RIEN QUE LES HEURES, UM FILME FLÂNEUR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/214 |
Resumo: | "Nada como o passar das horas", do brasileiro Alberto Cavalcanti foi o segundo filme das chamadas "City Symphony" ou Sinfonia das Cidades, um gênero que nasceu nos anos 1920 e se interessou pela urbanidade e suas relações com o espaço e o tempo; realizado em Paris em 1926 esta obra também contribuiu com a criação do gênero documentário e dos atuais subgêneros: videoclipe e vídeo poema. Dentre as relações suscitadas por essa obra, este artigo focaliza a semelhança do olhar da câmera de Cavalcanti com o exercício da flânerie nascidades, e para tanto, se utiliza das observações de Charles Baudelaire e das análises sobre o tema por Walter Benjamin. |
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