THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140 |
Resumo: | O objetivo foi analisar a situação do ensino das Práticas Integrativas e Complementares em faculdadesde Enfermagem, Medicina e Fisioterapia no Brasil. A amostra foi constituída de faculdades públicas e a busca dedados ocorreu nos sites das instituições investigadas entre maio de 2012 a março de 2013. Das 209 instituiçõespúblicas de ensino superior, somente 43 (32,3%) oferecem disciplinas relacionadas com o tema. Dentre os trêscursos, as escolas de Enfermagem oferecem mais disciplinas, seguidas pela Medicina e Fisioterapia; 26,4%,17,5% e 14,6%, respectivamente. A média da carga horária é de 46 horas e a maioria delas são oferecidas deforma optativa, ficando boa parte dos profissionais de saúde sem nenhuma aproximação acadêmica com essessaberes. As instituições de ensino, que formam profissionais para o mercado de trabalho e para o Sistema Únicode Saúde, precisam rever as grades curriculares. |
id |
UFPR-15_74dec53b3ff7401507b7d5025ad36a45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/35140 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINESITUAÇÃO DO ENSINO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E MEDICINASITUACIÓN DEL ENSEÑANZA DE LAS PRÁCTICAS INTEGRATIVAS Y COMPLEMENTARIAS EN LOS CURSOS DE GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA, FISIOTERAPIA Y MEDICINAComplementary therapies; Teaching; Nursing; Medicine; Physiotherapy.Terapias complementares; Ensino; Enfermagem; Medicina; Fisioterapia.Terapias complementarias; Enseñanza; Enfermería; Medicina; Fisioterapia.O objetivo foi analisar a situação do ensino das Práticas Integrativas e Complementares em faculdadesde Enfermagem, Medicina e Fisioterapia no Brasil. A amostra foi constituída de faculdades públicas e a busca dedados ocorreu nos sites das instituições investigadas entre maio de 2012 a março de 2013. Das 209 instituiçõespúblicas de ensino superior, somente 43 (32,3%) oferecem disciplinas relacionadas com o tema. Dentre os trêscursos, as escolas de Enfermagem oferecem mais disciplinas, seguidas pela Medicina e Fisioterapia; 26,4%,17,5% e 14,6%, respectivamente. A média da carga horária é de 46 horas e a maioria delas são oferecidas deforma optativa, ficando boa parte dos profissionais de saúde sem nenhuma aproximação acadêmica com essessaberes. As instituições de ensino, que formam profissionais para o mercado de trabalho e para o Sistema Únicode Saúde, precisam rever as grades curriculares.This study aimed to analyze the situation ofthe teaching of Integrative and Complementary Practicesin faculties of Nursing, Medicine and Physiotherapy inBrazil. The sample was constituted of public facultiesand the data search occurred on the websites of theinstitutions investigated, between May 2012 and March2013. Of the 209 public higher education institutions, only43 (32.3%) offered courses related to this topic. Amongthese three courses, the schools of Nursing offer the mostcourses, followed by Medicine and Physiotherapy; 26.4%,17.5% and 14.6%, respectively. The mean course load is46 hours, and the majority are offered as options, witha large proportion of health professionals not studyingthese knowledges. The teaching institutions, which trainprofessionals for the job market and for the Unified HealthSystem, need to review the curriculum frameworks.Fue objetivo del estudio analizar la situación de la enseñanza de las Prácticas Integrativas y Complementarias en facultades de Enfermería, Medicina y Fisioterapia en el Brasil. La muestra fue constituida de facultades públicas y la búsqueda de datos ocurrió en los sites de las instituciones investigadas entre mayo de 2012 y marzode 2013. De las 209 instituciones públicas de enseñanza superior, solamente 43 (32,3%) ofrecen asignaturas acerca del tema. Entre los tres cursos, las escuelas de Enfermería ofrecen más asignaturas, seguidas por la Medicina y Fisioterapia; 26,4%, 17,5% y 14,6%, respectivamente. La media de horas es de 46 y la mayoría de ellas son ofrecidas de forma optativa, quedándose una grande parte de losprofesionales de salud sin aproximación académica con eses saberes. Las instituciones de enseñanza, que forman profesionales para el mercado de trabajo y para el Sistema Único de Salud, necesitan analizar los currículos.Universidade Federal do ParanáSalles, Léia FortesBel Homo, Rafael FernandesPaes da Silva, Maria Júlia2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3514010.5380/ce.v19i4.35140Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014)Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014)Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014)2176-91331414-853610.5380/ce.v19i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140/23941https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140/23942https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17315https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17316https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17318https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17320https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17322info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:36:45Zoai:revistas.ufpr.br:article/35140Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:36:45Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE SITUAÇÃO DO ENSINO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E MEDICINA SITUACIÓN DEL ENSEÑANZA DE LAS PRÁCTICAS INTEGRATIVAS Y COMPLEMENTARIAS EN LOS CURSOS DE GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA, FISIOTERAPIA Y MEDICINA |
title |
THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE |
spellingShingle |
THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE Salles, Léia Fortes Complementary therapies; Teaching; Nursing; Medicine; Physiotherapy. Terapias complementares; Ensino; Enfermagem; Medicina; Fisioterapia. Terapias complementarias; Enseñanza; Enfermería; Medicina; Fisioterapia. |
title_short |
THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE |
title_full |
THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE |
title_fullStr |
THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE |
title_full_unstemmed |
THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE |
title_sort |
THE SITUATION OF THE TEACHING OF HOLISTIC AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN UNDERGRADUATE COURSES IN NURSING, PHYSIOTHERAPY AND MEDICINE |
author |
Salles, Léia Fortes |
author_facet |
Salles, Léia Fortes Bel Homo, Rafael Fernandes Paes da Silva, Maria Júlia |
author_role |
author |
author2 |
Bel Homo, Rafael Fernandes Paes da Silva, Maria Júlia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salles, Léia Fortes Bel Homo, Rafael Fernandes Paes da Silva, Maria Júlia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complementary therapies; Teaching; Nursing; Medicine; Physiotherapy. Terapias complementares; Ensino; Enfermagem; Medicina; Fisioterapia. Terapias complementarias; Enseñanza; Enfermería; Medicina; Fisioterapia. |
topic |
Complementary therapies; Teaching; Nursing; Medicine; Physiotherapy. Terapias complementares; Ensino; Enfermagem; Medicina; Fisioterapia. Terapias complementarias; Enseñanza; Enfermería; Medicina; Fisioterapia. |
description |
O objetivo foi analisar a situação do ensino das Práticas Integrativas e Complementares em faculdadesde Enfermagem, Medicina e Fisioterapia no Brasil. A amostra foi constituída de faculdades públicas e a busca dedados ocorreu nos sites das instituições investigadas entre maio de 2012 a março de 2013. Das 209 instituiçõespúblicas de ensino superior, somente 43 (32,3%) oferecem disciplinas relacionadas com o tema. Dentre os trêscursos, as escolas de Enfermagem oferecem mais disciplinas, seguidas pela Medicina e Fisioterapia; 26,4%,17,5% e 14,6%, respectivamente. A média da carga horária é de 46 horas e a maioria delas são oferecidas deforma optativa, ficando boa parte dos profissionais de saúde sem nenhuma aproximação acadêmica com essessaberes. As instituições de ensino, que formam profissionais para o mercado de trabalho e para o Sistema Únicode Saúde, precisam rever as grades curriculares. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140 10.5380/ce.v19i4.35140 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v19i4.35140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140/23941 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35140/23942 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17315 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17316 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17318 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17320 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/35140/17322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014) Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014) Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 4 (2014) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v19i4 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068298290987008 |