EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.5380/ce.v13i1.11952 |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/11952 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A questão que norteou o estudo foi: Como as enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica adquirem conhecimento durante o processo de formação contínua no seu dia-a-dia? Possui como objeto de estudo a formação contínua das enfermeiras que atuam na prática da terapia intensiva pediátrica e como objetivo analisar como as enfermeiras aprendem na prática do cuidado à criança em estado crítico. O estudo foi realizado em uma instituição pública. Os sujeitos foram enfermeiras. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semi-estruturada e observação participante. Os dados foram analisados através da análise temática. Os resultados mostraram que durante a prática, no dia-a-dia, existe aquisição de conhecimento e que o tempo é fator primordial para aquisição de novas competências. |
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EL CONOCIMIENTO Y LA PRÁCTICA DE LA ENFERMERÍA DE LA UNIDAD DE CUIDADO INTESIVO PEDIÁTRICACONHECIMENTO E PRÁTICA DO ENFERMEIRO NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICONURSING KNOWLEDGE AND PRACTICE IN THE PEDIATRIC INTENSIVE CARE UNITEducação em enfermagem; Educação continuada; Enfermagem pediátrica.Nursing; Ongoing education; Pediatric nursing. Educación en enfermería; Educación continua; Enfermería pediátrica.Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A questão que norteou o estudo foi: Como as enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica adquirem conhecimento durante o processo de formação contínua no seu dia-a-dia? Possui como objeto de estudo a formação contínua das enfermeiras que atuam na prática da terapia intensiva pediátrica e como objetivo analisar como as enfermeiras aprendem na prática do cuidado à criança em estado crítico. O estudo foi realizado em uma instituição pública. Os sujeitos foram enfermeiras. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semi-estruturada e observação participante. Os dados foram analisados através da análise temática. Os resultados mostraram que durante a prática, no dia-a-dia, existe aquisição de conhecimento e que o tempo é fator primordial para aquisição de novas competências. Es un estudio de caso, con abordaje cualitativo. La pregunta que dirigió el estudio fue: ¿Cómo las enfermeras de la unidad de la terapia intensiva pediátrica adquieren conocimiento en el proceso de la formación continua en su cotidiano? Objeto: la formación continua de las enfermeras que actúan en Cuidados Intensivos Pediátricos. Objetivo: analizar como las enfermeras aprenden en la práctica del cuidado al niño críticamente enfermo. El estudio fue realizado en una institución pública. Los sujetos fueron enfermeras. La colecta de datos fue realizada a través de entrevista semiestructurada y de la observación participante. Se utilizó el análisis en la modalidad temática. Los resultados demostraron que mientras la práctica, en cotidiano, la adquisición del conocimiento existe y que el tiempo es factor primordial para la adquisición de nuevas capacidades.It is a case study with qualitative approach. The question that guided the study was: How do nurses in the Pediatric ICU gather knowledge during the process of ongoing education in their daily work? The object of study was the ongoing education of nurses who work in the pediatric intensive care unit and aimed to analyze how nurses learn in the practice of critical infant care. The study was carried out in a public institution. The subjects were nurses. The data collection was developed by means of a half-structured interview and participant observation. Thematic data analysis was used. Results evidenced that, during daily practice, acquisition of knowledge is effected, and time is the major factor for acquisition of new competencies.Universidade Federal do Paraná2008-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1195210.5380/ce.v13i1.11952Cogitare Enfermagem; v. 13, n. 1 (2008)Cogitare Enfermagem; v. 13, n. 1 (2008)Cogitare Enfermagem; v. 13, n. 1 (2008)2176-91331414-853610.5380/ce.v13i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/11952/8433Andrade, Lúcia de Fátima Silva deViana, Lígia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T14:17:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/11952Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-13T14:17:48Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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