ESTUDO PRELIMINAR DA PREFERÊNCIA DE COR PARA ROTA E SETA DE MANOBRA EM MAPAS DE SISTEMAS DE GUIA DE ROTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, ANA PAULA MARQUES
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: PUGLIESI, EDMUR AZEVEDO, DECANINI, MÔNICA MODESTA SANTOS, TACHIBANA, VILMA MAYUMI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim de Ciências Geodésicas
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/36745
Resumo: Os Sistemas de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA), comerciaisou gratuitos, vêm adotando diferentes projetos gráficos para os mapas que apoiam atarefa de navegação. O objetivo deste trabalho é avaliar a preferência de um grupode motoristas pela cor da rota e da seta de manobra para mapas destes sistemas. Umtotal de 54 motoristas (27 homens e 27 mulheres) participou de um experimento queocorreu em um automóvel estacionado. Duas representações cartográficas foramproduzidas para avaliar a preferência pela cor da rota, e outras duas representaçõespara avaliar a preferência pela cor da seta de manobra. Para a cor da rota, utilizou-seo preto e o matiz azul, e para a cor da seta, utilizou-se os matizes verde e vermelho.As representações foram exibidas em um monitor de navegação sete polegadas. Osresultados indicam que a maioria dos motoristas prefere a rota em preto. Porém, osmotoristas experientes com SINGRA apresentam tendência para a rota no matizazul. A seta em verde foi preferida pela grande maioria dos motoristas e nenhumarelação foi encontrada com as características individuais. Neste estudo, conclui-se que a preferência dos motoristas foi influenciada por diferentes fatores, tais comoagrupamento perceptivo por cor, forma e proximidade, associação subjetiva ouconvencional e pelo nível de contraste entre as feições do mapa. Recomenda-seavaliar o desempenho das representações cartográficas na tarefa de manutenção emrota para corroborar a influência do projeto gráfico dos mapas na usabilidade dossistemas de guia de rota.
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