GROUPS DYNAMICS: A LEARNING AND TEACHING APPROACH IN COPING WITH CHRONICAL ILLNESS CONDITIONS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8732 |
Resumo: | Este estudo focaliza a convivência em grupo como veículo de ensino e aprendizagem no enfrentamento da situação crônica de saúde de hipertensão arterial. Teve como bases teóricas os conceitos de Pessoas com Hipertensão Arterial; Grupos; Educação e Saúde e Enfrentamento. Foi norteado pelos pressupostos de: que a pessoa com uma doença crônica pode ser saudável; a educação em saúde através de uma convivência grupal constitui um instrumento para o desenvolvimento das potencialidades humanas. Teve como objetivo facilitar a formação de um grupo de convivência com as pessoas hipertensas, e o desenvolvimento de ações educativas que proporcionassem um enfrentamento saudável. O estudo foi desenvolvido, durante o período de um ano, com um grupo de oito pessoas. Os temas que emergiram no grupo foram analisados de forma descritiva e segundo a técnica de identificação de domínios e suas taxonomias. O processo de convivência foi desenvolvido em três fases distintas: Ver para crer; A convivência e Novos rumos. Durante o processo de convivência surgiram temas caracteizados como estressores, os quais, segundo os membros do grupo, contribuem para o descontrole da pressão arterial, tais como: emoção, incluindo tristeza, raiva e nervosismo; condições de trabalho inadequadas; condições financeiras desfavoráveis; atendimento insatisfatório das unidades de saúde; problemas relacionados a violência; relacionamento familiar e perdas. O estudo mostrou que o processo de convivência em grupo propicia o ensino e aprendizagem do enfrentamento às situações difíceis de vida, através de um processo de troca de experiências interpessoais. Acredito qu esta experiência na formação de grupos em condição crônica de saúde possa estimular reflexões sobre a exploração de grupos como mais um recurso na prática de enfermagem. |
id |
UFPR-15_5c43414ef3fcd39b4c3aa43fa22fee2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/8732 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GROUPS DYNAMICS: A LEARNING AND TEACHING APPROACH IN COPING WITH CHRONICAL ILLNESS CONDITIONSCONVIVÊNCIA EM GRUPO: UMA MODALIDADE PARA APRENDER E ENSINAR A ENFRENTAR A SITUAÇÂO CRÔNICA DE SAÚDEEste estudo focaliza a convivência em grupo como veículo de ensino e aprendizagem no enfrentamento da situação crônica de saúde de hipertensão arterial. Teve como bases teóricas os conceitos de Pessoas com Hipertensão Arterial; Grupos; Educação e Saúde e Enfrentamento. Foi norteado pelos pressupostos de: que a pessoa com uma doença crônica pode ser saudável; a educação em saúde através de uma convivência grupal constitui um instrumento para o desenvolvimento das potencialidades humanas. Teve como objetivo facilitar a formação de um grupo de convivência com as pessoas hipertensas, e o desenvolvimento de ações educativas que proporcionassem um enfrentamento saudável. O estudo foi desenvolvido, durante o período de um ano, com um grupo de oito pessoas. Os temas que emergiram no grupo foram analisados de forma descritiva e segundo a técnica de identificação de domínios e suas taxonomias. O processo de convivência foi desenvolvido em três fases distintas: Ver para crer; A convivência e Novos rumos. Durante o processo de convivência surgiram temas caracteizados como estressores, os quais, segundo os membros do grupo, contribuem para o descontrole da pressão arterial, tais como: emoção, incluindo tristeza, raiva e nervosismo; condições de trabalho inadequadas; condições financeiras desfavoráveis; atendimento insatisfatório das unidades de saúde; problemas relacionados a violência; relacionamento familiar e perdas. O estudo mostrou que o processo de convivência em grupo propicia o ensino e aprendizagem do enfrentamento às situações difíceis de vida, através de um processo de troca de experiências interpessoais. Acredito qu esta experiência na formação de grupos em condição crônica de saúde possa estimular reflexões sobre a exploração de grupos como mais um recurso na prática de enfermagem.Universidade Federal do Paraná2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/873210.5380/ce.v1i2.8732Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996)Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996)Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996)2176-91331414-853610.5380/ce.v1i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8732/6053Tomasi, Neusi Garcia Segurainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-13T21:48:55Zoai:revistas.ufpr.br:article/8732Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2020-07-13T21:48:55Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GROUPS DYNAMICS: A LEARNING AND TEACHING APPROACH IN COPING WITH CHRONICAL ILLNESS CONDITIONS CONVIVÊNCIA EM GRUPO: UMA MODALIDADE PARA APRENDER E ENSINAR A ENFRENTAR A SITUAÇÂO CRÔNICA DE SAÚDE |
title |
GROUPS DYNAMICS: A LEARNING AND TEACHING APPROACH IN COPING WITH CHRONICAL ILLNESS CONDITIONS |
spellingShingle |
GROUPS DYNAMICS: A LEARNING AND TEACHING APPROACH IN COPING WITH CHRONICAL ILLNESS CONDITIONS Tomasi, Neusi Garcia Segura |
title_short |
GROUPS DYNAMICS: A LEARNING AND TEACHING APPROACH IN COPING WITH CHRONICAL ILLNESS CONDITIONS |
title_full |
GROUPS DYNAMICS: A LEARNING AND TEACHING APPROACH IN COPING WITH CHRONICAL ILLNESS CONDITIONS |
title_fullStr |
GROUPS DYNAMICS: A LEARNING AND TEACHING APPROACH IN COPING WITH CHRONICAL ILLNESS CONDITIONS |
title_full_unstemmed |
GROUPS DYNAMICS: A LEARNING AND TEACHING APPROACH IN COPING WITH CHRONICAL ILLNESS CONDITIONS |
title_sort |
GROUPS DYNAMICS: A LEARNING AND TEACHING APPROACH IN COPING WITH CHRONICAL ILLNESS CONDITIONS |
author |
Tomasi, Neusi Garcia Segura |
author_facet |
Tomasi, Neusi Garcia Segura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomasi, Neusi Garcia Segura |
description |
Este estudo focaliza a convivência em grupo como veículo de ensino e aprendizagem no enfrentamento da situação crônica de saúde de hipertensão arterial. Teve como bases teóricas os conceitos de Pessoas com Hipertensão Arterial; Grupos; Educação e Saúde e Enfrentamento. Foi norteado pelos pressupostos de: que a pessoa com uma doença crônica pode ser saudável; a educação em saúde através de uma convivência grupal constitui um instrumento para o desenvolvimento das potencialidades humanas. Teve como objetivo facilitar a formação de um grupo de convivência com as pessoas hipertensas, e o desenvolvimento de ações educativas que proporcionassem um enfrentamento saudável. O estudo foi desenvolvido, durante o período de um ano, com um grupo de oito pessoas. Os temas que emergiram no grupo foram analisados de forma descritiva e segundo a técnica de identificação de domínios e suas taxonomias. O processo de convivência foi desenvolvido em três fases distintas: Ver para crer; A convivência e Novos rumos. Durante o processo de convivência surgiram temas caracteizados como estressores, os quais, segundo os membros do grupo, contribuem para o descontrole da pressão arterial, tais como: emoção, incluindo tristeza, raiva e nervosismo; condições de trabalho inadequadas; condições financeiras desfavoráveis; atendimento insatisfatório das unidades de saúde; problemas relacionados a violência; relacionamento familiar e perdas. O estudo mostrou que o processo de convivência em grupo propicia o ensino e aprendizagem do enfrentamento às situações difíceis de vida, através de um processo de troca de experiências interpessoais. Acredito qu esta experiência na formação de grupos em condição crônica de saúde possa estimular reflexões sobre a exploração de grupos como mais um recurso na prática de enfermagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8732 10.5380/ce.v1i2.8732 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8732 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v1i2.8732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8732/6053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996) Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996) Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v1i2 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068291872653312 |