RIEN QUE LES HEURES, UM FILME FLÂNEUR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Herman Augustinho da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/214
Resumo: "Nada como o passar das horas", do brasileiro Alberto Cavalcanti foi o segundo filme das chamadas "City Symphony" ou Sinfonia das Cidades, um gênero que nasceu nos anos 1920 e se interessou pela urbanidade e suas relações com o espaço e o tempo; realizado em Paris em 1926 esta obra também contribuiu com a criação do gênero documentário e dos atuais subgêneros: videoclipe e vídeo poema. Dentre as relações suscitadas por essa obra, este artigo focaliza a semelhança do olhar da câmera de Cavalcanti com o exercício da flânerie nascidades, e para tanto, se utiliza das observações de Charles Baudelaire e das análises sobre o tema por Walter Benjamin.
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