Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044 |
Resumo: | O texto procura caracterizar a dimensão pedagógica dos processos educativos não-escolares, a partir da compreeensão teórico-metodológica do trabalho como princípio educativo. Evidencia o papel epistemológico da Pedagogia enquanto ciência aplicada da e para a prática educativa, que estuda as diversas manifestações do fenômeno educativo, inclusive a caracterização da dimensão pedagógica dos espaços educativos não-escolares. Abstract This study aims at characterizing pedagogical dimension of educational processes that are not formal, by examining work as an educational process from a theoretical perspective. It focuses on Pedagogy´s episthemological role as applied science and its contribution to the educational practice studied, within a wide range of educational phenomena, the pedagogic dimension in educational settings which are not schooling patterned. |
id |
UFPR-4_09360afc735b35f759ff157c21d30497 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2044 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-EscolaresEducação; Pedagogia; Processos Educativos Não-Escolares; Education; Pedagogy; Education Processes Not Formal. O texto procura caracterizar a dimensão pedagógica dos processos educativos não-escolares, a partir da compreeensão teórico-metodológica do trabalho como princípio educativo. Evidencia o papel epistemológico da Pedagogia enquanto ciência aplicada da e para a prática educativa, que estuda as diversas manifestações do fenômeno educativo, inclusive a caracterização da dimensão pedagógica dos espaços educativos não-escolares. Abstract This study aims at characterizing pedagogical dimension of educational processes that are not formal, by examining work as an educational process from a theoretical perspective. It focuses on Pedagogy´s episthemological role as applied science and its contribution to the educational practice studied, within a wide range of educational phenomena, the pedagogic dimension in educational settings which are not schooling patterned. UFPR2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-180Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-180Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-1801984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044/1696https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044/31175de Sá, Ricardo Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:58:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/2044Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:58:26Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares |
title |
Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares |
spellingShingle |
Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares de Sá, Ricardo Antunes Educação; Pedagogia; Processos Educativos Não-Escolares; Education; Pedagogy; Education Processes Not Formal. |
title_short |
Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares |
title_full |
Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares |
title_fullStr |
Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares |
title_full_unstemmed |
Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares |
title_sort |
Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares |
author |
de Sá, Ricardo Antunes |
author_facet |
de Sá, Ricardo Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sá, Ricardo Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Pedagogia; Processos Educativos Não-Escolares; Education; Pedagogy; Education Processes Not Formal. |
topic |
Educação; Pedagogia; Processos Educativos Não-Escolares; Education; Pedagogy; Education Processes Not Formal. |
description |
O texto procura caracterizar a dimensão pedagógica dos processos educativos não-escolares, a partir da compreeensão teórico-metodológica do trabalho como princípio educativo. Evidencia o papel epistemológico da Pedagogia enquanto ciência aplicada da e para a prática educativa, que estuda as diversas manifestações do fenômeno educativo, inclusive a caracterização da dimensão pedagógica dos espaços educativos não-escolares. Abstract This study aims at characterizing pedagogical dimension of educational processes that are not formal, by examining work as an educational process from a theoretical perspective. It focuses on Pedagogy´s episthemological role as applied science and its contribution to the educational practice studied, within a wide range of educational phenomena, the pedagogic dimension in educational settings which are not schooling patterned. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044/1696 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044/31175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-180 Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-180 Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-180 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892866859008 |