HUMANIZATION OF THE NURSING ATTENDANCE IN AN EMERGENCY UNIT: PERCEPTION OF THE USER
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14269 |
Resumo: | O Sistema Único de Saúde volta a sua atenção para a implantação do Programa Nacional de Humanização daAssistência Hospitalar. Este artigo tem como objetivo analisar o atendimento recebido, a satisfação e os problemasenfrentados na Unidade de Emergência do HUOP, segundo a percepção dos usuários ou familiares. Estudo qualitativo, decaráter descritivo e exploratório que utilizou um roteiro com perguntas semi-estruturadas e diário de campo para a obtençãodos dados da análise, identificados em duas categorias: 1) Logística no atendimento de enfermagem do pronto-socorro; 2)Assistência de enfermagem. Embora os resultados tenham mostrado deficiências na resolutividade da atenção básica àsaúde, na regulação/atendimento, estrutura física hospitalar e no ambiente de trabalho, os usuários e familiares considerarama assistência de enfermagem adequada por terem sido atendidos com atenção, carinho e eficiência. |
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HUMANIZATION OF THE NURSING ATTENDANCE IN AN EMERGENCY UNIT: PERCEPTION OF THE USERHUMANIZACIÓN DE LA ASISTENCIA DE ENFERMERÍA EN UNA UNIDAD DE EMERGENCIA: PERCEPCIÓN DEL USUARIOHUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA: PERCEPÇÃO DO USUÁRIOAssistência de enfermagem; Humanização da assistência; Serviços de saúde; Nursing care; Humanization of assistance; Health services; Atención de enfermería; Humanización de la atención; Servicios de saludO Sistema Único de Saúde volta a sua atenção para a implantação do Programa Nacional de Humanização daAssistência Hospitalar. Este artigo tem como objetivo analisar o atendimento recebido, a satisfação e os problemasenfrentados na Unidade de Emergência do HUOP, segundo a percepção dos usuários ou familiares. Estudo qualitativo, decaráter descritivo e exploratório que utilizou um roteiro com perguntas semi-estruturadas e diário de campo para a obtençãodos dados da análise, identificados em duas categorias: 1) Logística no atendimento de enfermagem do pronto-socorro; 2)Assistência de enfermagem. Embora os resultados tenham mostrado deficiências na resolutividade da atenção básica àsaúde, na regulação/atendimento, estrutura física hospitalar e no ambiente de trabalho, os usuários e familiares considerarama assistência de enfermagem adequada por terem sido atendidos com atenção, carinho e eficiência.The Unified Health System focuses its attention on the implantation of the National Hospital AttendanceHumanization Program. This paper presents an analysis of the nursing attendance, the satisfaction and the problems facedin the HUOP Emergency Unit, according to the user’s perception and their relatives’. It is a qualitative, descriptive andexploratory study. A semi-structured guide of questions and a field diary were used in order to gather data, and theanalysis identified two categories: 1) Logistics in nursing attendance in the emergency unit; and 2) Nursing attendance.Although the results have shown deficiencies in the resolution of basic health attendance as for regulation/attendance,hospital physical structure and in the work environment, users and their relatives have considered nursing attendancesuitable regarding its attention, care and efficiency.El Sistema Único de Salud direcciona su atención para la implantación del Programa Nacional de Humanizaciónde la Asistencia Hospitalaria. Este artículo tiene como objetivo analizar el atendimiento recibido, la satisfacción y losproblemas enfrentados en la Unidad de Emergencia del Hospital Universitario del Oeste del Paraná (HUOP), según lapercepción de los usuarios o familiares. Estudio cualitativo, de carácter descriptivo y exploratorio, que usó una guía conpreguntas semiestructuradas y un diario de campo para conseguir los datos para análisis, identificados en dos categorías:1) Logística en el atendimiento de enfermería de primeros auxilios; 2) Asistencia de enfermería. Aunque los resultadoshayan mostrado deficiencias en la resolutividad de la atención básica a la salud, en la regulación/atendimiento, estructurafísica hospitalaria y en el ambiente de trabajo, los usuarios y familiares consideraron la asistencia de enfermería adecuadapor haber sido asistidos con atención, afecto y eficacia.Universidade Federal do Paraná2009-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1426910.5380/ce.v14i1.14269Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)2176-91331414-853610.5380/ce.v14i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14269/9592Maciak, InêsSandri, Juliana Vieira de AraujoSpier, Fernanda Drechinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T13:35:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/14269Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-13T13:35:10Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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