Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139 |
Resumo: | A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática. |
id |
UFPR-4_0128cc3ad49ed236326b9cf3be176aa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49139 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democráticaEducaçãoFormação de professores; experiência educativa; emancipação profissional.EducaçãoA formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.UFPRVieira, Flávia2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-101Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-101Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-1011984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139/31738https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139/32714Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:33:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/49139Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:33:46Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática |
title |
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática |
spellingShingle |
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática Vieira, Flávia Educação Formação de professores; experiência educativa; emancipação profissional. Educação |
title_short |
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática |
title_full |
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática |
title_fullStr |
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática |
title_full_unstemmed |
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática |
title_sort |
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática |
author |
Vieira, Flávia |
author_facet |
Vieira, Flávia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Flávia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores; experiência educativa; emancipação profissional. Educação |
topic |
Educação Formação de professores; experiência educativa; emancipação profissional. Educação |
description |
A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139/31738 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139/32714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-101 Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-101 Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-101 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898181042176 |