ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81354 |
Resumo: | Objetivo: avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional. Método: estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100. Resultados: antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%. Conclusão: estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos. |
id |
UFPR-15_e88676a9dfd2f91d32e08963c1318af0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/81354 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELEnfermagem, Saúde Coletiva, Nutrição, Saúde Pública, EducaçãoEducação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional.Objetivo: avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional. Método: estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100. Resultados: antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%. Conclusão: estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos.Universidade Federal do ParanáNão houve.Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro deVasconcelos, Eliane Maria Ribeiro deRamos, Vânia PinheiroVasconcelos, Ana Lucia Ribeiro deRaposo, Maria Cristina FalcãoMoura, Jefferson Wildes da SilvaOliveira, Raimundo Valmir de2022-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de avaliação de desempenho do tipo quase experimental.application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8135410.5380/ce.v27i0.81354Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81354/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48817https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48818https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48819https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48820https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/49565https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53579https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53580https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53581https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53582https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54130https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54131https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54132https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54314https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54322https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54323https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54324https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54325https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54326https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54327https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54328https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54329https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54330https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54889Direitos autorais 2022 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-14T13:33:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/81354Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-09-14T13:33:43Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL |
title |
ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL |
spellingShingle |
ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de Enfermagem, Saúde Coletiva, Nutrição, Saúde Pública, Educação Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional. |
title_short |
ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL |
title_full |
ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL |
title_fullStr |
ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL |
title_sort |
ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL |
author |
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de |
author_facet |
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de Ramos, Vânia Pinheiro Vasconcelos, Ana Lucia Ribeiro de Raposo, Maria Cristina Falcão Moura, Jefferson Wildes da Silva Oliveira, Raimundo Valmir de |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de Ramos, Vânia Pinheiro Vasconcelos, Ana Lucia Ribeiro de Raposo, Maria Cristina Falcão Moura, Jefferson Wildes da Silva Oliveira, Raimundo Valmir de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Não houve. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de Ramos, Vânia Pinheiro Vasconcelos, Ana Lucia Ribeiro de Raposo, Maria Cristina Falcão Moura, Jefferson Wildes da Silva Oliveira, Raimundo Valmir de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem, Saúde Coletiva, Nutrição, Saúde Pública, Educação Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional. |
topic |
Enfermagem, Saúde Coletiva, Nutrição, Saúde Pública, Educação Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional. |
description |
Objetivo: avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional. Método: estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100. Resultados: antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%. Conclusão: estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de avaliação de desempenho do tipo quase experimental. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81354 10.5380/ce.v27i0.81354 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81354 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v27i0.81354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81354/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48817 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48818 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48819 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/48820 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/49565 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53579 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53580 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53581 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/53582 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54130 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54131 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54132 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54314 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54322 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54323 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54324 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54325 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54326 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54327 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54328 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54329 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54330 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81354/54889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v27i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068305173839872 |