Historical Education: history learning perspectives in fundamental school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico, que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento das noções temporais. |
id |
UFPR-4_0bda0c7af1eedb3934b347b771b9d0b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/5548 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Historical Education: history learning perspectives in fundamental schoolEducação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamentalEducação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História; Historical Education; Teaching; learning; History TeachingEste artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico, que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento das noções temporais.The article shows the first results of research Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento. It has been developed in the private school in Londrina, Paraná (BR). The students attend the second year of elementary school. They are 08 years old. In this part of research was settled priority on narratives, the relationship with objetcs in the present and past and the development of the idea of time. Enclosed with the first results of this research and another research that have been done abroad, this paper shows some notes about teaching of history for children.UFPR2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-72Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-72Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548/4061https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548/31486Cainelli, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:12:31Zoai:revistas.ufpr.br:article/5548Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:12:31Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Historical Education: history learning perspectives in fundamental school Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental |
title |
Historical Education: history learning perspectives in fundamental school |
spellingShingle |
Historical Education: history learning perspectives in fundamental school Cainelli, Marlene Educação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História; Historical Education; Teaching; learning; History Teaching |
title_short |
Historical Education: history learning perspectives in fundamental school |
title_full |
Historical Education: history learning perspectives in fundamental school |
title_fullStr |
Historical Education: history learning perspectives in fundamental school |
title_full_unstemmed |
Historical Education: history learning perspectives in fundamental school |
title_sort |
Historical Education: history learning perspectives in fundamental school |
author |
Cainelli, Marlene |
author_facet |
Cainelli, Marlene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cainelli, Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História; Historical Education; Teaching; learning; History Teaching |
topic |
Educação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História; Historical Education; Teaching; learning; History Teaching |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico, que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento das noções temporais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548/4061 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548/31486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-72 Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-72 Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-72 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894849716224 |