhecer as vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde. Método: estudo exploratório e com abordagem qualitativa, realizado entre o primeiro semestre de 2019 e o último de 2020, junto a 24 alunos do último semestre do curso de enfermagem, em uma universidade pública de Mato Grosso, Brasil. A coleta de dados foi realizada de forma remota. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. Resultados: o processo de transição do formato tradicional do estágio supervisionado de enfermagem para uma nova modalidade de ensino-aprendizagem e acompanhamento em campo prático, foi concebido pelos estudantes com certa apreensão, pelo desconhecimento da estratégia, mas remetendo a ideia de maior liberdade e autonomia. Consideram que um preceptor deve ser comprometido com a ética e a formação de qualidade. Quanto a coordenação do estágio, veem como importante interlocução entre alunos e preceptores, estreitando laços e oportunizando momentos de trocas, com direcionamentos e apoio para o melhor aproveitamento. Conclusão: as vivências dos estudantes de enfermagem na preceptoria foram positivas, o que pode impactar na atuação profissional futura.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6378Journal Health NPEPS; v. 7 n. 1 (2022): Janeiro-JunhoJournal Health NPEPS; Vol. 7 No. 1 (2022): Janeiro-JunhoJournal Health NPEPS; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Janeiro-Junho2526-1010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6378/4666Alves da Silva, Andressa Baggio, ÉricaAntonelo Martins, Vanessa Hattori, Thalise YuriFerreira do Nascimento, Vagner Pereira Terças-Trettel, Ana Cláudia info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-18T16:31:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6378Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:41.368604Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud |
title |
Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud |
spellingShingle |
Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud Alves da Silva, Andressa Docentes Enfermagem Educação em Enfermagem Serviços de Integração Docente-Assistencial Preceptoria |
title_short |
Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud |
title_full |
Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud |
title_fullStr |
Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud |
title_full_unstemmed |
Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud |
title_sort |
Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud |
author |
Alves da Silva, Andressa |
author_facet |
Alves da Silva, Andressa Baggio, Érica Antonelo Martins, Vanessa Hattori, Thalise Yuri Ferreira do Nascimento, Vagner Pereira Terças-Trettel, Ana Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Baggio, Érica Antonelo Martins, Vanessa Hattori, Thalise Yuri Ferreira do Nascimento, Vagner Pereira Terças-Trettel, Ana Cláudia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves da Silva, Andressa Baggio, Érica Antonelo Martins, Vanessa Hattori, Thalise Yuri Ferreira do Nascimento, Vagner Pereira Terças-Trettel, Ana Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Enfermagem Educação em Enfermagem Serviços de Integração Docente-Assistencial Preceptoria |
topic |
Docentes Enfermagem Educação em Enfermagem Serviços de Integração Docente-Assistencial Preceptoria |
description |
Objetivo: conhecer as vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde. Método: estudo exploratório e com abordagem qualitativa, realizado entre o primeiro semestre de 2019 e o último de 2020, junto a 24 alunos do último semestre do curso de enfermagem, em uma universidade pública de Mato Grosso, Brasil. A coleta de dados foi realizada de forma remota. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. Resultados: o processo de transição do formato tradicional do estágio supervisionado de enfermagem para uma nova modalidade de ensino-aprendizagem e acompanhamento em campo prático, foi concebido pelos estudantes com certa apreensão, pelo desconhecimento da estratégia, mas remetendo a ideia de maior liberdade e autonomia. Consideram que um preceptor deve ser comprometido com a ética e a formação de qualidade. Quanto a coordenação do estágio, veem como importante interlocução entre alunos e preceptores, estreitando laços e oportunizando momentos de trocas, com direcionamentos e apoio para o melhor aproveitamento. Conclusão: as vivências dos estudantes de enfermagem na preceptoria foram positivas, o que pode impactar na atuação profissional futura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6378 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6378/4666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS; v. 7 n. 1 (2022): Janeiro-Junho Journal Health NPEPS; Vol. 7 No. 1 (2022): Janeiro-Junho Journal Health NPEPS; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Janeiro-Junho 2526-1010 reponame:Journal Health NPEPS instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Journal Health NPEPS |
collection |
Journal Health NPEPS |
repository.name.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
npeps@unemat.br |
_version_ |
1797051502771044352 |