O clube de matemática : reflexões sobre a organização do Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220620 |
Resumo: | Este trabalho investiga as possíveis contribuições do Clube de Matemática na atividade de ensino de quatro professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na perspectiva de atingir esse objetivo, a questão central que serve como fio condutor na pesquisa é: de que forma o Clube de Matemática pode contribuir na organização do ensino no cotidiano do professor? Os referenciais teóricos utilizados partem dos princípios da Teoria Histórico-Cultural proposta por Vygotsky, da Teoria da Atividade de Leontiev (1978, 1983) e, de forma mais específica, da Atividade Orientadora de Ensino apresentada por Moura (1996, 2000). No percurso metodológico do trabalho, de natureza qualitativa, os dados utilizados na análise foram produzidos através de um questionário respondido por quatro professoras participantes do Clube de Matemática, e de quatro gravações ocorridas nos encontros semanais do projeto com integrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados foram sistematizados a partir de três unidades: algumas compreensões das professoras acerca do ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos; estratégias utilizadas na abordagem de conteúdos matemáticos; e aspectos considerados na organização do ensino. Na análise percebemos que as experiências vivenciadas pelas docentes no contexto do projeto proporcionaram a elas uma perspectiva teórica e metodológica para o ensino de matemática diferenciada em relação a sua formação inicial nas disciplinas de graduação e ao ensino tradicional, orientada nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino. Deste modo, concluímos que as apropriações e vivências oriundas do projeto influem nas nossas compreensões acerca da função social do professor e do papel do conhecimento matemático. Decorrente a isto, essas concepções refletem nas ações dentro da sala de aula, nas escolhas dos recursos, conteúdos, intervenções e até mesmo na organização do ambiente físico. |
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