ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lelli, Louise Bueno
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bernardino, Elizabeth, Peres, Aida Maris, Fabriz, Luciana Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
DOI: 10.5380/ce.v17i2.24932
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24932
Resumo: Estudo de abordagem qualitativa buscou identificar as competências gerenciais utilizadas por enfermeiros que ocupam cargo de supervisores em unidades funcionais assistenciais, em um hospital de ensino na capital paranaense; levantar as competências esperadas pelos enfermeiros sob sua responsabilidade e apreender qual a sua contribuição para o desenvolvimento dessas competências. A amostra se constituiu de dez enfermeiros. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2010 mediante entrevista semiestruturada associada à vinheta, análise temática foi utilizada para a compreensão dos discursos. As categorias encontradas foram trabalho em equipe, comunicação, planejamento, administração de conflitos, liderança, relacionamento interpessoal, técnica, tomada de decisão, compromisso, motivação, facilidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. Verificou-se que as competências gerenciais identificadas são tradicionais e não confluentes com o modelo institucional, contudo, as estratégias para o desenvolvimento de competências necessitam ser reavaliadas e inovadas visando resultados positivos e consolidados.
id UFPR-15_8556b0f0c96e02609f2ed91fc4b1109d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/24932
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
spelling ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINOMANAGERIAL STRATEGIES FOR DEVELOPING COMPETENCIES IN NURSING IN A TEACHING HOSPITALESTRATEGIAS ADMINISTRATIVAS PARA EL DESARROLLO DE COMPETENCIAS EN ENFERMERÍA EN HOSPITAL DE ENSEÑANZANursing; Administration; Professional competency.Enfermagem; Administração; Competência profissional.Enfermería; Administración; Competencia profesional.Estudo de abordagem qualitativa buscou identificar as competências gerenciais utilizadas por enfermeiros que ocupam cargo de supervisores em unidades funcionais assistenciais, em um hospital de ensino na capital paranaense; levantar as competências esperadas pelos enfermeiros sob sua responsabilidade e apreender qual a sua contribuição para o desenvolvimento dessas competências. A amostra se constituiu de dez enfermeiros. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2010 mediante entrevista semiestruturada associada à vinheta, análise temática foi utilizada para a compreensão dos discursos. As categorias encontradas foram trabalho em equipe, comunicação, planejamento, administração de conflitos, liderança, relacionamento interpessoal, técnica, tomada de decisão, compromisso, motivação, facilidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. Verificou-se que as competências gerenciais identificadas são tradicionais e não confluentes com o modelo institucional, contudo, as estratégias para o desenvolvimento de competências necessitam ser reavaliadas e inovadas visando resultados positivos e consolidados.This study with a qualitative approach aimed to identify the managerial competencies used by nurses who occupy the role of supervisors in units which provide hands-on care, in a teaching hospital in the capital of the state of Paraná; highlighting the competencies expected by the nurses under their responsibility and learning what their contribution should be for the development of these competencies. The sample was made up of 8 nurses. Data collection took place in September 2010 through semi-structured interviews associated with vignettes. Thematic analysis was used for understanding the discourses. The categories found were: team work, communication, planning, administration of conflicts, leadership, interpersonal relationships, technique, decision-making, commitment, motivation, and facilities for personal and professional development. It was ascertained that the managerial competencies identified are traditional and not confluent with the institutional model, however, the strategies for developing the competencies need to be re-evaluated and updated with a view to positive and consolidated results.Estudio de abordaje cualitativa que ha buscado identificar las competencias administrativas utilizadas por enfermeros que ocupan cargo de supervisores en unidades funcionales asistenciales, en un hospital de enseñanza en la capital de Paraná; levantar las competencias esperadas por los enfermeros bajo su responsabilidad y aprender cuál es su propia contribución para el desarrollo de esas competencias. La muestra se constituyó de 8 enfermeros. Los datos fueron recogidos en septiembre de 2010 por medio de entrevista semi estructurada asociada a viñeta; análisis temático fue utilizado para comprensión de los discursos. Las categorías fueron trabajo en equipo, comunicación, planeamiento, administración de conflictos, liderazgo, relación interpersonal, técnica, decisión, compromiso, motivación, facilidades para el desarrollo personal y profesional. Se ha verificado que las competencias administrativas identificadas son tradicionales y no confluentes con el modelo institucional, sin embargo, las estrategias para el desarrollo de competencias necesitan ser de nuevo evaluadas e innovadas para obtener resultados positivos y consolidados.Universidade Federal do ParanáNão se aplicaLelli, Louise BuenoBernardino, ElizabethPeres, Aida MarisFabriz, Luciana Aparecida2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2493210.5380/ce.v17i2.24932Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)2176-91331414-853610.5380/ce.v17i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24932/18480info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:38:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/24932Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:38:21Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
MANAGERIAL STRATEGIES FOR DEVELOPING COMPETENCIES IN NURSING IN A TEACHING HOSPITAL
ESTRATEGIAS ADMINISTRATIVAS PARA EL DESARROLLO DE COMPETENCIAS EN ENFERMERÍA EN HOSPITAL DE ENSEÑANZA
title ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
spellingShingle ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
Lelli, Louise Bueno
Nursing; Administration; Professional competency.
Enfermagem; Administração; Competência profissional.
Enfermería; Administración; Competencia profesional.
Lelli, Louise Bueno
Nursing; Administration; Professional competency.
Enfermagem; Administração; Competência profissional.
Enfermería; Administración; Competencia profesional.
title_short ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
title_full ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
title_fullStr ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
title_sort ESTRATÉGIAS GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO
author Lelli, Louise Bueno
author_facet Lelli, Louise Bueno
Lelli, Louise Bueno
Bernardino, Elizabeth
Peres, Aida Maris
Fabriz, Luciana Aparecida
Bernardino, Elizabeth
Peres, Aida Maris
Fabriz, Luciana Aparecida
author_role author
author2 Bernardino, Elizabeth
Peres, Aida Maris
Fabriz, Luciana Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

Não se aplica
dc.contributor.author.fl_str_mv Lelli, Louise Bueno
Bernardino, Elizabeth
Peres, Aida Maris
Fabriz, Luciana Aparecida
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Nursing; Administration; Professional competency.
Enfermagem; Administração; Competência profissional.
Enfermería; Administración; Competencia profesional.
topic Nursing; Administration; Professional competency.
Enfermagem; Administração; Competência profissional.
Enfermería; Administración; Competencia profesional.
description Estudo de abordagem qualitativa buscou identificar as competências gerenciais utilizadas por enfermeiros que ocupam cargo de supervisores em unidades funcionais assistenciais, em um hospital de ensino na capital paranaense; levantar as competências esperadas pelos enfermeiros sob sua responsabilidade e apreender qual a sua contribuição para o desenvolvimento dessas competências. A amostra se constituiu de dez enfermeiros. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2010 mediante entrevista semiestruturada associada à vinheta, análise temática foi utilizada para a compreensão dos discursos. As categorias encontradas foram trabalho em equipe, comunicação, planejamento, administração de conflitos, liderança, relacionamento interpessoal, técnica, tomada de decisão, compromisso, motivação, facilidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. Verificou-se que as competências gerenciais identificadas são tradicionais e não confluentes com o modelo institucional, contudo, as estratégias para o desenvolvimento de competências necessitam ser reavaliadas e inovadas visando resultados positivos e consolidados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24932
10.5380/ce.v17i2.24932
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24932
identifier_str_mv 10.5380/ce.v17i2.24932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24932/18480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v17i2
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1822180390973997056
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5380/ce.v17i2.24932