HUMANIZATION OF THE NURSING ATTENDANCE IN AN EMERGENCY UNIT: PERCEPTION OF THE USER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciak, Inês
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Sandri, Juliana Vieira de Araujo, Spier, Fernanda Drech
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14269
Resumo: O Sistema Único de Saúde volta a sua atenção para a implantação do Programa Nacional de Humanização daAssistência Hospitalar. Este artigo tem como objetivo analisar o atendimento recebido, a satisfação e os problemasenfrentados na Unidade de Emergência do HUOP, segundo a percepção dos usuários ou familiares. Estudo qualitativo, decaráter descritivo e exploratório que utilizou um roteiro com perguntas semi-estruturadas e diário de campo para a obtençãodos dados da análise, identificados em duas categorias: 1) Logística no atendimento de enfermagem do pronto-socorro; 2)Assistência de enfermagem. Embora os resultados tenham mostrado deficiências na resolutividade da atenção básica àsaúde, na regulação/atendimento, estrutura física hospitalar e no ambiente de trabalho, os usuários e familiares considerarama assistência de enfermagem adequada por terem sido atendidos com atenção, carinho e eficiência.
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