LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Yole
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alves, Kisna Yasmin Andrade, Santos, Viviane Euzébia Pereira, Dantas, Marta Silvânere Pereira, Martins, Cláudia Cristiane Filgueira, Salvado, Pétala Tuani Candido de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713
Resumo: O estudo objetiva compreender a Pedagogia Vivencial Humanescente, como tecnologia para o ensino, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Trata-se de um ensaio teórico desenvolvido baseado em dois conceitos: a Pedagogia Vivencial Humanescente, que consiste em uma estratégia pedagógica inovadora para o ensino; e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual diz respeito à interação cognitiva entre o novo conhecimento e as experiências prévias, de modo a fortalecer o educando como ser ativo na construção de seu saber. Conclui-se assim que a Pedagogia Vivencial Humanescente apresenta pressupostos coerentes com a Teoria do Aprendizado Significativo, compreendendo importante tecnologia para o ensino, além de contribuir com mudanças paradigmáticas no cenário da educação.
id UFPR-15_df2e81aba75896d8fb8ca8fe90bcaa12
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/39713
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVOHUMANESCENT EXPERIENTIAL PEDAGOGY AND THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNINGA PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVANursing; Teaching; Learning.Enfermagem; Ensino; Aprendizagem.O estudo objetiva compreender a Pedagogia Vivencial Humanescente, como tecnologia para o ensino, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Trata-se de um ensaio teórico desenvolvido baseado em dois conceitos: a Pedagogia Vivencial Humanescente, que consiste em uma estratégia pedagógica inovadora para o ensino; e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual diz respeito à interação cognitiva entre o novo conhecimento e as experiências prévias, de modo a fortalecer o educando como ser ativo na construção de seu saber. Conclui-se assim que a Pedagogia Vivencial Humanescente apresenta pressupostos coerentes com a Teoria do Aprendizado Significativo, compreendendo importante tecnologia para o ensino, além de contribuir com mudanças paradigmáticas no cenário da educação.El estudio tuvo la finalidad de comprender a Pedagogía Vivencial, como tecnología para la enseñanza, a la luz de la Teoría del Aprendizaje Significativo. Es un ensayo teórico desarrollado con base en dos conceptos: la Pedagogía Vivencial Hunanescente, que consiste en una estrategia pedagógica innovadora para la enseñanza; y la Teoría del Aprendizaje Significativo de Ausubel, la cual se asocía a la interacción cognitiva entre el nuevo conocimiento y las experiencias previas, de modo a fortalecer el educando como ser activo en la construcción de su saber. Se concluye que la Pedagogía Vivencial presenta presupuestos coherentes con la Teoría del Aprendizaje Significativo, comprendiendo importante tecnología para la enseñanza, además de contribuir con cambios paradigmáticos en el escenario de la educación.The study aims to understand humanescent xperiential pedagogy as a technology for teaching, according to the theory of significant learning. This is a theoretical essay, which is developed based on two concepts: humanescent experiential pedagogy, which consists of an innovative pedagogical strategy for teaching, and Ausubel’s theory of meaningful learning, which concerns the cognitive interaction between new knowledge and prior experience, in order to strengthen the learner in how to be active in building their knowledge. It is therefore concluded that humanescent experiential pedagogy presents assumptions consistent with the theory of meaningful learning, comprising important technology for teaching,in addition to contributing to paradigm shifts in the education scenario.Universidade Federal do ParanáSilveira, YoleAlves, Kisna Yasmin AndradeSantos, Viviane Euzébia PereiraDantas, Marta Silvânere PereiraMartins, Cláudia Cristiane FilgueiraSalvado, Pétala Tuani Candido de Oliveira2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3971310.5380/ce.v20i3.39713Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015)2176-91331414-853610.5380/ce.v20i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713/26203https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713/26204https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/19999https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20000https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20001https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20002https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20410https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20439https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20684https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20939https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/21815info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:42:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/39713Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:42:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
HUMANESCENT EXPERIENTIAL PEDAGOGY AND THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNING
A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
spellingShingle LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
Silveira, Yole
Nursing; Teaching; Learning.
Enfermagem; Ensino; Aprendizagem.
title_short LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
title_full LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
title_fullStr LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
title_full_unstemmed LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
title_sort LA PEDAGOGÍA VIVENCIAL Y LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
author Silveira, Yole
author_facet Silveira, Yole
Alves, Kisna Yasmin Andrade
Santos, Viviane Euzébia Pereira
Dantas, Marta Silvânere Pereira
Martins, Cláudia Cristiane Filgueira
Salvado, Pétala Tuani Candido de Oliveira
author_role author
author2 Alves, Kisna Yasmin Andrade
Santos, Viviane Euzébia Pereira
Dantas, Marta Silvânere Pereira
Martins, Cláudia Cristiane Filgueira
Salvado, Pétala Tuani Candido de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Yole
Alves, Kisna Yasmin Andrade
Santos, Viviane Euzébia Pereira
Dantas, Marta Silvânere Pereira
Martins, Cláudia Cristiane Filgueira
Salvado, Pétala Tuani Candido de Oliveira
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Nursing; Teaching; Learning.
Enfermagem; Ensino; Aprendizagem.
topic Nursing; Teaching; Learning.
Enfermagem; Ensino; Aprendizagem.
description O estudo objetiva compreender a Pedagogia Vivencial Humanescente, como tecnologia para o ensino, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Trata-se de um ensaio teórico desenvolvido baseado em dois conceitos: a Pedagogia Vivencial Humanescente, que consiste em uma estratégia pedagógica inovadora para o ensino; e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual diz respeito à interação cognitiva entre o novo conhecimento e as experiências prévias, de modo a fortalecer o educando como ser ativo na construção de seu saber. Conclui-se assim que a Pedagogia Vivencial Humanescente apresenta pressupostos coerentes com a Teoria do Aprendizado Significativo, compreendendo importante tecnologia para o ensino, além de contribuir com mudanças paradigmáticas no cenário da educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713
10.5380/ce.v20i3.39713
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713
identifier_str_mv 10.5380/ce.v20i3.39713
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713/26203
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39713/26204
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/19999
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20000
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20001
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20002
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20410
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20439
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20684
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/20939
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39713/21815
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015)
Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015)
Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 3 (2015)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v20i3
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068306058838016