Towards teachers preparation for Environmental Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvêa, Giana Raquel Rosa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6462
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo, dependendo na natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela que, embora os professorandos que participaram da pesquisa, tivessem pouca ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos dos cursos vocacionados para a formação de professores. Desta forma, a reflexão constante sobre “o que preciso saber para ensinar?”, “por que e para que ensinar?” caminha juntamente com o “como ensinar?” na construção de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia ambiental.
id UFPR-4_035baf4da9200cb9d06337a4f030577c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/6462
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Towards teachers preparation for Environmental EducationRumos da formação de professores para a Educação Ambientaleducação ambiental; formação de professores; dispedagogia ambiental; environmental education; teacher training; environmental dispedagogyO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo, dependendo na natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela que, embora os professorandos que participaram da pesquisa, tivessem pouca ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos dos cursos vocacionados para a formação de professores. Desta forma, a reflexão constante sobre “o que preciso saber para ensinar?”, “por que e para que ensinar?” caminha juntamente com o “como ensinar?” na construção de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia ambiental.The objective of this work is to reflect about the importance of human and conceptual investment in the insertion of the Environmental Education in the process of teacher training. This is a Case Study, empirical, carried out in two University Centers (Lorena and Barra Mansa) that are meaningfully working with teacher training. In the data collection process, the work followed the Case Study methodology according to Yin (2001), as to sources and varied evidences. The data received quality and quantity treatment, depending on the nature of evidence. In this sense, the study shows that, although teachers who carried out the research had a few or no notion of the importance of the Environmental Education, they know that such situation can be improved, even in the discussions at the University and in the replanning of pedagogical projects in the courses for teacher training. In this sense, the usual questions about “what do I need to know to teach?”, “why and what to teach?”, come together with “how to teach?” in the building of a environmental knowledge based on the social and human commitment necessary to teacher training in order to surpass the environmental dispedagogy.UFPR2006-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6462Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 163-179Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 163-179Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 163-1791984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6462/4652https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6462/31474Gouvêa, Giana Raquel Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:11:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/6462Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:11:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Towards teachers preparation for Environmental Education
Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental
title Towards teachers preparation for Environmental Education
spellingShingle Towards teachers preparation for Environmental Education
Gouvêa, Giana Raquel Rosa
educação ambiental; formação de professores; dispedagogia ambiental; environmental education; teacher training; environmental dispedagogy
title_short Towards teachers preparation for Environmental Education
title_full Towards teachers preparation for Environmental Education
title_fullStr Towards teachers preparation for Environmental Education
title_full_unstemmed Towards teachers preparation for Environmental Education
title_sort Towards teachers preparation for Environmental Education
author Gouvêa, Giana Raquel Rosa
author_facet Gouvêa, Giana Raquel Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouvêa, Giana Raquel Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental; formação de professores; dispedagogia ambiental; environmental education; teacher training; environmental dispedagogy
topic educação ambiental; formação de professores; dispedagogia ambiental; environmental education; teacher training; environmental dispedagogy
description O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo, dependendo na natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela que, embora os professorandos que participaram da pesquisa, tivessem pouca ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos dos cursos vocacionados para a formação de professores. Desta forma, a reflexão constante sobre “o que preciso saber para ensinar?”, “por que e para que ensinar?” caminha juntamente com o “como ensinar?” na construção de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia ambiental.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6462
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6462/4652
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6462/31474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 163-179
Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 163-179
Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 163-179
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898121273344