Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Gláucia Marcondes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Magalhães Gomes, Maria Laura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325
Resumo: Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a utilização de livros didáticos de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material empírico da investigação é constituído pelas entrevistas de dez professores de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, com o uso da metodologia da História Oral. O foco do artigo é o papel desempenhado pelos livros didáticos para a formação dos docentes para as práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos matemáticos. Nas narrativas dos docentes, destacam-se as críticas ao manual do professor, o reconhecimento do livro didático como um elemento importante, embora não único, no desenvolvimento curricular, e as afirmações dos próprios saberes dos professores quanto a seus alunos e realidades escolares.
id UFPR-4_043ce9265073f9d1e43f4a1d1332112c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/34325
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino FundamentalEducação; Ensino-AprendizagemLivros Didáticos de Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Narrativas de Professores; Formação de Professores que Ensinam Matemática7.08.04.00-1Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a utilização de livros didáticos de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material empírico da investigação é constituído pelas entrevistas de dez professores de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, com o uso da metodologia da História Oral. O foco do artigo é o papel desempenhado pelos livros didáticos para a formação dos docentes para as práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos matemáticos. Nas narrativas dos docentes, destacam-se as críticas ao manual do professor, o reconhecimento do livro didático como um elemento importante, embora não único, no desenvolvimento curricular, e as afirmações dos próprios saberes dos professores quanto a seus alunos e realidades escolares.UFPRFAPEMIG-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisVieira, Gláucia MarcondesMagalhães Gomes, Maria Laura2014-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-273Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-273Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-2731984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325/23922https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325/30602info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/34325Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:43Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vieira, Gláucia Marcondes
Educação; Ensino-Aprendizagem
Livros Didáticos de Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Narrativas de Professores; Formação de Professores que Ensinam Matemática
7.08.04.00-1
title_short Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Vieira, Gláucia Marcondes
author_facet Vieira, Gláucia Marcondes
Magalhães Gomes, Maria Laura
author_role author
author2 Magalhães Gomes, Maria Laura
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Gláucia Marcondes
Magalhães Gomes, Maria Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem
Livros Didáticos de Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Narrativas de Professores; Formação de Professores que Ensinam Matemática
7.08.04.00-1
topic Educação; Ensino-Aprendizagem
Livros Didáticos de Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Narrativas de Professores; Formação de Professores que Ensinam Matemática
7.08.04.00-1
description Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a utilização de livros didáticos de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material empírico da investigação é constituído pelas entrevistas de dez professores de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, com o uso da metodologia da História Oral. O foco do artigo é o papel desempenhado pelos livros didáticos para a formação dos docentes para as práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos matemáticos. Nas narrativas dos docentes, destacam-se as críticas ao manual do professor, o reconhecimento do livro didático como um elemento importante, embora não único, no desenvolvimento curricular, e as afirmações dos próprios saberes dos professores quanto a seus alunos e realidades escolares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325/23922
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325/30602
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-273
Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-273
Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 257-273
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902531584000