Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaiser, Dagmar Elaine
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Serbim, Andreivna Kharenine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23643
Resumo: O objetivo do estudo foi conhecer as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados em março de 2007 por meio de entrevista semi-estruturada junto a dez alunos formandos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo todos os participantes do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o entendimento dos acadêmicos em relação a sua formação considerando a educação superior, as diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem, o projeto pedagógico do curso, o perfil do egresso e o currículo. Conclui-se dando ênfase ao currículo e ao projeto pedagógico do curso como relevantes para uma formação sólida, integrada e sintonizada com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem.
id UFRGS-2_35cf7c20b20907b0b39986b934f327c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23643
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kaiser, Dagmar ElaineSerbim, Andreivna Kharenine2010-06-08T04:18:33Z20090102-6933http://hdl.handle.net/10183/23643000739685O objetivo do estudo foi conhecer as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados em março de 2007 por meio de entrevista semi-estruturada junto a dez alunos formandos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo todos os participantes do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o entendimento dos acadêmicos em relação a sua formação considerando a educação superior, as diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem, o projeto pedagógico do curso, o perfil do egresso e o currículo. Conclui-se dando ênfase ao currículo e ao projeto pedagógico do curso como relevantes para uma formação sólida, integrada e sintonizada com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem.The objective was to study the perceptions of nursing students about their education considering the National Curriculum Guidelines. This is an exploratory study with a qualitative approach, data were collected in March 2007 through semistructured interviews with ten senior students of the undergraduate course at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, and all study participants signed an Informed Consent. The data were analyzed using content analysis. The results showed an understanding of the students for their training and their close relationship as study participants with higher education, national curriculum guidelines for nursing, teaching project of the course, the profile of the egress and the curriculum. We conclude with an emphasis on curriculum and pedagogical project of the course as relevant to proper training, integrated and harmonized with the National Curricular Guidelines for Nursing.El objetivo fue estudiar las percepciones de los estudiantes de enfermería sobre su educación teniendo en cuenta las directrices del currículo. Este es un estudio exploratorio con aproximación cualitativa, se recogieron datos en marzo de 2007 a través de entrevistas semi-estructuradas con diez alumnos del último año de graduación en la Universidad Federal del Rio Grande do Sul, Brasil, y todos los participantes del estudio firmaron un consentimiento informado. Los datos fueron analizados utilizando el análisis de contenido. Los resultados mostraron una comprensión de los estudiantes para su formación y su estrecha relación, como participantes en el estudio de la enseñanza superior, orientaciones curriculares nacionales para la enfermería, la enseñanza por proyectos del curso, el perfil de egreso y el plan de estudios. Concluimos con un énfasis en los planes de estudio y proyecto pedagógico del curso que sean pertinentes para el entrenamiento adecuado, integrado y armonizado con las Directrices Curriculares Nacionales para la Enfermería.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 633-640Estudantes de enfermagemEducação em enfermagemEnfermagem : CurrículoStudents nursingEducation nursingCurriculumEstudiantes de enfermeríaEducación en enfermeríaCurriculumDiretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagemPlan nacional de directrices: percepciones de los académicos acerca de su formación en enfermería National curriculum guidelines: perceptions of academics about their training in nursing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000739685.pdf.txt000739685.pdf.txtExtracted Texttext/plain35624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/2/000739685.pdf.txt40d7b8cbeceab937141dd4d43a819121MD52ORIGINAL000739685.pdf000739685.pdfTexto completoapplication/pdf52672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/1/000739685.pdfcb6f2df824b957b19c447c6fa3cb8988MD51THUMBNAIL000739685.pdf.jpg000739685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/3/000739685.pdf.jpg7b5080ed3f22d5faa1e93a83d5156f01MD5310183/236432018-10-09 08:05:03.287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23643Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:05:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Plan nacional de directrices: percepciones de los académicos acerca de su formación en enfermería
dc.title.alternative.en.fl_str_mv National curriculum guidelines: perceptions of academics about their training in nursing
title Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
spellingShingle Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
Kaiser, Dagmar Elaine
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Enfermagem : Currículo
Students nursing
Education nursing
Curriculum
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
Curriculum
title_short Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
title_full Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
title_fullStr Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
title_full_unstemmed Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
title_sort Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
author Kaiser, Dagmar Elaine
author_facet Kaiser, Dagmar Elaine
Serbim, Andreivna Kharenine
author_role author
author2 Serbim, Andreivna Kharenine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaiser, Dagmar Elaine
Serbim, Andreivna Kharenine
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Enfermagem : Currículo
topic Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Enfermagem : Currículo
Students nursing
Education nursing
Curriculum
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Students nursing
Education nursing
Curriculum
dc.subject.spa.fl_str_mv Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
Curriculum
description O objetivo do estudo foi conhecer as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados em março de 2007 por meio de entrevista semi-estruturada junto a dez alunos formandos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo todos os participantes do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o entendimento dos acadêmicos em relação a sua formação considerando a educação superior, as diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem, o projeto pedagógico do curso, o perfil do egresso e o currículo. Conclui-se dando ênfase ao currículo e ao projeto pedagógico do curso como relevantes para uma formação sólida, integrada e sintonizada com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-08T04:18:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23643
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000739685
identifier_str_mv 0102-6933
000739685
url http://hdl.handle.net/10183/23643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 633-640
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/2/000739685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/1/000739685.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23643/3/000739685.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 40d7b8cbeceab937141dd4d43a819121
cb6f2df824b957b19c447c6fa3cb8988
7b5080ed3f22d5faa1e93a83d5156f01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447417237012480