EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Lúcia de Fátima Silva de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Viana, Lígia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/11952
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A questão que norteou o estudo foi: Como as enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica adquirem conhecimento durante o processo de formação contínua no seu dia-a-dia? Possui como objeto de estudo a formação contínua das enfermeiras que atuam na prática da terapia intensiva pediátrica e como objetivo analisar como as enfermeiras aprendem na prática do cuidado à criança em estado crítico. O estudo foi realizado em uma instituição pública. Os sujeitos foram enfermeiras. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semi-estruturada e observação participante. Os dados foram analisados através da análise temática. Os resultados mostraram que durante a prática, no dia-a-dia, existe aquisição de conhecimento e que o tempo é fator primordial para aquisição de novas competências.
id UFPR-15_b0f174e1c0ea09c0ae480a3bffef6645
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/11952
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICACONHECIMENTO E PRÁTICA DO ENFERMEIRO NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICONURSING KNOWLEDGE AND PRACTICE IN THE PEDIATRIC INTENSIVE CARE UNITEducação em enfermagem; Educação continuada; Enfermagem pediátrica.Nursing; Ongoing education; Pediatric nursing. Educación en enfermería; Educación continua; Enfermería pediátrica.Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A questão que norteou o estudo foi: Como as enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica adquirem conhecimento durante o processo de formação contínua no seu dia-a-dia? Possui como objeto de estudo a formação contínua das enfermeiras que atuam na prática da terapia intensiva pediátrica e como objetivo analisar como as enfermeiras aprendem na prática do cuidado à criança em estado crítico. O estudo foi realizado em uma instituição pública. Os sujeitos foram enfermeiras. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semi-estruturada e observação participante. Os dados foram analisados através da análise temática. Os resultados mostraram que durante a prática, no dia-a-dia, existe aquisição de conhecimento e que o tempo é fator primordial para aquisição de novas competências. Es un estudio de caso, con abordaje cualitativo. La pregunta que dirigió el estudio fue: ¿Cómo las enfermeras de la unidad de la terapia intensiva pediátrica adquieren conocimiento en el proceso de la formación continua en su cotidiano? Objeto: la formación continua de las enfermeras que actúan en Cuidados Intensivos Pediátricos. Objetivo: analizar como las enfermeras aprenden en la práctica del cuidado al niño críticamente enfermo. El estudio fue realizado en una institución pública. Los sujetos fueron enfermeras. La colecta de datos fue realizada a través de entrevista semiestructurada y de la observación participante. Se utilizó el análisis en la modalidad temática. Los resultados demostraron que mientras la práctica, en cotidiano, la adquisición del conocimiento existe y que el tiempo es factor primordial para la adquisición de nuevas capacidades.It is a case study with qualitative approach. The question that guided the study was: How do nurses in the Pediatric ICU gather knowledge during the process of ongoing education in their daily work? The object of study was the ongoing education of nurses who work in the pediatric intensive care unit and aimed to analyze how nurses learn in the practice of critical infant care. The study was carried out in a public institution. The subjects were nurses. The data collection was developed by means of a half-structured interview and participant observation. Thematic data analysis was used. Results evidenced that, during daily practice, acquisition of knowledge is effected, and time is the major factor for acquisition of new competencies.Universidade Federal do Paraná2008-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1195210.5380/ce.v13i1.11952Cogitare Enfermagem; v. 13, n. 1 (2008)Cogitare Enfermagem; v. 13, n. 1 (2008)Cogitare Enfermagem; v. 13, n. 1 (2008)2176-91331414-853610.5380/ce.v13i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/11952/8433Andrade, Lúcia de Fátima Silva deViana, Lígia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T14:17:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/11952Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-13T14:17:48Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICA
CONHECIMENTO E PRÁTICA DO ENFERMEIRO NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICO
NURSING KNOWLEDGE AND PRACTICE IN THE PEDIATRIC INTENSIVE CARE UNIT
title EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICA
spellingShingle EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICA
Andrade, Lúcia de Fátima Silva de
Educação em enfermagem; Educação continuada; Enfermagem pediátrica.Nursing; Ongoing education; Pediatric nursing. Educación en enfermería; Educación continua; Enfermería pediátrica.
title_short EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICA
title_full EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICA
title_fullStr EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICA
title_full_unstemmed EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICA
title_sort EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICA
author Andrade, Lúcia de Fátima Silva de
author_facet Andrade, Lúcia de Fátima Silva de
Viana, Lígia de Oliveira
author_role author
author2 Viana, Lígia de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Lúcia de Fátima Silva de
Viana, Lígia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem; Educação continuada; Enfermagem pediátrica.Nursing; Ongoing education; Pediatric nursing. Educación en enfermería; Educación continua; Enfermería pediátrica.
topic Educação em enfermagem; Educação continuada; Enfermagem pediátrica.Nursing; Ongoing education; Pediatric nursing. Educación en enfermería; Educación continua; Enfermería pediátrica.
description Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A questão que norteou o estudo foi: Como as enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica adquirem conhecimento durante o processo de formação contínua no seu dia-a-dia? Possui como objeto de estudo a formação contínua das enfermeiras que atuam na prática da terapia intensiva pediátrica e como objetivo analisar como as enfermeiras aprendem na prática do cuidado à criança em estado crítico. O estudo foi realizado em uma instituição pública. Os sujeitos foram enfermeiras. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semi-estruturada e observação participante. Os dados foram analisados através da análise temática. Os resultados mostraram que durante a prática, no dia-a-dia, existe aquisição de conhecimento e que o tempo é fator primordial para aquisição de novas competências.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/11952
10.5380/ce.v13i1.11952
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/11952
identifier_str_mv 10.5380/ce.v13i1.11952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/11952/8433
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 13, n. 1 (2008)
Cogitare Enfermagem; v. 13, n. 1 (2008)
Cogitare Enfermagem; v. 13, n. 1 (2008)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v13i1
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068292406378496