SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Lima, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Galavote, Heletícia Scabelo, Schwartz, Talita Dourado, Ramos, Maria Cristina, Nascimento do Prado, Thiago, Maciel, Ethel Leonor Noia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21129
Resumo: Este artigo analisa a experiência desenvolvida em uma nova disciplina do currículo da Graduação em Enfermagem implantada em 2006: Enfermagem e Sociedade. Realizaram-se vivências em três oficinas por semestre e encontros semanais com os alunos do primeiro período da Graduação em Enfermagem, durante os dois semestres de 2006 e um de 2007, com três questões: Qual o sentido da vida? Qual o sentido de tornar-se profissional de saúde? Por que escolheu Enfermagem? A vida foi significada como teia de relações, emoções e experiências. A escolha da profissão Enfermagem pelos acadêmicos é resultado da percepção do papel do enfermeiro, das facilidades de acesso ao emprego e da possibilidade de ajudar as pessoas. Dar novos significados ao processo de formação em saúde envolve novos conteúdos que contemplem as relações entre Enfermagem, sociedade e cuidado.
id UFPR-15_9d5a56d1e9ad31a7661ec500cee7e758
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/21129
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTESMAKING SENSE OF FEELINGS ABOUT LIFE IN THE FORMATION OF HEALTH PROFESSIONALS: IN THE WORDS OF STUDENTSSIGNIFICANDO LOS SENTIDOS DE LA VIDA EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESIONALES DE SALUD: CON LA PALABRA LOS ESTUDIANTESEducation; Curriculum; Education and Nursing.Educación; Currículo; Educación en enfermería.Este artigo analisa a experiência desenvolvida em uma nova disciplina do currículo da Graduação em Enfermagem implantada em 2006: Enfermagem e Sociedade. Realizaram-se vivências em três oficinas por semestre e encontros semanais com os alunos do primeiro período da Graduação em Enfermagem, durante os dois semestres de 2006 e um de 2007, com três questões: Qual o sentido da vida? Qual o sentido de tornar-se profissional de saúde? Por que escolheu Enfermagem? A vida foi significada como teia de relações, emoções e experiências. A escolha da profissão Enfermagem pelos acadêmicos é resultado da percepção do papel do enfermeiro, das facilidades de acesso ao emprego e da possibilidade de ajudar as pessoas. Dar novos significados ao processo de formação em saúde envolve novos conteúdos que contemplem as relações entre Enfermagem, sociedade e cuidado.This article analyses the experiences which developed in a new discipline in the curriculum of the undergraduate Nursing course implanted in 2006: Nursing and Society. During the two semesters of 2006 and one of 2007, students from the first year of the undergraduate nursing course got together in weekly meetings plus three workshops per semester to discuss three questions: What is the meaning of life? What does it mean to become a health professional? Why did you choose Nursing? Life was seen as a web of relationships, emotions and experiences. The choice of the nursing profession by the students is a result of the perception of the role of the nurse, the facilities to enter work and the possibility of helping people. Finding new meanings in the process of training health professionals involves new content which looks at the relationships between Nursing, society and care.Este artículo analiza la experiencia desarrollada en una nueva disciplina del currículo de la Graduación en Enfermería implantada en 2006: Enfermería y Sociedad. Fueron realizadas vivencias en tres encuentros por semestre y clases semanales con los alumnos del primer periodo de la Graduación en Enfermería, durante los dos semestres de 2006 y un de 2007, con tres cuestiones: ¿Cuál el sentido de la vida? ¿Qué significa tornarse profesional de salud? ¿Por que elegiste Enfermería? La vida fue significada como tela de relaciones, emociones y experiencias. El hecho de elegir Enfermería como profesión para los académicos es resultado de la percepción del papel del enfermero, de las facilidades de acceso al empleo y de la posibilidad de ayudar a las personas. Dar nuevos significados al proceso de formación en salud involucra nuevos contenidos que contemplen las relaciones entre Enfermería, sociedad y cuidado.Universidade Federal do ParanáDuarte Lima, Rita de CássiaGalavote, Heletícia ScabeloSchwartz, Talita DouradoRamos, Maria CristinaNascimento do Prado, ThiagoMaciel, Ethel Leonor Noia2011-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2112910.5380/ce.v16i1.21129Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011)2176-91331414-853610.5380/ce.v16i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21129/13955info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T19:15:23Zoai:revistas.ufpr.br:article/21129Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-02-03T19:15:23Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES
MAKING SENSE OF FEELINGS ABOUT LIFE IN THE FORMATION OF HEALTH PROFESSIONALS: IN THE WORDS OF STUDENTS
SIGNIFICANDO LOS SENTIDOS DE LA VIDA EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESIONALES DE SALUD: CON LA PALABRA LOS ESTUDIANTES
title SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES
spellingShingle SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES
Duarte Lima, Rita de Cássia
Education; Curriculum; Education and Nursing.
Educación; Currículo; Educación en enfermería.
title_short SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES
title_full SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES
title_fullStr SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES
title_full_unstemmed SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES
title_sort SIGNIFICANDO OS SENTIDOS DA VIDA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COM A PALAVRA OS ESTUDANTES
author Duarte Lima, Rita de Cássia
author_facet Duarte Lima, Rita de Cássia
Galavote, Heletícia Scabelo
Schwartz, Talita Dourado
Ramos, Maria Cristina
Nascimento do Prado, Thiago
Maciel, Ethel Leonor Noia
author_role author
author2 Galavote, Heletícia Scabelo
Schwartz, Talita Dourado
Ramos, Maria Cristina
Nascimento do Prado, Thiago
Maciel, Ethel Leonor Noia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Lima, Rita de Cássia
Galavote, Heletícia Scabelo
Schwartz, Talita Dourado
Ramos, Maria Cristina
Nascimento do Prado, Thiago
Maciel, Ethel Leonor Noia
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Education; Curriculum; Education and Nursing.
Educación; Currículo; Educación en enfermería.
topic Education; Curriculum; Education and Nursing.
Educación; Currículo; Educación en enfermería.
description Este artigo analisa a experiência desenvolvida em uma nova disciplina do currículo da Graduação em Enfermagem implantada em 2006: Enfermagem e Sociedade. Realizaram-se vivências em três oficinas por semestre e encontros semanais com os alunos do primeiro período da Graduação em Enfermagem, durante os dois semestres de 2006 e um de 2007, com três questões: Qual o sentido da vida? Qual o sentido de tornar-se profissional de saúde? Por que escolheu Enfermagem? A vida foi significada como teia de relações, emoções e experiências. A escolha da profissão Enfermagem pelos acadêmicos é resultado da percepção do papel do enfermeiro, das facilidades de acesso ao emprego e da possibilidade de ajudar as pessoas. Dar novos significados ao processo de formação em saúde envolve novos conteúdos que contemplem as relações entre Enfermagem, sociedade e cuidado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-30
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21129
10.5380/ce.v16i1.21129
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21129
identifier_str_mv 10.5380/ce.v16i1.21129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21129/13955
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011)
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011)
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 1 (2011)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v16i1
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068306084003840