Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosa Fátima de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819
Resumo: Este estudo compreende a leitura de fotografias, especificamente, fotografias escolares referentes ao ensino primário na cidade de Campinas, no período de 1897 a 1950. Com base em um acervo constituído de 55 imagens, analisa quatro categorias de fotografias: arquitetura escolar, classes de alunos, corpo docente e atividades escolares; assinalando o discurso sobre a escola, os contextos humanos e as relações sociais reveladas pelas imagens. O texto destaca, também, a relevância da documentação iconográfica para o estudo da História da Educação, em especial, o estudo das instituições educativas.
id UFPR-4_0ccb5bdd5eaa08175179726522af8f10
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/32819
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primáriaEste estudo compreende a leitura de fotografias, especificamente, fotografias escolares referentes ao ensino primário na cidade de Campinas, no período de 1897 a 1950. Com base em um acervo constituído de 55 imagens, analisa quatro categorias de fotografias: arquitetura escolar, classes de alunos, corpo docente e atividades escolares; assinalando o discurso sobre a escola, os contextos humanos e as relações sociais reveladas pelas imagens. O texto destaca, também, a relevância da documentação iconográfica para o estudo da História da Educação, em especial, o estudo das instituições educativas.UFPRSouza, Rosa Fátima de2001-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 75-101Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 75-101Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 75-1011984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819/20803https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819/31211info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:56:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/32819Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:56:09Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária
title Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária
spellingShingle Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária
Souza, Rosa Fátima de
title_short Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária
title_full Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária
title_fullStr Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária
title_full_unstemmed Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária
title_sort Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária
author Souza, Rosa Fátima de
author_facet Souza, Rosa Fátima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosa Fátima de
description Este estudo compreende a leitura de fotografias, especificamente, fotografias escolares referentes ao ensino primário na cidade de Campinas, no período de 1897 a 1950. Com base em um acervo constituído de 55 imagens, analisa quatro categorias de fotografias: arquitetura escolar, classes de alunos, corpo docente e atividades escolares; assinalando o discurso sobre a escola, os contextos humanos e as relações sociais reveladas pelas imagens. O texto destaca, também, a relevância da documentação iconográfica para o estudo da História da Educação, em especial, o estudo das instituições educativas.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819/20803
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819/31211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 75-101
Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 75-101
Educar em Revista; v. 17, n. 18 (2001); p. 75-101
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892834353152