Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sá, Ricardo Antunes
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044
Resumo: O texto procura caracterizar a dimensão pedagógica dos processos educativos não-escolares, a partir da compreeensão teórico-metodológica do trabalho como princípio educativo. Evidencia o papel epistemológico da Pedagogia enquanto ciência aplicada da e para a prática educativa, que estuda as diversas manifestações do fenômeno educativo, inclusive a caracterização da dimensão pedagógica dos espaços educativos não-escolares. Abstract This study aims at characterizing pedagogical dimension of educational processes that are not formal, by examining work as an educational process from a theoretical perspective. It focuses on Pedagogy´s episthemological role as applied science and its contribution to the educational practice studied, within a wide range of educational phenomena, the pedagogic dimension in educational settings which are not schooling patterned.
id UFPR-4_09360afc735b35f759ff157c21d30497
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2044
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-EscolaresEducação; Pedagogia; Processos Educativos Não-Escolares; Education; Pedagogy; Education Processes Not Formal. O texto procura caracterizar a dimensão pedagógica dos processos educativos não-escolares, a partir da compreeensão teórico-metodológica do trabalho como princípio educativo. Evidencia o papel epistemológico da Pedagogia enquanto ciência aplicada da e para a prática educativa, que estuda as diversas manifestações do fenômeno educativo, inclusive a caracterização da dimensão pedagógica dos espaços educativos não-escolares. Abstract This study aims at characterizing pedagogical dimension of educational processes that are not formal, by examining work as an educational process from a theoretical perspective. It focuses on Pedagogy´s episthemological role as applied science and its contribution to the educational practice studied, within a wide range of educational phenomena, the pedagogic dimension in educational settings which are not schooling patterned. UFPR2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-180Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-180Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-1801984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044/1696https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044/31175de Sá, Ricardo Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:58:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/2044Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:58:26Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares
title Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares
spellingShingle Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares
de Sá, Ricardo Antunes
Educação; Pedagogia; Processos Educativos Não-Escolares; Education; Pedagogy; Education Processes Not Formal.
title_short Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares
title_full Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares
title_fullStr Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares
title_full_unstemmed Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares
title_sort Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares
author de Sá, Ricardo Antunes
author_facet de Sá, Ricardo Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sá, Ricardo Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Pedagogia; Processos Educativos Não-Escolares; Education; Pedagogy; Education Processes Not Formal.
topic Educação; Pedagogia; Processos Educativos Não-Escolares; Education; Pedagogy; Education Processes Not Formal.
description O texto procura caracterizar a dimensão pedagógica dos processos educativos não-escolares, a partir da compreeensão teórico-metodológica do trabalho como princípio educativo. Evidencia o papel epistemológico da Pedagogia enquanto ciência aplicada da e para a prática educativa, que estuda as diversas manifestações do fenômeno educativo, inclusive a caracterização da dimensão pedagógica dos espaços educativos não-escolares. Abstract This study aims at characterizing pedagogical dimension of educational processes that are not formal, by examining work as an educational process from a theoretical perspective. It focuses on Pedagogy´s episthemological role as applied science and its contribution to the educational practice studied, within a wide range of educational phenomena, the pedagogic dimension in educational settings which are not schooling patterned.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044/1696
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044/31175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-180
Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-180
Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 171-180
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892866859008