Os limites e possibilidades do cooperativismo em assentamentos da reforma agrária na região de Carajás (PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raimundo Nonato Santos da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Daniel Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/92374
Resumo: As cooperativas de pequenos agricultores podem atuar como um importante instrumento para fomentar a promoção do desenvolvimento regional e viabilizar a permanência das pessoas nas suas propriedades com geração de renda e qualidade de vida. Contudo, essas práticas econômicas possuem alguns limites estruturais para alcançar os objetivos que se propõem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo analisar a dinâmica organizacional e produtiva do cooperativismo na região de Carajás (PA), com base nos principais desafios econômicos e organizacionais enfrentados pela Central das Cooperativas de Produção Familiar da Região Amazônica (CUIA). Para isso, em um primeiro momento é apresentado alguns aspectos do debate sobre o campesinato e o papel do cooperativismo agrário. Em seguida, é utilizada uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas a nível individual com presidentes e membros de diretorias selecionados sem critério randômico que permite sistematizar alguns dos principais limites e potencialidades dessas experiências econômicas no território estudado, a partir de uma perspectiva crítica.
id UFPR-16_e6ffbf489a0fff4e72c4e592f5728785
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/92374
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling Os limites e possibilidades do cooperativismo em assentamentos da reforma agrária na região de Carajás (PA)Campesinato; Cooperativismo; Amazônia Brasileira.As cooperativas de pequenos agricultores podem atuar como um importante instrumento para fomentar a promoção do desenvolvimento regional e viabilizar a permanência das pessoas nas suas propriedades com geração de renda e qualidade de vida. Contudo, essas práticas econômicas possuem alguns limites estruturais para alcançar os objetivos que se propõem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo analisar a dinâmica organizacional e produtiva do cooperativismo na região de Carajás (PA), com base nos principais desafios econômicos e organizacionais enfrentados pela Central das Cooperativas de Produção Familiar da Região Amazônica (CUIA). Para isso, em um primeiro momento é apresentado alguns aspectos do debate sobre o campesinato e o papel do cooperativismo agrário. Em seguida, é utilizada uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas a nível individual com presidentes e membros de diretorias selecionados sem critério randômico que permite sistematizar alguns dos principais limites e potencialidades dessas experiências econômicas no território estudado, a partir de uma perspectiva crítica.UFPRSilva, Raimundo Nonato Santos daSilva, Daniel Nogueira2023-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/9237410.5380/re.v44iesp..92374Revista de Economia; v. 44 (2023): Dossiê em homenagem a Claus Germer; 347-3772316-93970556-578210.5380/re.v44iesp.reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/92374/50228Direitos autorais 2023 Raimundo Nonato Santos da Silva, Daniel Nogueira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T15:00:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/92374Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2023-09-13T15:00:43Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os limites e possibilidades do cooperativismo em assentamentos da reforma agrária na região de Carajás (PA)
title Os limites e possibilidades do cooperativismo em assentamentos da reforma agrária na região de Carajás (PA)
spellingShingle Os limites e possibilidades do cooperativismo em assentamentos da reforma agrária na região de Carajás (PA)
Silva, Raimundo Nonato Santos da
Campesinato; Cooperativismo; Amazônia Brasileira.
title_short Os limites e possibilidades do cooperativismo em assentamentos da reforma agrária na região de Carajás (PA)
title_full Os limites e possibilidades do cooperativismo em assentamentos da reforma agrária na região de Carajás (PA)
title_fullStr Os limites e possibilidades do cooperativismo em assentamentos da reforma agrária na região de Carajás (PA)
title_full_unstemmed Os limites e possibilidades do cooperativismo em assentamentos da reforma agrária na região de Carajás (PA)
title_sort Os limites e possibilidades do cooperativismo em assentamentos da reforma agrária na região de Carajás (PA)
author Silva, Raimundo Nonato Santos da
author_facet Silva, Raimundo Nonato Santos da
Silva, Daniel Nogueira
author_role author
author2 Silva, Daniel Nogueira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raimundo Nonato Santos da
Silva, Daniel Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Campesinato; Cooperativismo; Amazônia Brasileira.
topic Campesinato; Cooperativismo; Amazônia Brasileira.
description As cooperativas de pequenos agricultores podem atuar como um importante instrumento para fomentar a promoção do desenvolvimento regional e viabilizar a permanência das pessoas nas suas propriedades com geração de renda e qualidade de vida. Contudo, essas práticas econômicas possuem alguns limites estruturais para alcançar os objetivos que se propõem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo analisar a dinâmica organizacional e produtiva do cooperativismo na região de Carajás (PA), com base nos principais desafios econômicos e organizacionais enfrentados pela Central das Cooperativas de Produção Familiar da Região Amazônica (CUIA). Para isso, em um primeiro momento é apresentado alguns aspectos do debate sobre o campesinato e o papel do cooperativismo agrário. Em seguida, é utilizada uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas a nível individual com presidentes e membros de diretorias selecionados sem critério randômico que permite sistematizar alguns dos principais limites e potencialidades dessas experiências econômicas no território estudado, a partir de uma perspectiva crítica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/92374
10.5380/re.v44iesp..92374
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/92374
identifier_str_mv 10.5380/re.v44iesp..92374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/92374/50228
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Raimundo Nonato Santos da Silva, Daniel Nogueira Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Raimundo Nonato Santos da Silva, Daniel Nogueira Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 44 (2023): Dossiê em homenagem a Claus Germer; 347-377
2316-9397
0556-5782
10.5380/re.v44iesp.
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067450815086592