Historical Education: history learning perspectives in fundamental school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cainelli, Marlene
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa “Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico”, que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento das noções temporais.
id UFPR-4_0bda0c7af1eedb3934b347b771b9d0b3
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/5548
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Historical Education: history learning perspectives in fundamental schoolEducação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamentalEducação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História; Historical Education; Teaching; learning; History TeachingEste artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa “Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico”, que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento das noções temporais.The article shows the first results of research “Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento”. It has been developed in the private school in Londrina, Paraná (BR). The students attend the second year of elementary school. They are 08 years old. In this part of research was settled priority on narratives, the relationship with objetcs in the present and past and the development of the idea of time. Enclosed with the first results of this research and another research that have been done abroad, this paper shows some notes about teaching of history for children.UFPR2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-72Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-72Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548/4061https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548/31486Cainelli, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:12:31Zoai:revistas.ufpr.br:article/5548Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:12:31Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Historical Education: history learning perspectives in fundamental school
Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental
title Historical Education: history learning perspectives in fundamental school
spellingShingle Historical Education: history learning perspectives in fundamental school
Cainelli, Marlene
Educação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História; Historical Education; Teaching; learning; History Teaching
title_short Historical Education: history learning perspectives in fundamental school
title_full Historical Education: history learning perspectives in fundamental school
title_fullStr Historical Education: history learning perspectives in fundamental school
title_full_unstemmed Historical Education: history learning perspectives in fundamental school
title_sort Historical Education: history learning perspectives in fundamental school
author Cainelli, Marlene
author_facet Cainelli, Marlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cainelli, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História; Historical Education; Teaching; learning; History Teaching
topic Educação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História; Historical Education; Teaching; learning; History Teaching
description Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa “Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico”, que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento das noções temporais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548/4061
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548/31486
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-72
Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-72
Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 57-72
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894849716224