SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.5380/ce.v16i1.21129 |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21129 |
Resumo: | Este artigo analisa a experiência desenvolvida em uma nova disciplina do currículo da Graduação em Enfermagem implantada em 2006: Enfermagem e Sociedade. Realizaram-se vivências em três oficinas por semestre e encontros semanais com os alunos do primeiro período da Graduação em Enfermagem, durante os dois semestres de 2006 e um de 2007, com três questões: Qual o sentido da vida? Qual o sentido de tornar-se profissional de saúde? Por que escolheu Enfermagem? A vida foi significada como teia de relações, emoções e experiências. A escolha da profissão Enfermagem pelos acadêmicos é resultado da percepção do papel do enfermeiro, das facilidades de acesso ao emprego e da possibilidade de ajudar as pessoas. Dar novos significados ao processo de formação em saúde envolve novos conteúdos que contemplem as relações entre Enfermagem, sociedade e cuidado. |
id |
UFPR-15_9d5a56d1e9ad31a7661ec500cee7e758 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/21129 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
spelling |
SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTESMAKING SENSE OF FEELINGS ABOUT LIFE IN THE FORMATION OF HEALTH PROFESSIONALS: IN THE WORDS OF STUDENTSSIGNIFICANDO LOS SENTIDOS DE LA VIDA EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESIONALES DE SALUD: CON LA PALABRA LOS ESTUDIANTESEducation; Curriculum; Education and Nursing.Educación; Currículo; Educación en enfermería.Este artigo analisa a experiência desenvolvida em uma nova disciplina do currículo da Graduação em Enfermagem implantada em 2006: Enfermagem e Sociedade. Realizaram-se vivências em três oficinas por semestre e encontros semanais com os alunos do primeiro período da Graduação em Enfermagem, durante os dois semestres de 2006 e um de 2007, com três questões: Qual o sentido da vida? Qual o sentido de tornar-se profissional de saúde? Por que escolheu Enfermagem? A vida foi significada como teia de relações, emoções e experiências. A escolha da profissão Enfermagem pelos acadêmicos é resultado da percepção do papel do enfermeiro, das facilidades de acesso ao emprego e da possibilidade de ajudar as pessoas. Dar novos significados ao processo de formação em saúde envolve novos conteúdos que contemplem as relações entre Enfermagem, sociedade e cuidado.This article analyses the experiences which developed in a new discipline in the curriculum of the undergraduate Nursing course implanted in 2006: Nursing and Society. During the two semesters of 2006 and one of 2007, students from the first year of the undergraduate nursing course got together in weekly meetings plus three workshops per semester to discuss three questions: What is the meaning of life? What does it mean to become a health professional? Why did you choose Nursing? Life was seen as a web of relationships, emotions and experiences. The choice of the nursing profession by the students is a result of the perception of the role of the nurse, the facilities to enter work and the possibility of helping people. Finding new meanings in the process of training health professionals involves new content which looks at the relationships between Nursing, society and care.Este artículo analiza la experiencia desarrollada en una nueva disciplina del currículo de la Graduación en Enfermería implantada en 2006: Enfermería y Sociedad. Fueron realizadas vivencias en tres encuentros por semestre y clases semanales con los alumnos del primer periodo de la Graduación en Enfermería, durante los dos semestres de 2006 y un de 2007, con tres cuestiones: ¿Cuál el sentido de la vida? ¿Qué significa tornarse profesional de salud? ¿Por que elegiste Enfermería? La vida fue significada como tela de relaciones, emociones y experiencias. El hecho de elegir Enfermería como profesión para los académicos es resultado de la percepción del papel del enfermero, de las facilidades de acceso al empleo y de la posibilidad de ayudar a las personas. Dar nuevos significados al proceso de formación en salud involucra nuevos contenidos que contemplen las relaciones entre Enfermería, sociedad y cuidado.Universidade Federal do ParanáDuarte Lima, Rita de CássiaGalavote, Heletícia ScabeloSchwartz, Talita DouradoRamos, Maria CristinaNascimento do Prado, ThiagoMaciel, Ethel Leonor Noia2011-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2112910.5380/ce.v16i1.21129Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011)2176-91331414-853610.5380/ce.v16i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21129/13955info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T19:15:23Zoai:revistas.ufpr.br:article/21129Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-02-03T19:15:23Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES MAKING SENSE OF FEELINGS ABOUT LIFE IN THE FORMATION OF HEALTH PROFESSIONALS: IN THE WORDS OF STUDENTS SIGNIFICANDO LOS SENTIDOS DE LA VIDA EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESIONALES DE SALUD: CON LA PALABRA LOS ESTUDIANTES |
title |
SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES |
spellingShingle |
SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES Duarte Lima, Rita de Cássia Education; Curriculum; Education and Nursing. Educación; Currículo; Educación en enfermería. Duarte Lima, Rita de Cássia Education; Curriculum; Education and Nursing. Educación; Currículo; Educación en enfermería. |
title_short |
SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES |
title_full |
SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES |
title_fullStr |
SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES |
title_sort |
SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES |
author |
Duarte Lima, Rita de Cássia |
author_facet |
Duarte Lima, Rita de Cássia Duarte Lima, Rita de Cássia Galavote, Heletícia Scabelo Schwartz, Talita Dourado Ramos, Maria Cristina Nascimento do Prado, Thiago Maciel, Ethel Leonor Noia Galavote, Heletícia Scabelo Schwartz, Talita Dourado Ramos, Maria Cristina Nascimento do Prado, Thiago Maciel, Ethel Leonor Noia |
author_role |
author |
author2 |
Galavote, Heletícia Scabelo Schwartz, Talita Dourado Ramos, Maria Cristina Nascimento do Prado, Thiago Maciel, Ethel Leonor Noia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte Lima, Rita de Cássia Galavote, Heletícia Scabelo Schwartz, Talita Dourado Ramos, Maria Cristina Nascimento do Prado, Thiago Maciel, Ethel Leonor Noia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education; Curriculum; Education and Nursing. Educación; Currículo; Educación en enfermería. |
topic |
Education; Curriculum; Education and Nursing. Educación; Currículo; Educación en enfermería. |
description |
Este artigo analisa a experiência desenvolvida em uma nova disciplina do currículo da Graduação em Enfermagem implantada em 2006: Enfermagem e Sociedade. Realizaram-se vivências em três oficinas por semestre e encontros semanais com os alunos do primeiro período da Graduação em Enfermagem, durante os dois semestres de 2006 e um de 2007, com três questões: Qual o sentido da vida? Qual o sentido de tornar-se profissional de saúde? Por que escolheu Enfermagem? A vida foi significada como teia de relações, emoções e experiências. A escolha da profissão Enfermagem pelos acadêmicos é resultado da percepção do papel do enfermeiro, das facilidades de acesso ao emprego e da possibilidade de ajudar as pessoas. Dar novos significados ao processo de formação em saúde envolve novos conteúdos que contemplem as relações entre Enfermagem, sociedade e cuidado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21129 10.5380/ce.v16i1.21129 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21129 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v16i1.21129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21129/13955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011) Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011) Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v16i1 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1822180390623772672 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5380/ce.v16i1.21129 |