ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de, Ramos, Vânia Pinheiro, Vasconcelos, Ana Lucia Ribeiro de, Raposo, Maria Cristina Falcão, Moura, Jefferson Wildes da Silva, Oliveira, Raimundo Valmir de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81354
Resumo: Objetivo: avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional. Método: estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100. Resultados: antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%. Conclusão: estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos.
id UFPR-15_e88676a9dfd2f91d32e08963c1318af0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/81354
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELEnfermagem, Saúde Coletiva, Nutrição, Saúde Pública, EducaçãoEducação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional.Objetivo: avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional. Método: estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100. Resultados: antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%. Conclusão: estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos.Universidade Federal do ParanáNão houve.Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro deVasconcelos, Eliane Maria Ribeiro deRamos, Vânia PinheiroVasconcelos, Ana Lucia Ribeiro deRaposo, Maria Cristina FalcãoMoura, Jefferson Wildes da SilvaOliveira, Raimundo Valmir de2022-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de avaliação de desempenho do tipo quase experimental.application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8135410.5380/ce.v27i0.81354Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81354/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48817https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48818https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48819https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48820https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/49565https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53579https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53580https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53581https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53582https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54130https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54131https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54132https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54314https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54322https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54323https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54324https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54325https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54326https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54327https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54328https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54329https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54330https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54889Direitos autorais 2022 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-14T13:33:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/81354Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-09-14T13:33:43Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
title ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
spellingShingle ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de
Enfermagem, Saúde Coletiva, Nutrição, Saúde Pública, Educação
Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional.
title_short ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
title_full ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
title_fullStr ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
title_full_unstemmed ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
title_sort ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
author Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de
author_facet Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de
Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de
Ramos, Vânia Pinheiro
Vasconcelos, Ana Lucia Ribeiro de
Raposo, Maria Cristina Falcão
Moura, Jefferson Wildes da Silva
Oliveira, Raimundo Valmir de
author_role author
author2 Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de
Ramos, Vânia Pinheiro
Vasconcelos, Ana Lucia Ribeiro de
Raposo, Maria Cristina Falcão
Moura, Jefferson Wildes da Silva
Oliveira, Raimundo Valmir de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não houve.
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de
Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de
Ramos, Vânia Pinheiro
Vasconcelos, Ana Lucia Ribeiro de
Raposo, Maria Cristina Falcão
Moura, Jefferson Wildes da Silva
Oliveira, Raimundo Valmir de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem, Saúde Coletiva, Nutrição, Saúde Pública, Educação
Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional.
topic Enfermagem, Saúde Coletiva, Nutrição, Saúde Pública, Educação
Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional.
description Objetivo: avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional. Método: estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100. Resultados: antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%. Conclusão: estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de avaliação de desempenho do tipo quase experimental.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81354
10.5380/ce.v27i0.81354
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81354
identifier_str_mv 10.5380/ce.v27i0.81354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81354/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48817
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48818
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48819
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48820
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/49565
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53579
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53580
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53581
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53582
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54130
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54131
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54132
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54314
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54322
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54323
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54324
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54325
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54326
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54327
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54328
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54329
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54330
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54889
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v27i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068305173839872