O clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Francine da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220620
Resumo: Este trabalho investiga as possíveis contribuições do Clube de Matemática na atividade de ensino de quatro professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na perspectiva de atingir esse objetivo, a questão central que serve como fio condutor na pesquisa é: de que forma o Clube de Matemática pode contribuir na organização do ensino no cotidiano do professor? Os referenciais teóricos utilizados partem dos princípios da Teoria Histórico-Cultural proposta por Vygotsky, da Teoria da Atividade de Leontiev (1978, 1983) e, de forma mais específica, da Atividade Orientadora de Ensino apresentada por Moura (1996, 2000). No percurso metodológico do trabalho, de natureza qualitativa, os dados utilizados na análise foram produzidos através de um questionário respondido por quatro professoras participantes do Clube de Matemática, e de quatro gravações ocorridas nos encontros semanais do projeto com integrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados foram sistematizados a partir de três unidades: algumas compreensões das professoras acerca do ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos; estratégias utilizadas na abordagem de conteúdos matemáticos; e aspectos considerados na organização do ensino. Na análise percebemos que as experiências vivenciadas pelas docentes no contexto do projeto proporcionaram a elas uma perspectiva teórica e metodológica para o ensino de matemática diferenciada em relação a sua formação inicial nas disciplinas de graduação e ao ensino tradicional, orientada nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino. Deste modo, concluímos que as apropriações e vivências oriundas do projeto influem nas nossas compreensões acerca da função social do professor e do papel do conhecimento matemático. Decorrente a isto, essas concepções refletem nas ações dentro da sala de aula, nas escolhas dos recursos, conteúdos, intervenções e até mesmo na organização do ambiente físico.
id UFRGS-2_ca18c12cc1e7eac07186f0e6846e0121
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220620
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinheiro, Francine da SilvaPozebon, Simone2021-05-08T04:40:24Z2020http://hdl.handle.net/10183/220620001125057Este trabalho investiga as possíveis contribuições do Clube de Matemática na atividade de ensino de quatro professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na perspectiva de atingir esse objetivo, a questão central que serve como fio condutor na pesquisa é: de que forma o Clube de Matemática pode contribuir na organização do ensino no cotidiano do professor? Os referenciais teóricos utilizados partem dos princípios da Teoria Histórico-Cultural proposta por Vygotsky, da Teoria da Atividade de Leontiev (1978, 1983) e, de forma mais específica, da Atividade Orientadora de Ensino apresentada por Moura (1996, 2000). No percurso metodológico do trabalho, de natureza qualitativa, os dados utilizados na análise foram produzidos através de um questionário respondido por quatro professoras participantes do Clube de Matemática, e de quatro gravações ocorridas nos encontros semanais do projeto com integrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados foram sistematizados a partir de três unidades: algumas compreensões das professoras acerca do ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos; estratégias utilizadas na abordagem de conteúdos matemáticos; e aspectos considerados na organização do ensino. Na análise percebemos que as experiências vivenciadas pelas docentes no contexto do projeto proporcionaram a elas uma perspectiva teórica e metodológica para o ensino de matemática diferenciada em relação a sua formação inicial nas disciplinas de graduação e ao ensino tradicional, orientada nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino. Deste modo, concluímos que as apropriações e vivências oriundas do projeto influem nas nossas compreensões acerca da função social do professor e do papel do conhecimento matemático. Decorrente a isto, essas concepções refletem nas ações dentro da sala de aula, nas escolhas dos recursos, conteúdos, intervenções e até mesmo na organização do ambiente físico.application/pdfporAnos iniciaisEnsino fundamentalEducação MatemáticaFormação de professoresO clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125057.pdf.txt001125057.pdf.txtExtracted Texttext/plain150303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220620/2/001125057.pdf.txt008cd1579d6fc606ce7914e70b4d9174MD52ORIGINAL001125057.pdfTexto completoapplication/pdf1689765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220620/1/001125057.pdf6edb06f05315da4a72b122461d5e7bf4MD5110183/2206202021-05-26 04:36:18.652018oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220620Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:36:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title O clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Pinheiro, Francine da Silva
Anos iniciais
Ensino fundamental
Educação Matemática
Formação de professores
title_short O clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
author Pinheiro, Francine da Silva
author_facet Pinheiro, Francine da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Francine da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pozebon, Simone
contributor_str_mv Pozebon, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Anos iniciais
Ensino fundamental
Educação Matemática
Formação de professores
topic Anos iniciais
Ensino fundamental
Educação Matemática
Formação de professores
description Este trabalho investiga as possíveis contribuições do Clube de Matemática na atividade de ensino de quatro professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na perspectiva de atingir esse objetivo, a questão central que serve como fio condutor na pesquisa é: de que forma o Clube de Matemática pode contribuir na organização do ensino no cotidiano do professor? Os referenciais teóricos utilizados partem dos princípios da Teoria Histórico-Cultural proposta por Vygotsky, da Teoria da Atividade de Leontiev (1978, 1983) e, de forma mais específica, da Atividade Orientadora de Ensino apresentada por Moura (1996, 2000). No percurso metodológico do trabalho, de natureza qualitativa, os dados utilizados na análise foram produzidos através de um questionário respondido por quatro professoras participantes do Clube de Matemática, e de quatro gravações ocorridas nos encontros semanais do projeto com integrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados foram sistematizados a partir de três unidades: algumas compreensões das professoras acerca do ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos; estratégias utilizadas na abordagem de conteúdos matemáticos; e aspectos considerados na organização do ensino. Na análise percebemos que as experiências vivenciadas pelas docentes no contexto do projeto proporcionaram a elas uma perspectiva teórica e metodológica para o ensino de matemática diferenciada em relação a sua formação inicial nas disciplinas de graduação e ao ensino tradicional, orientada nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino. Deste modo, concluímos que as apropriações e vivências oriundas do projeto influem nas nossas compreensões acerca da função social do professor e do papel do conhecimento matemático. Decorrente a isto, essas concepções refletem nas ações dentro da sala de aula, nas escolhas dos recursos, conteúdos, intervenções e até mesmo na organização do ambiente físico.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-08T04:40:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220620
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125057
url http://hdl.handle.net/10183/220620
identifier_str_mv 001125057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220620/2/001125057.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220620/1/001125057.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 008cd1579d6fc606ce7914e70b4d9174
6edb06f05315da4a72b122461d5e7bf4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224605170401280