THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Léia Fortes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bel Homo, Rafael Fernandes, Paes da Silva, Maria Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140
Resumo: O objetivo foi analisar a situação do ensino das Práticas Integrativas e Complementares em faculdadesde Enfermagem, Medicina e Fisioterapia no Brasil. A amostra foi constituída de faculdades públicas e a busca dedados ocorreu nos sites das instituições investigadas entre maio de 2012 a março de 2013. Das 209 instituiçõespúblicas de ensino superior, somente 43 (32,3%) oferecem disciplinas relacionadas com o tema. Dentre os trêscursos, as escolas de Enfermagem oferecem mais disciplinas, seguidas pela Medicina e Fisioterapia; 26,4%,17,5% e 14,6%, respectivamente. A média da carga horária é de 46 horas e a maioria delas são oferecidas deforma optativa, ficando boa parte dos profissionais de saúde sem nenhuma aproximação acadêmica com essessaberes. As instituições de ensino, que formam profissionais para o mercado de trabalho e para o Sistema Únicode Saúde, precisam rever as grades curriculares.
id UFPR-15_74dec53b3ff7401507b7d5025ad36a45
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/35140
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINESITUAÇÃO DO ENSINO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E MEDICINASITUACIÓN DEL ENSEÑANZA DE LAS PRÁCTICAS INTEGRATIVAS Y COMPLEMENTARIAS EN LOS CURSOS DE GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA, FISIOTERAPIA Y MEDICINAComplementary therapies; Teaching; Nursing; Medicine; Physiotherapy.Terapias complementares; Ensino; Enfermagem; Medicina; Fisioterapia.Terapias complementarias; Enseñanza; Enfermería; Medicina; Fisioterapia.O objetivo foi analisar a situação do ensino das Práticas Integrativas e Complementares em faculdadesde Enfermagem, Medicina e Fisioterapia no Brasil. A amostra foi constituída de faculdades públicas e a busca dedados ocorreu nos sites das instituições investigadas entre maio de 2012 a março de 2013. Das 209 instituiçõespúblicas de ensino superior, somente 43 (32,3%) oferecem disciplinas relacionadas com o tema. Dentre os trêscursos, as escolas de Enfermagem oferecem mais disciplinas, seguidas pela Medicina e Fisioterapia; 26,4%,17,5% e 14,6%, respectivamente. A média da carga horária é de 46 horas e a maioria delas são oferecidas deforma optativa, ficando boa parte dos profissionais de saúde sem nenhuma aproximação acadêmica com essessaberes. As instituições de ensino, que formam profissionais para o mercado de trabalho e para o Sistema Únicode Saúde, precisam rever as grades curriculares.This study aimed to analyze the situation ofthe teaching of Integrative and Complementary Practicesin faculties of Nursing, Medicine and Physiotherapy inBrazil. The sample was constituted of public facultiesand the data search occurred on the websites of theinstitutions investigated, between May 2012 and March2013. Of the 209 public higher education institutions, only43 (32.3%) offered courses related to this topic. Amongthese three courses, the schools of Nursing offer the mostcourses, followed by Medicine and Physiotherapy; 26.4%,17.5% and 14.6%, respectively. The mean course load is46 hours, and the majority are offered as options, witha large proportion of health professionals not studyingthese knowledges. The teaching institutions, which trainprofessionals for the job market and for the Unified HealthSystem, need to review the curriculum frameworks.Fue objetivo del estudio analizar la situación de la enseñanza de las Prácticas Integrativas y Complementarias en facultades de Enfermería, Medicina y Fisioterapia en el Brasil. La muestra fue constituida de facultades públicas y la búsqueda de datos ocurrió en los sites de las instituciones investigadas entre mayo de 2012 y marzode 2013. De las 209 instituciones públicas de enseñanza superior, solamente 43 (32,3%) ofrecen asignaturas acerca del tema. Entre los tres cursos, las escuelas de Enfermería ofrecen más asignaturas, seguidas por la Medicina y Fisioterapia; 26,4%, 17,5% y 14,6%, respectivamente. La media de horas es de 46 y la mayoría de ellas son ofrecidas de forma optativa, quedándose una grande parte de losprofesionales de salud sin aproximación académica con eses saberes. Las instituciones de enseñanza, que forman profesionales para el mercado de trabajo y para el Sistema Único de Salud, necesitan analizar los currículos.Universidade Federal do ParanáSalles, Léia FortesBel Homo, Rafael FernandesPaes da Silva, Maria Júlia2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3514010.5380/ce.v19i4.35140Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014)Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014)Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014)2176-91331414-853610.5380/ce.v19i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140/23941https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140/23942https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17315https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17316https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17318https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17320https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17322info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:36:45Zoai:revistas.ufpr.br:article/35140Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:36:45Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE
SITUAÇÃO DO ENSINO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E MEDICINA
SITUACIÓN DEL ENSEÑANZA DE LAS PRÁCTICAS INTEGRATIVAS Y COMPLEMENTARIAS EN LOS CURSOS DE GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA, FISIOTERAPIA Y MEDICINA
title THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE
spellingShingle THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE
Salles, Léia Fortes
Complementary therapies; Teaching; Nursing; Medicine; Physiotherapy.
Terapias complementares; Ensino; Enfermagem; Medicina; Fisioterapia.
Terapias complementarias; Enseñanza; Enfermería; Medicina; Fisioterapia.
title_short THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE
title_full THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE
title_fullStr THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE
title_full_unstemmed THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE
title_sort THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE
author Salles, Léia Fortes
author_facet Salles, Léia Fortes
Bel Homo, Rafael Fernandes
Paes da Silva, Maria Júlia
author_role author
author2 Bel Homo, Rafael Fernandes
Paes da Silva, Maria Júlia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Léia Fortes
Bel Homo, Rafael Fernandes
Paes da Silva, Maria Júlia
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Complementary therapies; Teaching; Nursing; Medicine; Physiotherapy.
Terapias complementares; Ensino; Enfermagem; Medicina; Fisioterapia.
Terapias complementarias; Enseñanza; Enfermería; Medicina; Fisioterapia.
topic Complementary therapies; Teaching; Nursing; Medicine; Physiotherapy.
Terapias complementares; Ensino; Enfermagem; Medicina; Fisioterapia.
Terapias complementarias; Enseñanza; Enfermería; Medicina; Fisioterapia.
description O objetivo foi analisar a situação do ensino das Práticas Integrativas e Complementares em faculdadesde Enfermagem, Medicina e Fisioterapia no Brasil. A amostra foi constituída de faculdades públicas e a busca dedados ocorreu nos sites das instituições investigadas entre maio de 2012 a março de 2013. Das 209 instituiçõespúblicas de ensino superior, somente 43 (32,3%) oferecem disciplinas relacionadas com o tema. Dentre os trêscursos, as escolas de Enfermagem oferecem mais disciplinas, seguidas pela Medicina e Fisioterapia; 26,4%,17,5% e 14,6%, respectivamente. A média da carga horária é de 46 horas e a maioria delas são oferecidas deforma optativa, ficando boa parte dos profissionais de saúde sem nenhuma aproximação acadêmica com essessaberes. As instituições de ensino, que formam profissionais para o mercado de trabalho e para o Sistema Únicode Saúde, precisam rever as grades curriculares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140
10.5380/ce.v19i4.35140
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140
identifier_str_mv 10.5380/ce.v19i4.35140
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140/23941
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140/23942
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17315
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17316
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17318
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17320
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014)
Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014)
Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v19i4
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068298290987008