A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/252 |
Resumo: | Esse artigo objetivou compreender o motivo dos diretores dos filmes live-action do Homem-Aranha recorrerem aos quadrinhos solo do Homem-Aranha para recriar nas películas de 2002 a 2017 algumas sequências de cenas com alto nível de semelhança, como também descobrir e analisar os elementos que tornam essas cenas parecidas, tanto em relação à forma, quanto à função. Para tanto, usou-se como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Filmes e quadrinhos compartilham diversos aspectos, contudo, não são tantos os estudos que aproximam as duas mídias, por isso esse artigo pode contribuir para diminuir um pouco dessa lacuna. |
id |
UFPR-19_ca4c0296bb666a2d9d23af7d80a96983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252 |
network_acronym_str |
UFPR-19 |
network_name_str |
Revista Livre de Cinema |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROIEsse artigo objetivou compreender o motivo dos diretores dos filmes live-action do Homem-Aranha recorrerem aos quadrinhos solo do Homem-Aranha para recriar nas películas de 2002 a 2017 algumas sequências de cenas com alto nível de semelhança, como também descobrir e analisar os elementos que tornam essas cenas parecidas, tanto em relação à forma, quanto à função. Para tanto, usou-se como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Filmes e quadrinhos compartilham diversos aspectos, contudo, não são tantos os estudos que aproximam as duas mídias, por isso esse artigo pode contribuir para diminuir um pouco dessa lacuna.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2020-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/252REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 n. 2 (2020): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 75-1162357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/252/283Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adolf Nascimento Bezerra daArgôlo, Inês Regina Barbosa de2020-04-29T13:03:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-04-29T13:03:16Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI |
title |
A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI |
spellingShingle |
A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI Silva, Adolf Nascimento Bezerra da |
title_short |
A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI |
title_full |
A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI |
title_fullStr |
A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI |
title_full_unstemmed |
A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI |
title_sort |
A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI |
author |
Silva, Adolf Nascimento Bezerra da |
author_facet |
Silva, Adolf Nascimento Bezerra da Argôlo, Inês Regina Barbosa de |
author_role |
author |
author2 |
Argôlo, Inês Regina Barbosa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adolf Nascimento Bezerra da Argôlo, Inês Regina Barbosa de |
description |
Esse artigo objetivou compreender o motivo dos diretores dos filmes live-action do Homem-Aranha recorrerem aos quadrinhos solo do Homem-Aranha para recriar nas películas de 2002 a 2017 algumas sequências de cenas com alto nível de semelhança, como também descobrir e analisar os elementos que tornam essas cenas parecidas, tanto em relação à forma, quanto à função. Para tanto, usou-se como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Filmes e quadrinhos compartilham diversos aspectos, contudo, não são tantos os estudos que aproximam as duas mídias, por isso esse artigo pode contribuir para diminuir um pouco dessa lacuna. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/252 |
url |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/252/283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...) |
publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...) |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 n. 2 (2020): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 75-116 2357-8807 reponame:Revista Livre de Cinema instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Livre de Cinema |
collection |
Revista Livre de Cinema |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
relici@relici.org.br |
_version_ |
1809279216755146752 |