LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713 |
Resumo: | O estudo objetiva compreender a Pedagogia Vivencial Humanescente, como tecnologia para o ensino, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Trata-se de um ensaio teórico desenvolvido baseado em dois conceitos: a Pedagogia Vivencial Humanescente, que consiste em uma estratégia pedagógica inovadora para o ensino; e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual diz respeito à interação cognitiva entre o novo conhecimento e as experiências prévias, de modo a fortalecer o educando como ser ativo na construção de seu saber. Conclui-se assim que a Pedagogia Vivencial Humanescente apresenta pressupostos coerentes com a Teoria do Aprendizado Significativo, compreendendo importante tecnologia para o ensino, além de contribuir com mudanças paradigmáticas no cenário da educação. |
id |
UFPR-15_df2e81aba75896d8fb8ca8fe90bcaa12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/39713 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVOHUMANESCENT EXPERIENTIAL PEDAGOGY AND THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNINGA PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVANursing; Teaching; Learning.Enfermagem; Ensino; Aprendizagem.O estudo objetiva compreender a Pedagogia Vivencial Humanescente, como tecnologia para o ensino, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Trata-se de um ensaio teórico desenvolvido baseado em dois conceitos: a Pedagogia Vivencial Humanescente, que consiste em uma estratégia pedagógica inovadora para o ensino; e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual diz respeito à interação cognitiva entre o novo conhecimento e as experiências prévias, de modo a fortalecer o educando como ser ativo na construção de seu saber. Conclui-se assim que a Pedagogia Vivencial Humanescente apresenta pressupostos coerentes com a Teoria do Aprendizado Significativo, compreendendo importante tecnologia para o ensino, além de contribuir com mudanças paradigmáticas no cenário da educação.El estudio tuvo la finalidad de comprender a Pedagogía Vivencial, como tecnología para la enseñanza, a la luz de la Teoría del Aprendizaje Significativo. Es un ensayo teórico desarrollado con base en dos conceptos: la Pedagogía Vivencial Hunanescente, que consiste en una estrategia pedagógica innovadora para la enseñanza; y la Teoría del Aprendizaje Significativo de Ausubel, la cual se asocía a la interacción cognitiva entre el nuevo conocimiento y las experiencias previas, de modo a fortalecer el educando como ser activo en la construcción de su saber. Se concluye que la Pedagogía Vivencial presenta presupuestos coherentes con la Teoría del Aprendizaje Significativo, comprendiendo importante tecnología para la enseñanza, además de contribuir con cambios paradigmáticos en el escenario de la educación.The study aims to understand humanescent xperiential pedagogy as a technology for teaching, according to the theory of significant learning. This is a theoretical essay, which is developed based on two concepts: humanescent experiential pedagogy, which consists of an innovative pedagogical strategy for teaching, and Ausubel’s theory of meaningful learning, which concerns the cognitive interaction between new knowledge and prior experience, in order to strengthen the learner in how to be active in building their knowledge. It is therefore concluded that humanescent experiential pedagogy presents assumptions consistent with the theory of meaningful learning, comprising important technology for teaching,in addition to contributing to paradigm shifts in the education scenario.Universidade Federal do ParanáSilveira, YoleAlves, Kisna Yasmin AndradeSantos, Viviane Euzébia PereiraDantas, Marta Silvânere PereiraMartins, Cláudia Cristiane FilgueiraSalvado, Pétala Tuani Candido de Oliveira2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3971310.5380/ce.v20i3.39713Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015)2176-91331414-853610.5380/ce.v20i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713/26203https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713/26204https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/19999https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20000https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20001https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20002https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20410https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20439https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20684https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20939https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/21815info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:42:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/39713Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:42:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO HUMANESCENT EXPERIENTIAL PEDAGOGY AND THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNING A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title |
LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO |
spellingShingle |
LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO Silveira, Yole Nursing; Teaching; Learning. Enfermagem; Ensino; Aprendizagem. |
title_short |
LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO |
title_full |
LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO |
title_fullStr |
LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO |
title_full_unstemmed |
LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO |
title_sort |
LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO |
author |
Silveira, Yole |
author_facet |
Silveira, Yole Alves, Kisna Yasmin Andrade Santos, Viviane Euzébia Pereira Dantas, Marta Silvânere Pereira Martins, Cláudia Cristiane Filgueira Salvado, Pétala Tuani Candido de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Kisna Yasmin Andrade Santos, Viviane Euzébia Pereira Dantas, Marta Silvânere Pereira Martins, Cláudia Cristiane Filgueira Salvado, Pétala Tuani Candido de Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Yole Alves, Kisna Yasmin Andrade Santos, Viviane Euzébia Pereira Dantas, Marta Silvânere Pereira Martins, Cláudia Cristiane Filgueira Salvado, Pétala Tuani Candido de Oliveira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing; Teaching; Learning. Enfermagem; Ensino; Aprendizagem. |
topic |
Nursing; Teaching; Learning. Enfermagem; Ensino; Aprendizagem. |
description |
O estudo objetiva compreender a Pedagogia Vivencial Humanescente, como tecnologia para o ensino, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Trata-se de um ensaio teórico desenvolvido baseado em dois conceitos: a Pedagogia Vivencial Humanescente, que consiste em uma estratégia pedagógica inovadora para o ensino; e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual diz respeito à interação cognitiva entre o novo conhecimento e as experiências prévias, de modo a fortalecer o educando como ser ativo na construção de seu saber. Conclui-se assim que a Pedagogia Vivencial Humanescente apresenta pressupostos coerentes com a Teoria do Aprendizado Significativo, compreendendo importante tecnologia para o ensino, além de contribuir com mudanças paradigmáticas no cenário da educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713 10.5380/ce.v20i3.39713 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v20i3.39713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713/26203 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713/26204 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/19999 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20000 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20001 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20002 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20410 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20439 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20684 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20939 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/21815 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015) Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015) Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v20i3 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068306058838016 |