INTEGRIDADE NO POSICIONAMENTO RTK E RTK EM REDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, EDUARDO DE MAGALHÃES
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: GALERA MONICO, JOÃO FRANCISCO, MARRA ALVES, DANIELE BARROCA, DE OLIVEIRA, LEONARDO CASTRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim de Ciências Geodésicas
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/20299
Resumo: Os avanços tecnológicos nos métodos  de posicionamento têm possibilitado o desenvolvimento de  metodologias que viabilizam a  sua utilização pelo usuário numa diversidade de aplicações. Um  dos métodos de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System) de grande destaque é o RTK (Real Time Kinematic), cujo conceito tem como princípio básico a alta correlação dos erros provocados pela ionosfera, troposfera e órbita dos satélites na estação de referência e em uma estação próxima de interesse, além da existência de um link de rádio ou de outro sistema de comunicação que permita a transmissão dos dados coletados na base ao usuário. Porém quando as distâncias vão aumentando, a correlação é perdida. Esse fato motivou o desenvolvimento do conceito de rede de estações de referência (RTK em Rede), visando superar esta deficiência. O RTK em Rede utiliza a infra-estrutura de uma rede de estações de referência para disponibilizar correções ao usuário. Tanto o conceito de RTK como o de RTK em rede permitem introduzir o conceito de integridade, muito utilizado em navegação, no contexto da Geodésia. Nesse artigo é apresentada a teoria sobre integridade e sua utilização no RTK e RTK em rede no contexto da rede GNSS do Estado de São Paulo. Nos resultados obtidos observou-se que a garantia da integridade indicada por HPL < AL, VPL < AL e AC < AL, representados pelo nível de proteção horizontal (HPL) e nível de proteção vertical (VPL) em relação ao limite de alarme (AL) e a acurácia (AC), na média foram de 68,3% e 63,9% para a componente horizontal e vertical, respectivamente. Discussões sobre esses resultados são apresentadas.
id UFPR-2_48cd31413419768ba3ff7feb4a4bf168
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/20299
network_acronym_str UFPR-2
network_name_str Boletim de Ciências Geodésicas
repository_id_str
spelling INTEGRIDADE NO POSICIONAMENTO RTK E RTK EM REDEGEODÉSIARTK; RTK em rede; Integridade.Os avanços tecnológicos nos métodos  de posicionamento têm possibilitado o desenvolvimento de  metodologias que viabilizam a  sua utilização pelo usuário numa diversidade de aplicações. Um  dos métodos de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System) de grande destaque é o RTK (Real Time Kinematic), cujo conceito tem como princípio básico a alta correlação dos erros provocados pela ionosfera, troposfera e órbita dos satélites na estação de referência e em uma estação próxima de interesse, além da existência de um link de rádio ou de outro sistema de comunicação que permita a transmissão dos dados coletados na base ao usuário. Porém quando as distâncias vão aumentando, a correlação é perdida. Esse fato motivou o desenvolvimento do conceito de rede de estações de referência (RTK em Rede), visando superar esta deficiência. O RTK em Rede utiliza a infra-estrutura de uma rede de estações de referência para disponibilizar correções ao usuário. Tanto o conceito de RTK como o de RTK em rede permitem introduzir o conceito de integridade, muito utilizado em navegação, no contexto da Geodésia. Nesse artigo é apresentada a teoria sobre integridade e sua utilização no RTK e RTK em rede no contexto da rede GNSS do Estado de São Paulo. Nos resultados obtidos observou-se que a garantia da integridade indicada por HPL < AL, VPL < AL e AC < AL, representados pelo nível de proteção horizontal (HPL) e nível de proteção vertical (VPL) em relação ao limite de alarme (AL) e a acurácia (AC), na média foram de 68,3% e 63,9% para a componente horizontal e vertical, respectivamente. Discussões sobre esses resultados são apresentadas.Boletim de Ciências GeodésicasBulletin of Geodetic SciencesBARBOSA, EDUARDO DE MAGALHÃESGALERA MONICO, JOÃO FRANCISCOMARRA ALVES, DANIELE BARROCADE OLIVEIRA, LEONARDO CASTRO2010-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/20299Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 16, No 4 (2010)Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 16, No 4 (2010)1982-21701413-4853reponame:Boletim de Ciências Geodésicasinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/20299/13446info:eu-repo/semantics/openAccess2011-03-18T11:35:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/20299Revistahttps://revistas.ufpr.br/bcgPUBhttps://revistas.ufpr.br/bcg/oaiqdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br1982-21701413-4853opendoar:2011-03-18T11:35:18Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRIDADE NO POSICIONAMENTO RTK E RTK EM REDE
title INTEGRIDADE NO POSICIONAMENTO RTK E RTK EM REDE
spellingShingle INTEGRIDADE NO POSICIONAMENTO RTK E RTK EM REDE
BARBOSA, EDUARDO DE MAGALHÃES
GEODÉSIA
RTK; RTK em rede; Integridade.
title_short INTEGRIDADE NO POSICIONAMENTO RTK E RTK EM REDE
title_full INTEGRIDADE NO POSICIONAMENTO RTK E RTK EM REDE
title_fullStr INTEGRIDADE NO POSICIONAMENTO RTK E RTK EM REDE
title_full_unstemmed INTEGRIDADE NO POSICIONAMENTO RTK E RTK EM REDE
title_sort INTEGRIDADE NO POSICIONAMENTO RTK E RTK EM REDE
author BARBOSA, EDUARDO DE MAGALHÃES
author_facet BARBOSA, EDUARDO DE MAGALHÃES
GALERA MONICO, JOÃO FRANCISCO
MARRA ALVES, DANIELE BARROCA
DE OLIVEIRA, LEONARDO CASTRO
author_role author
author2 GALERA MONICO, JOÃO FRANCISCO
MARRA ALVES, DANIELE BARROCA
DE OLIVEIRA, LEONARDO CASTRO
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, EDUARDO DE MAGALHÃES
GALERA MONICO, JOÃO FRANCISCO
MARRA ALVES, DANIELE BARROCA
DE OLIVEIRA, LEONARDO CASTRO
dc.subject.por.fl_str_mv GEODÉSIA
RTK; RTK em rede; Integridade.
topic GEODÉSIA
RTK; RTK em rede; Integridade.
description Os avanços tecnológicos nos métodos  de posicionamento têm possibilitado o desenvolvimento de  metodologias que viabilizam a  sua utilização pelo usuário numa diversidade de aplicações. Um  dos métodos de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System) de grande destaque é o RTK (Real Time Kinematic), cujo conceito tem como princípio básico a alta correlação dos erros provocados pela ionosfera, troposfera e órbita dos satélites na estação de referência e em uma estação próxima de interesse, além da existência de um link de rádio ou de outro sistema de comunicação que permita a transmissão dos dados coletados na base ao usuário. Porém quando as distâncias vão aumentando, a correlação é perdida. Esse fato motivou o desenvolvimento do conceito de rede de estações de referência (RTK em Rede), visando superar esta deficiência. O RTK em Rede utiliza a infra-estrutura de uma rede de estações de referência para disponibilizar correções ao usuário. Tanto o conceito de RTK como o de RTK em rede permitem introduzir o conceito de integridade, muito utilizado em navegação, no contexto da Geodésia. Nesse artigo é apresentada a teoria sobre integridade e sua utilização no RTK e RTK em rede no contexto da rede GNSS do Estado de São Paulo. Nos resultados obtidos observou-se que a garantia da integridade indicada por HPL < AL, VPL < AL e AC < AL, representados pelo nível de proteção horizontal (HPL) e nível de proteção vertical (VPL) em relação ao limite de alarme (AL) e a acurácia (AC), na média foram de 68,3% e 63,9% para a componente horizontal e vertical, respectivamente. Discussões sobre esses resultados são apresentadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/20299
url https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/20299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/20299/13446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
dc.source.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 16, No 4 (2010)
Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 16, No 4 (2010)
1982-2170
1413-4853
reponame:Boletim de Ciências Geodésicas
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Boletim de Ciências Geodésicas
collection Boletim de Ciências Geodésicas
repository.name.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br
_version_ 1799771722299211776