CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO: INSTALAÇÃO, PERFORMANCE, INTERATIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Luiz Antonio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/323
Resumo: Neste texto, apresento uma reflexão sobre cinema digitalmente expandido, concordando com Jeffrey Shaw e Peter Weibel, mas acrescentando outro viés para dialogar. As máquinas semióticas (Arlindo Machado) se alastraram para além das suas especificidades de origem incorporando e sendo incorporadas em diversas possibilidades. Portanto, verificando os acontecimentos socioculturais e artísticos pós segunda guerra, organizo linhas em contraponto (as turbulências sociais, os avanços tecnológicos, e na arte o grupo Fluxus: vídeo arte, happenings e instalações, entre outros) que culminam em um audiovisual contemporâneo performático, interativo e instalado. Referencio também Lucia Santaella e Lev Manovich.
id UFPR-19_90bff9089e7c42b29e5f7c956f48478a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/323
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO: INSTALAÇÃO, PERFORMANCE, INTERATIVIDADENeste texto, apresento uma reflexão sobre cinema digitalmente expandido, concordando com Jeffrey Shaw e Peter Weibel, mas acrescentando outro viés para dialogar. As máquinas semióticas (Arlindo Machado) se alastraram para além das suas especificidades de origem incorporando e sendo incorporadas em diversas possibilidades. Portanto, verificando os acontecimentos socioculturais e artísticos pós segunda guerra, organizo linhas em contraponto (as turbulências sociais, os avanços tecnológicos, e na arte o grupo Fluxus: vídeo arte, happenings e instalações, entre outros) que culminam em um audiovisual contemporâneo performático, interativo e instalado. Referencio também Lucia Santaella e Lev Manovich.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/323REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 (2020): Revista Livre de Cinema - Dossiê Cinema Expandido; 151-1802357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/323/366Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessSalgado, Luiz Antonio2021-01-01T11:29:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/323Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2021-01-01T11:29:08Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO: INSTALAÇÃO, PERFORMANCE, INTERATIVIDADE
title CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO: INSTALAÇÃO, PERFORMANCE, INTERATIVIDADE
spellingShingle CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO: INSTALAÇÃO, PERFORMANCE, INTERATIVIDADE
Salgado, Luiz Antonio
title_short CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO: INSTALAÇÃO, PERFORMANCE, INTERATIVIDADE
title_full CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO: INSTALAÇÃO, PERFORMANCE, INTERATIVIDADE
title_fullStr CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO: INSTALAÇÃO, PERFORMANCE, INTERATIVIDADE
title_full_unstemmed CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO: INSTALAÇÃO, PERFORMANCE, INTERATIVIDADE
title_sort CINEMA DIGITALMENTE EXPANDIDO: INSTALAÇÃO, PERFORMANCE, INTERATIVIDADE
author Salgado, Luiz Antonio
author_facet Salgado, Luiz Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Luiz Antonio
description Neste texto, apresento uma reflexão sobre cinema digitalmente expandido, concordando com Jeffrey Shaw e Peter Weibel, mas acrescentando outro viés para dialogar. As máquinas semióticas (Arlindo Machado) se alastraram para além das suas especificidades de origem incorporando e sendo incorporadas em diversas possibilidades. Portanto, verificando os acontecimentos socioculturais e artísticos pós segunda guerra, organizo linhas em contraponto (as turbulências sociais, os avanços tecnológicos, e na arte o grupo Fluxus: vídeo arte, happenings e instalações, entre outros) que culminam em um audiovisual contemporâneo performático, interativo e instalado. Referencio também Lucia Santaella e Lev Manovich.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/323
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/323/366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 (2020): Revista Livre de Cinema - Dossiê Cinema Expandido; 151-180
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279217082302464