Oficinas educativas de nutrição como estratégia para a promoção de modos de vida saudável
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3204 http://hdl.handle.net/1843/65723 http://orcid.org/0000-0001-7773-1811 http://orcid.org/0000-0003-0283-2313 http://orcid.org/0000-0002-7539-4089 |
Resumo: | O transtorno psiquiátrico implica em dificuldades de cunho individual, familiar e social. Em Belo Horizonte, têm destaque, na rede de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico, os Centros de Convivência, que constituem um dos serviços que contribuem para a construção do projeto de inserção das pessoas com transtorno psiquiátrico na sociedade. O artigo se propõe a divulgar os resultados do projeto de extensão “Educação nutricional para portadores de sofrimento mental em um Centro de Convivência”, cujo objetivo foi avaliar a efetividade das oficinas educativas de nutrição realizadas em um Centro de Convivência para pessoas com transtorno psiquiátrico no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Realizaram-se entrevistas estruturadas com os participantes das oficinas educativas de nutrição, buscando entender o impacto do projeto na promoção de hábitos de vida saudável das pessoas com transtorno psiquiátrico. As oficinas educativas foram realizadas semanalmente sobre temas relacionados à saúde, à alimentação e à nutrição com utilização de técnicas lúdico-pedagógicas. Os resultados das entrevistas foram tabulados e a análise de conteúdo efetuada. No período de 2008 a 2016, executaram-se 97 oficinas educativas, com a participação de 582 usuários ao todo, numa média de seis participantes por oficina. A faixa etária dos participantes foi de 25 a 60 anos. Observaram-se melhorias nos hábitos alimentares dos participantes das oficinas educativas de nutrição do Centro de Convivência. |
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O transtorno psiquiátrico implica em dificuldades de cunho individual, familiar e social. Em Belo Horizonte, têm destaque, na rede de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico, os Centros de Convivência, que constituem um dos serviços que contribuem para a construção do projeto de inserção das pessoas com transtorno psiquiátrico na sociedade. O artigo se propõe a divulgar os resultados do projeto de extensão “Educação nutricional para portadores de sofrimento mental em um Centro de Convivência”, cujo objetivo foi avaliar a efetividade das oficinas educativas de nutrição realizadas em um Centro de Convivência para pessoas com transtorno psiquiátrico no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Realizaram-se entrevistas estruturadas com os participantes das oficinas educativas de nutrição, buscando entender o impacto do projeto na promoção de hábitos de vida saudável das pessoas com transtorno psiquiátrico. As oficinas educativas foram realizadas semanalmente sobre temas relacionados à saúde, à alimentação e à nutrição com utilização de técnicas lúdico-pedagógicas. Os resultados das entrevistas foram tabulados e a análise de conteúdo efetuada. No período de 2008 a 2016, executaram-se 97 oficinas educativas, com a participação de 582 usuários ao todo, numa média de seis participantes por oficina. A faixa etária dos participantes foi de 25 a 60 anos. Observaram-se melhorias nos hábitos alimentares dos participantes das oficinas educativas de nutrição do Centro de Convivência. |
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