Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325 |
Resumo: | Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a utilização de livros didáticos de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material empírico da investigação é constituído pelas entrevistas de dez professores de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, com o uso da metodologia da História Oral. O foco do artigo é o papel desempenhado pelos livros didáticos para a formação dos docentes para as práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos matemáticos. Nas narrativas dos docentes, destacam-se as críticas ao manual do professor, o reconhecimento do livro didático como um elemento importante, embora não único, no desenvolvimento curricular, e as afirmações dos próprios saberes dos professores quanto a seus alunos e realidades escolares. |
id |
UFPR-4_043ce9265073f9d1e43f4a1d1332112c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/34325 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino FundamentalEducação; Ensino-AprendizagemLivros Didáticos de Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Narrativas de Professores; Formação de Professores que Ensinam Matemática7.08.04.00-1Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a utilização de livros didáticos de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material empírico da investigação é constituído pelas entrevistas de dez professores de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, com o uso da metodologia da História Oral. O foco do artigo é o papel desempenhado pelos livros didáticos para a formação dos docentes para as práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos matemáticos. Nas narrativas dos docentes, destacam-se as críticas ao manual do professor, o reconhecimento do livro didático como um elemento importante, embora não único, no desenvolvimento curricular, e as afirmações dos próprios saberes dos professores quanto a seus alunos e realidades escolares.UFPRFAPEMIG-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisVieira, Gláucia MarcondesMagalhães Gomes, Maria Laura2014-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-273Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-273Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-2731984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325/23922https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325/30602info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/34325Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:43Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Vieira, Gláucia Marcondes Educação; Ensino-Aprendizagem Livros Didáticos de Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Narrativas de Professores; Formação de Professores que Ensinam Matemática 7.08.04.00-1 |
title_short |
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Vieira, Gláucia Marcondes |
author_facet |
Vieira, Gláucia Marcondes Magalhães Gomes, Maria Laura |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães Gomes, Maria Laura |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Gláucia Marcondes Magalhães Gomes, Maria Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-Aprendizagem Livros Didáticos de Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Narrativas de Professores; Formação de Professores que Ensinam Matemática 7.08.04.00-1 |
topic |
Educação; Ensino-Aprendizagem Livros Didáticos de Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Narrativas de Professores; Formação de Professores que Ensinam Matemática 7.08.04.00-1 |
description |
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a utilização de livros didáticos de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material empírico da investigação é constituído pelas entrevistas de dez professores de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, com o uso da metodologia da História Oral. O foco do artigo é o papel desempenhado pelos livros didáticos para a formação dos docentes para as práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos matemáticos. Nas narrativas dos docentes, destacam-se as críticas ao manual do professor, o reconhecimento do livro didático como um elemento importante, embora não único, no desenvolvimento curricular, e as afirmações dos próprios saberes dos professores quanto a seus alunos e realidades escolares. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325/23922 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325/30602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-273 Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-273 Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-273 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902531584000 |