Formação do pedagogo para atuação em espaços não escolares: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Suziane de Oliveira dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22442
Resumo: O presente estudo investigou como ocorre a formação do(a) pedagogo(a) para atuação em espaços não escolares e foi realizado por meio de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso do curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Seu desenvolvimento se pautou nas seguintes indagações: Como ocorre a formação do(a) pedagogo(a) para atuação em espaços de Educação Não Escolares(ENE)? Quais os limites e possibilidades para uma formação que contemple os diversos campos de atuação profissional do(a) pedagogo(a)? Quais os aspectos principais que caracterizam o processo de formação da Educação Não Escolar (ENE) no curso de Pedagogia do IEAR? Para a coleta de dados foram utilizados como procedimentos investigativos a pesquisa documental e as entrevistas com professores e coordenadores do IEAR. A pesquisa documental se deu pela análise de documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do IEAR, as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia do IEAR/UFF, da Resolução CNE/CP n.1/2006, dos documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e dos Movimentos ligados à formação do educador. Foi realizada uma triangulação de dados para análise. Os resultados apontaram que a ENE ainda é pouco contemplada nas disciplinas dos cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. No entanto, o IEAR/UFF, diferente dos outros campi desta instituição, oportuniza que o pedagogo conheça e escolha seu campo de atuação profissional. Constatamos que é necessária uma maior articulação da teoria com a prática para que o objetivo colocado no PPC do curso de formar um(a) pedagogo(a) multiqualificado(a) se cumpra. Ainda que se tenha um caminho a percorrer no sentido de ENE se consolidar nos currículos dos cursos de Pedagogia, o IEAR avança nas discussões de formar um profissional com um conhecimento mais amplo de atuação em espaços de ENE. Isso ocorre devido alguns professores/coordenadores estimularem as discussões para uma formação onde o(a) pedagogo(a) possa atuar profissionalmente em vários contextos educativos para além da escola. Nesse sentido, conclui-se que o PPC, o currículo e o interesse dos professores/coordenadores de um curso são fundamentais para permitirem aos(as) pedagogos(as) escolherem onde desejam atuar não os(as) restringidos à docência e à escola
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Quais os aspectos principais que caracterizam o processo de formação da Educação Não Escolar (ENE) no curso de Pedagogia do IEAR? Para a coleta de dados foram utilizados como procedimentos investigativos a pesquisa documental e as entrevistas com professores e coordenadores do IEAR. A pesquisa documental se deu pela análise de documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do IEAR, as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia do IEAR/UFF, da Resolução CNE/CP n.1/2006, dos documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e dos Movimentos ligados à formação do educador. Foi realizada uma triangulação de dados para análise. Os resultados apontaram que a ENE ainda é pouco contemplada nas disciplinas dos cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. No entanto, o IEAR/UFF, diferente dos outros campi desta instituição, oportuniza que o pedagogo conheça e escolha seu campo de atuação profissional. Constatamos que é necessária uma maior articulação da teoria com a prática para que o objetivo colocado no PPC do curso de formar um(a) pedagogo(a) multiqualificado(a) se cumpra. Ainda que se tenha um caminho a percorrer no sentido de ENE se consolidar nos currículos dos cursos de Pedagogia, o IEAR avança nas discussões de formar um profissional com um conhecimento mais amplo de atuação em espaços de ENE. Isso ocorre devido alguns professores/coordenadores estimularem as discussões para uma formação onde o(a) pedagogo(a) possa atuar profissionalmente em vários contextos educativos para além da escola. Nesse sentido, conclui-se que o PPC, o currículo e o interesse dos professores/coordenadores de um curso são fundamentais para permitirem aos(as) pedagogos(as) escolherem onde desejam atuar não os(as) restringidos à docência e à escolaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present study investigated how the education of pedagogues prepares them to work in non-school spaces and was carried out through a qualitative approach of the case study type of the pedagogy’s course, degree at the Institute of Education in Angra dos Reis (IEAR) of Universidade Federal Fluminense (UFF). Its development was based on the following questions: How is the pedagogue trained to work in non-school spaces? What are the limits and possibilities for training that contemplates the various fields of professional activity of the pedagogue? What are the main aspects that characterize the ENE formation process in the IEAR Pedagogy ́s course? The support for this discussion was carried out by collecting data using bibliographic research, documentary research and interviews with IEAR teachers and coordinators as investigative procedures. The documentary research took place through the analysis of documents such as the IEAR Pedagogical Course Project (PPC), the curricular matrices of UFF Pedagogy courses, the CNE / CP n.1 / 2006 Resolution, the Education Ministry’s (MEC) documents and the related movements educator training. Data triangulation was performed for analysis. The results show that ENE is still little contemplated in the subjects of Pedagogy courses at public universities in the state of Rio de Janeiro. However, the IEAR / UFF, unlike the other campuses at this institution, allows the pedagogue to know and choose his professional field. It demonstrates that a greater articulation of theory and practice is necessary so that the objective set in the PPC of the course, to train a multi-skilled pedagogue, is fulfilled. Although there is a way to go towards ENE consolidating itself in the curriculum of Pedagogy courses, IEAR advances in the discussions of training a multi-skilled professional. This is due to the fact that some teachers/coordinators encourage discussions for a graduation where the pedagogue can work professionally in various educational contexts in addition to the school. All in all, the PPC, the curriculum and the interest of the teachers/coordinators of a course are fundamental to allow pedagogues to choose where they want to work without restricting them to teaching or the school environment172 f.Valentim, Igor Vinicius LimaLibâneo, José CarlosSevero, José Leonardo RolimOliveira, Marcos Marques deGonçalves, Suziane de Oliveira dos Santos2021-06-30T17:40:09Z2021-06-30T17:40:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Suziane de Oliveira dos Santos. A formação do(a) pedagogo(a) para atuação em espaços não escolares: um estudo de caso. 2021. 172 f. 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