TEACHING LEARNING PROCESS AS NA INTERACTION EXPERIENCE WITH OSTOMIZED PATIENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantovani, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8738
Resumo: Estudo realizado junto a pacientes no pré e pós operatório de ostomias intestinais, seus familiares e equipe de saúde no ambiente hospitalar, cujo objetivo foi a implentação de prática assistencial, norteada pelos conceitos de interação, comunicação e percepção da teoria de Alcance de Objetivos de King. O trabalho foi realizado no período de agosto de 1994 a outubro de 1995. o processo de Enfermagem utilizado constou de quatro fases: encontro inicial, visitas de acompanhamento, encontros em grupo e avaliação. Participaram desta prática assistencial ostomizados intestinais da comunidade, o que possibilitou a troca de informações entre pessoas que vivenciaram situações semelhantes. O resultado deste caminhar é apresentado sob a forma de descrição narrativa da trajetória de três pacientes, da análise emergiram temas destacando-se: a necessidade de informações, o medo, a negação da ostomia, a assitência prestada, as crenças e os valores. O processo interativo foi desencadeado e facilitado pela percepção e comunicação dos atores envolvidos, o que propiciou a formulação de uma proposta alternativa, voltada para o contexto hospitalar, que utiliza como estratégia a participação de ostomizados da comunidade na formação de agentes multiplicadores no processo de ensinar e aprender a conviver com a ostomia.
id UFPR-15_6c9b97e683cda6e044ea3258863bec6b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/8738
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling TEACHING LEARNING PROCESS AS NA INTERACTION EXPERIENCE WITH OSTOMIZED PATIENTSPROCESSO DE INTERAÇÃO PROPICICANDO ENSINO E APRENDIZAGEM NA VIVÊNCIA COM A OSTOMIAEstudo realizado junto a pacientes no pré e pós operatório de ostomias intestinais, seus familiares e equipe de saúde no ambiente hospitalar, cujo objetivo foi a implentação de prática assistencial, norteada pelos conceitos de interação, comunicação e percepção da teoria de Alcance de Objetivos de King. O trabalho foi realizado no período de agosto de 1994 a outubro de 1995. o processo de Enfermagem utilizado constou de quatro fases: encontro inicial, visitas de acompanhamento, encontros em grupo e avaliação. Participaram desta prática assistencial ostomizados intestinais da comunidade, o que possibilitou a troca de informações entre pessoas que vivenciaram situações semelhantes. O resultado deste caminhar é apresentado sob a forma de descrição narrativa da trajetória de três pacientes, da análise emergiram temas destacando-se: a necessidade de informações, o medo, a negação da ostomia, a assitência prestada, as crenças e os valores. O processo interativo foi desencadeado e facilitado pela percepção e comunicação dos atores envolvidos, o que propiciou a formulação de uma proposta alternativa, voltada para o contexto hospitalar, que utiliza como estratégia a participação de ostomizados da comunidade na formação de agentes multiplicadores no processo de ensinar e aprender a conviver com a ostomia.Universidade Federal do Paraná2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/873810.5380/ce.v1i2.8738Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996)Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996)Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996)2176-91331414-853610.5380/ce.v1i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8738/6059Mantovani, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-17T17:00:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/8738Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-17T17:00:47Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv TEACHING LEARNING PROCESS AS NA INTERACTION EXPERIENCE WITH OSTOMIZED PATIENTS
PROCESSO DE INTERAÇÃO PROPICICANDO ENSINO E APRENDIZAGEM NA VIVÊNCIA COM A OSTOMIA
title TEACHING LEARNING PROCESS AS NA INTERACTION EXPERIENCE WITH OSTOMIZED PATIENTS
spellingShingle TEACHING LEARNING PROCESS AS NA INTERACTION EXPERIENCE WITH OSTOMIZED PATIENTS
Mantovani, Maria de Fátima
title_short TEACHING LEARNING PROCESS AS NA INTERACTION EXPERIENCE WITH OSTOMIZED PATIENTS
title_full TEACHING LEARNING PROCESS AS NA INTERACTION EXPERIENCE WITH OSTOMIZED PATIENTS
title_fullStr TEACHING LEARNING PROCESS AS NA INTERACTION EXPERIENCE WITH OSTOMIZED PATIENTS
title_full_unstemmed TEACHING LEARNING PROCESS AS NA INTERACTION EXPERIENCE WITH OSTOMIZED PATIENTS
title_sort TEACHING LEARNING PROCESS AS NA INTERACTION EXPERIENCE WITH OSTOMIZED PATIENTS
author Mantovani, Maria de Fátima
author_facet Mantovani, Maria de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantovani, Maria de Fátima
description Estudo realizado junto a pacientes no pré e pós operatório de ostomias intestinais, seus familiares e equipe de saúde no ambiente hospitalar, cujo objetivo foi a implentação de prática assistencial, norteada pelos conceitos de interação, comunicação e percepção da teoria de Alcance de Objetivos de King. O trabalho foi realizado no período de agosto de 1994 a outubro de 1995. o processo de Enfermagem utilizado constou de quatro fases: encontro inicial, visitas de acompanhamento, encontros em grupo e avaliação. Participaram desta prática assistencial ostomizados intestinais da comunidade, o que possibilitou a troca de informações entre pessoas que vivenciaram situações semelhantes. O resultado deste caminhar é apresentado sob a forma de descrição narrativa da trajetória de três pacientes, da análise emergiram temas destacando-se: a necessidade de informações, o medo, a negação da ostomia, a assitência prestada, as crenças e os valores. O processo interativo foi desencadeado e facilitado pela percepção e comunicação dos atores envolvidos, o que propiciou a formulação de uma proposta alternativa, voltada para o contexto hospitalar, que utiliza como estratégia a participação de ostomizados da comunidade na formação de agentes multiplicadores no processo de ensinar e aprender a conviver com a ostomia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8738
10.5380/ce.v1i2.8738
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8738
identifier_str_mv 10.5380/ce.v1i2.8738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8738/6059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996)
Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996)
Cogitare Enfermagem; v. 1, n. 2 (1996)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v1i2
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068292930666496