Da reificação ao reconhecimento das pesquisas qualitativas em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Amarildo Luiz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32200
Resumo: Há uma transição do discurso sobre a reificação que acompanha, de certomodo, o avanço das pesquisas qualitativas em educação. Do peso excessivona objetividade do invólucro economicista, baseado na quantificação dosprocedimentos, conforme se faz presente na crítica de Lukács, ela transitoupara o acento na captação da qualidade subjetiva ou na singularidade dosindivíduos, como demonstra a análise de Adorno da obra de Kafka. Contemporaneamente,a reificação, com a apropriação de Axel Honneth, passaa ser vista no panorama da intersubjetividade. Nesse caso, ela acaba sendoconceituada como ausência ou esquecimento do reconhecimento do outro. Énesse contexto que podemos nos perguntar, neste artigo, sobre o que pode serpensado como equivalente à negação ou esquecimento do reconhecimentonas pesquisas qualitativas em educação? Como poderemos, então, lutar pornovos padrões de reconhecimento das pesquisas qualitativas, estando assimmais implicados com esses conteúdos?
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